Cifra Club

As 20 melhores músicas de Leandro e Leonardo para tocar no violão

Confira dicas essenciais para saber como tocar as melhores músicas de Leandro e Leonardo e deixar seu repertório sertanejo ainda mais top!

Hoje é dia de saudarmos o legado de uma das grandes duplas sertanejas da nossa história. Nesse sentido, aqui você vai aprender a tocar as melhores músicas de Leandro e Leonardo no violão!

Leandro e Leonardo
Os irmãos Leandro e Leonardo marcaram o sertanejo nacional para sempre (Foto: Divulgação)

Quando pensamos em música sertaneja dos anos 90, essa história dupla é uma de nossas primeiras lembranças. Com muito talento, carisma e bom repertório, os irmãos goianos, de fato, revolucionaram a música brasileira.

Quais as melhores músicas do Leandro e Leonardo?

Por isso, preparamos um material especial com dicas práticas para você aprender a tocar as melhores cifras de Leandro e Leonardo! Tudo pronto para arrasar tocando um bom sertanejo no violão?

Abaixo, um pequeno spoiler do nosso setlist de hoje:

  • Catedral
  • Sonho Por Sonho
  • Eu Juro
  • Um Sonhador
  • Talismã
  • Pense Em Mim

1. Cadê Você

Para tocar Cadê Você, você só precisa de 5 acordes. Dentre eles, apenas um com pestana (Bm). Além disso, atente-se à forma do E7, pois é menos usual e pode complicar para iniciantes. Porém, com um pouco de treino e dedicação, você vai conseguir tocar essa música!

2. Doce Mistério

Em Doce Mistério, temos 2 acordes com pestana: F e F#m. Os demais shapes são básicos e fáceis de fazer (A, E, D, C e G). Separe a música em partes para treinar as sequências de acordes e preste atenção nas transições, para não perder o andamento da música.

3. Você É Desejo e Eu Sou Paixão

Logo na introdução de Você É Desejo e Eu Sou Paixão, há um solo que exigirá um pouquinho da sua atenção. Ele possui duas partes, praticamente idênticas, com mudanças apenas nas últimas notas. Quanto aos acordes da música, são 7 no total, sendo 2 com pestana: F e G4. Este último pode ser um desafio maior para iniciantes, por exigir certa elasticidade nos dedos da mão esquerda (para os canhotos, a direita).

4. Diga Pra Mim

Diga Pra Mim irá exigir um pouco mais do seu repertório de acordes, pois conta com 10 shapes em sua cifra. É importante também prestar bastante atenção no final das frases do refrão. Os acordes G/B e Dm/C podem demandar tempo para serem montados, por possuírem formas não tão comuns para quem está começando a tocar violão.

5. Horizonte Azul

Uma das melhores músicas de Leandro e Leonardo dos anos 90, Horizonte Azul possui apenas 3 acordes: C, F e G. Treine bastante as transições entre eles. Além disso, perceba que, em determinados momentos, o ritmo é tocado duas vezes em cada acorde, enquanto em outros é apenas uma vez.

6. Catedral

A cifra de Catedral tem 3 solos, que exigem certas técnicas de violão (como slide, hammer on e pull off). Portanto, estude cada solo com bastante atenção. Em relação aos acordes, há somente uma pestana (Bm), e o E7 merece uma atenção especial.

7. Entre Tapas e Beijos

Entre Tapas e Beijos é uma boa escolha para você que é iniciante! Essa é mais uma música com 3 acordes, sendo que nenhum tem pestana. O mais importante é entender o ritmo da canção e o tempo que será tocado em cada acorde. Para isso, acompanhe a cifra da música para saber os momentos exatos das trocas!

8. Desculpe, Mas Eu Vou Chorar

Assim como a música anterior, Desculpe, Mas Eu Vou Chorar também é fácil de tocar. Ao todo, são 4 acordes, sendo 2 deles com sétima: A7 e D7. Apesar desse tipo de formação, todos os shapes são tranquilos de montar. Por fim, ouça a música atentamente para pegar o dedilhado do começo da canção.

9. Sonho Por Sonho

Outra música com 4 acordes é Sonho Por Sonho, mas aqui 2 possuem pestana (B e F#m). Os outros shapes são os simples A9 e E. Separe a música em estrofes para facilitar a visualização das sequências de acordes e das passagens.

10. Índia

Antes de se assustar com a quantidade de acordes de Índia (são 12 no total), veja que a maioria é fácil de montar! Por exemplo, apenas 2 possuem pestanas: F e Gm. Ademais, preste muita atenção nas passagens e no final das frases, pois elas são muito importantes para o andamento da música. Por fim, a canção é tocada com a batida de guarânia.

Interessante o ritmo desta última música, não é? Se você tem vontade de conhecer ainda mais batidas sertanejas, temos uma dica especial: no curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy, você aprender como tocar todos os ritmos deste gênero musical histórico nas seis cordas!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

11. Solidão

Na introdução de Solidão, há um pequeno solo, que se repete também no meio da música. A maioria dos 7 acordes possui sétima, e 3 shapes têm pestana: F, G7 e Dm7.

12. É Por Você Que Canto

É Por Você Que Canto possui 6 acordes no total, sendo que dois deles merecem um pouquinho mais de atenção. Se você ainda é iniciante no instrumento, os shapes de D#° e D/F# podem trazer certa dificuldade, mas nada que treino e dedicação não resolvam. No meio da música, ainda temos um solo. Divida o trecho em três partes (conforme a tablatura da canção) e repita quantas vezes precisar para fixar bem a melodia.

13. Rumo À Goiânia

Para tocar Rumo À Goiânia é preciso de algumas boas doses de paciência e repetições! Primeiramente, a canção é composta por muitos solos, até mesmo durante as estrofes. Além disso, as pestanas são maioria entre os acordes, totalizando 5 shapes com este fundamento.

14. Eu Juro

Da mesma forma que a canção anterior, Eu Juro também precisa de uma atenção especial. São 12 acordes nesta cifra, incluindo alguns um pouco mais complexos (por exemplo, Bb/C, Bb/D e F/C). Após o segundo refrão, temos também um solo, que exigirá técnicas de bend, hammer on e pull off.

15. Não Olhe Assim

Não Olhe Assim possui uma boa quantidade de acordes (11). Apesar disso, a maioria dos shapes é fácil de tocar. Além das 2 pestanas (Bm e F), olhos atentos para a montagem do D4(7). Para finalizar, o ritmo é tocado uma vez por acorde, mas atente-se às transições entre G e Bm.

16. Temporal de Amor

Para tocar Temporal de Amor, uma das melhores músicas antigas de Leandro e Leonardo, você precisa de 7 acordes: A, Bm, D, E, E7, F#m e . Dentre eles, as formas de E7 e podem te causar certa dificuldade, caso você ainda esteja no começo dos estudos musicais.

17. Um Sonhador

Em Um Sonhador, é fundamental notar alguns detalhes importantes. Na introdução, no meio e no final da música, há solos que incluem técnicas como bend release e vibrato. Em relação aos acordes, temos 3 pestanas. Ademais, dê atenção aos finais de frase – principalmente com acordes com sétima – e também nas primeiras frases do refrão.

18. Talismã

Entre as melhores de Leandro e Leonardo, a cifra de Talismã possui 9 acordes. Repare que aqui a forma do C#7 não inclui pestana e o E7 também conta com uma montagem diferente (utilizando somente um dedo). Não deixe de acompanhar a cifra da canção para saber o tempo exato em que as trocas de acordes são feitas.

19. Pense Em Mim

Tocar Pense Em Mim demanda bastante resistência da mão esquerda (no caso dos canhotos, a direita). Isso porque todos os 5 acordes da canção são feitos com pestana. Portanto, força nesses dedos!

20. Não Aprendi Dizer Adeus

O marcante solo da introdução de Não Aprendi Dizer Adeus é tocado sempre com duas notas ao mesmo tempo. O ritmo segue um padrão praticamente a música toda, mas é preciso ficar atento aos bordões (notas mais graves) de cada acorde. Dê atenção também para as pausas e passagens e assista à nossa videoaula especial sobre a canção:

Gostou das nossas super dicas para tocar as melhores músicas de Leandro e Leonardo no violão? Aposto que sim!

Para continuar aprendendo e evoluindo no instrumento, venha conhecer o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy! Assim, você mergulha nas origens do ritmo e aprofunda os estudos com muito repertório!

Antes de tudo, que tal ampliar os horizontes sertanejos com o nosso e-book gratuito de introdução ao gênero musical nas seis cordas?

E-book de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK