Cifra Club

As melhores músicas de Raul Seixas para você tocar hoje

Aprenda, com dicas objetivas e facilitadoras, a tocar no violão grandes sucessos do mestre Raul!

O eterno Maluco Beleza misturava em suas músicas orquestra, cítara indiana, viola caipira, pandeiro e pedal-steel. Porém, talvez a simplicidade seja o que faz essas canções serem atemporais e encantem gerações a fio em qualquer canto do país. Por isso, hoje trazemos dicas certeiras para você tocar as melhores músicas de Raul Seixas no violão!

Raul Seixas segurando um violão coçando a cabeça
O lendário Raul com seu violão (Foto: Reprodução)

O melhor é que, justamente quando essas canções são interpretadas no violão, percebemos como são composições que não precisam de nada complexo para serem universais.

15 cifras de Raul Seixas no violão

Listamos algumas joias da carreira de Raul Seixas para você se deliciar e animar qualquer rodinha, sarau ou palco. No geral, são canções fáceis de tocar: acordes naturais, ritmo intuitivo e tudo mais. Mas, além disso, as melhores músicas de Raul Seixas exigem energia e personalidade.

Se liga só nessa lista:

  • Metamorfose Ambulante
  • Al Capone
  • Ouro de Tolo
  • Gita
  • Sociedade Alternativa
  • O Trem das 7
  • Tente Outra Vez
  • Tu És o MDC da Minha Vida
  • Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás
  • Como Vovó Já Dizia (Óculos Escuros)
  • O Dia Em Que a Terra Parou
  • Maluco Beleza
  • Abre-Te Sésamo
  • Aluga-se
  • Cowboy Fora da Lei

Confira, então, nossas dicas, embarque nesse Plunct Plact Zum e venha aprender a tocar as melhores músicas do Raul Seixas!

1. Metamorfose Ambulante

A linda melodia da introdução de Metamorfose Ambulante pode sim ser feita em apenas um violão. Para isso, dispense a palheta e use o polegar nas notas graves em cordas soltas. Atenção para a ponte da primeira para a segunda estrofe, que tem um tempo meio quebradinho.

2. Al Capone

Em Al Capone, vale manter o ritmo irresistível do rock clássico, atacando o E7 junto com a Mizona solta. Para fazer aquele arpejo sensacional antes do primeiro refrão, é só seguir a nossa tablatura. Quando aparece o Eb7 seguido do E, deixe o acorde soar. Se quiser marcar o ritmo enquanto canta os versos, vale fazer batidas abafadas.


3. Ouro De Tolo

O vocal é o carro-chefe de Ouro de Tolo. Por isso, capriche na mão do ritmo, em uma balada bem folk. No entanto, cuidado para ela não ficar lenta, já que tem o andamento repetitivo. Pelo mesmo motivo, procure acompanhar, com dinâmica, os climas da música. Nesse sentido, toque a estrofe mais leve e vá subindo emocionalmente até o refrão, com uma pegada mais forte.

4. Gita

Sim, é possível transpor para o violão esse arranjo majestoso executado por 62 músicos! Gita começa leve, com uma batida que alterna toques para cima e para baixo. Novamente, a dinâmica é importante para a intenção da música. Então, procure dar uma interpretação cheia de feeling ao longo desse clássico.

5. Sociedade Alternativa

Além de muita presença para fazer sua plateia cantar com você o clássico refrão de Sociedade Alternativa, você vai precisar de alguns recursos. Entre os ataques nos tempos 1 e 2 do refrão, o 3 e o 4 contam apenas com a marcação da bateria. Sugestão: bata no tampo do violão ou ataque com palhetadas percussivas as cordas abafadas.

6. O Trem das 7

Se você tiver um violão de 12 cordas para dar um gostinho da viola caipira, seus ouvintes vão adorar! Isso porque O Trem das 7 tem um sabor meio sertanejo mesmo. Para o dedilhado da introdução, mantenha a fôrma do A9 e dedilhe as cordas nessa ordem: Lá, Sol, Si, Mi, Sol e Si.

7. Tente Outra Vez

Tente Outra Vez não tem segredo, nem na harmonia, nem no ritmo (a batida é um para cima, um para baixo). Atenção para o refrão, em que você pode manter o acorde C e ir caindo apenas a corda grave: de C vai para B e depois A, antes de fazer o acorde G cheio. Lembre-se também de acrescentar a sétima ao G antes da estrofe especial (“levante a sua mão sedenta…”). Essa parte abre com um dedilhado no C, feito nas primeiras notas do acorde.

Tá sentindo que precisa aprimorar uns fundamentos nas seis cordas? Vem pro curso de violão do Cifra Club Academy e evolua musicalmente!

Curso de violão do Cifra Club Academy

8. Tu És O MDC Da Minha Vida

Faça uma batida de balada brega para tocar Tu És O MDC Da Minha Vida. Assim, fique dois tempos em cada acorde. Por conta disso, as trocas entre os acordes não são difíceis, pois demoram para acontecer.

9. Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás

Duas dicas importantes para tocar Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás: no refrão, tente puxar aquele fraseado enquanto mantém o acorde A. Monte o shape na 2ª casa e, ao mesmo tempo, faça a melodia. Nas estrofes, é legal atacar os acordes no contratempo. Esse truque é a cara rítmica da canção!

10. Como Vovó Já Dizia (Óculos Escuros)

O segredo para interpretar Como Vovó Já Dizia (Óculos Escuros) no violão é a batida rock. Nos tempos 1 e 3, faça um ataque duplo na Mizona solta. Já nos tempos 2 e 4, uma palhetada no acorde E7. Por fim, atente-se para o shape de e para a arrastadinha do C#m para o B7.

11. O Dia Em Que a Terra Parou

Por mais que as batidas sejam fáceis, essas irresistíveis histórias cantadas do Raul precisam de uma base instrumental bem dinâmica. Pegue leve quando for para sussurrar a letra e suba gradualmente. As rápidas trocas de acordes em O Dia Em Que A Terra Parou podem confundir. Por isso, treine paciência e atenção.

12. Maluco Beleza

Vale a pena pegar a melodia da introdução de Maluco Beleza, originalmente feita na guitarra. Na ponte antes do refrão, é legal deixar os acordes Dm e G soarem. Por fim, aumente a pegada no refrão.

13. Abre-Te Sésamo

Aqui, você vai se divertir com a mudança de ritmo entre estrofe e refrão. Na primeira, é fundamental fazer o riff insinuante que marca o andamento. O refrão transforma Abre-Te Sésamo no tradicional e animado “Rock Raul Seixista”. Destaque para o ataque de acordes no verso que dá nome à canção.

14. Aluga-Se

Aluga-Se tem um lick marcante. Uma característica dessa música é fazer o riff e cantar um verso. No refrão, faça a clássica batida de blues-rock, de 4 tempos, nos acordes G, C, F, C, Bb, F, Bb e E.

15. Cowboy Fora Da Lei

Além de rock, baião, soul e sertanejo, Raul Seixas também passeou pelo country, claro. Cowboy Fora Da Lei é um bom exemplo disso! A batida marca a nota tônica logo na cabeça do compasso, acentuando os acordes nos tempos 2 e 4. Além disso, as mudanças de acordes são relativamente rápidas. Por isso, preste atenção a cada transição.

Curtiu nossa viagem pelas melhores músicas de Raul Seixas? Certamente, sua plateia vai adorar também! Na rodinha de amigos ou com a sua banda, esse repertório é altamente contagiante.

Pra finalizar, se você quer se aprimorar seus conhecimentos acerca de fundamentos-chave para a execução no violão, conheça o Cifra Club Academy!

No curso de violão da nossa plataforma de ensino de música online, você vai aprender novos acordes, batidas e músicas para o seu repertório.

Aliás, é um aprendizado de primeira qualidade por um preço acessível. Portanto, não tem como ficar de fora!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK