Cifra Club

Melhores músicas de reggae para tocar no violão

Se você é apaixonado por reggae e adora tocar violão, não pode perder este artigo! Aqui, apresentamos uma seleção de músicas incríveis para você aprender e se divertir.

O reggae é um ritmo contagiante e com letras reflexivas que nasceu na Jamaica, na década de 60. Se popularizou com seu principal ícone, o mestre Bob Marley, conhecido no mundo todo não só pela música, como também por seu estilo de vida. Hoje, você vai conferir as melhores músicas de reggae para tocar no violão!

Bob Marley tocando violão
É evidente que o Rei do Reggae não estaria fora da nossa lista (Foto: Reprodução)

Caracterizado por marcações rítmicas regulares, o reggae é um estilo dançante que não deixa ninguém parado! Ademais, assim como cada ritmo possui suas características e particularidades, o reggae também tem seus macetes.

Continue com a gente e confira alguns sons que não podem ficar de fora do seu repertório!

Quais os melhores reggaes para tocar no violão?

Confira algumas canções que você vai aprender aqui hoje:

  • Me Namora
  • Redemption Song
  • Pra Você
  • Morena
  • Santeria
  • Coisa Feia
  • Billionaire

Agora, reúna suas energias positivas e seu violão e venha com a gente!

1. Versos Simples – Chimarruts

Na introdução de Versos Simples, há um solo. Para executá-lo, é importante que você esteja em dia com as técnicas de hammer on e slide. A música é tocada com 8 acordes e apenas um ritmo, que é dividido entre mais de um shape em diversas passagens. Alguns acordes, como D7/9 e D7/F#, podem ser mais complicados se você for iniciante. Além disso, ainda temos 2 pestanas. Veja na videoaula abaixo como fica a levada e mais outras dicas:

2. Me Namora – Natiruts e Edu Ribeiro

Para tocar Me Namora, você só precisa saber 2 acordes: C7M e G7M. Veja que nessa canção o primeiro shape está em forma de pestana. Já o ritmo é o mesmo do início ao fim, sem variações. Confira a videoaula a seguir e aproveite para treinar o tempo da levada e as batidas abafadas:

3. Redemption Song – Bob Marley

A introdução de Redemption Song conta com um solo, que, para facilitar o entendimento, pode ser dividido em três partes. Além disso, a técnica de hammer on também será exigida aqui. O ritmo segue um padrão, mas tem variações. Por exemplo, antes do refrão, faça apenas batidas para baixo. Ademais, são 7 acordes no total, sem nenhuma pestana. Assista à videoaula para acompanhar a explicação completa:

4. Outra Vida – Armandinho

Em Outra Vida, a maioria dos 5 acordes está em forma de pestana, com exceção do Bb7M. Então, treine a resistência da sua mão esquerda (direita, para violonistas canhotos) para conseguir tocar até o final da música. A levada é bem solta, então fique à vontade para misturar ritmos, pois o resultado será bem bacana. Para conferir mais dicas, é só acessar a videoaula a seguir:

5. Pra Você – Onze:20

A primeira parte de Pra Você é tocada sem batidas, apenas com ataques para baixo uma vez em cada acorde, seguindo a letra. Em seguida, na parte “Ouvir dizer que eu não servia”, entram as batidas. Já o refrão é tocado na levada de reggae. A música conta com 19 acordes, sendo a maioria pestanas. Para facilitar, na videoaula abaixo você pode conferir o passo a passo para tocar esse sucesso do Onze:20:

6. Um Anjo do Céu – Maskavo

Os solos de Um Anjo do Céu aparecem na introdução e no meio da música. Treine cada um deles com calma e atente-se para o tempo da melodia. O ritmo é um só para toda a canção, variando apenas o número de vezes em que é tocado em cada shape. No total, são 4 acordes, sendo que 3 têm pestana. Assista à videoaula para saber mais:

7. Onde Você Mora? – Cidade Negra

Assim como nas canções anteriores, em Onde Você Mora a predominância é de acordes com pestanas. O ritmo é padrão, com as características batidas abafadas do reggae. A variação está na segunda parte, onde nas passagens são feitos apenas toques para baixo. Ao todo, são 8 acordes. Veja na videoaula a seguir a explicação completa de cada parte:

8. Morena – Scracho

O grande diferencial de Morena são seus riffs, então treine as sequências das notas e a melodia. O ritmo é tocado com batidas alternadas e abafando os dois primeiros toques. Em relação aos 7 acordes, todos estão em forma de pestana, o que facilita a execução da levada. Tente treinar cada parte acompanhando a videoaula para ficar bem alinhado com o tempo da canção:

9. Rude – MAGIC!

Para tocar Rude, você precisa saber somente 4 acordes, todos com pestana. Note que os shapes seguem uma sequência durante toda a música, o que facilita na hora de tocar e fixar as transições. O ritmo segue uma base padrão, mas tem variações no refrão, onde são feitos apenas toques para baixo. Confira na videoaula a seguir a explicação completa de cada parte:

10. Pisando Descalço – Maneva

Pisando Descalço conta com 6 acordes. Para facilitar a execução das batidas abafadas, você pode tocar todos eles em forma de pestana. Em algumas passagens, o ritmo terá uma breve variação, como em: “Pego o meu violão”. Portanto, atente-se a elas. Além disso, no meio da canção temos um solo, que exigirá as técnicas de slide, hammer on e vibrato.

Antes de darmos sequência à nossa lista de músicas de reggae para tocar no violão, aqui vai um convite especial: para você, que quer desenvolver cada vez mais habilidades nas seis cordas, não perca o curso de violão do Cifra Club Academy!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Cogumelos Azuis – Ventania

Há um solo logo na introdução de Cogumelos Azuis. Para tocá-lo, você irá usar apenas as cordas Mizona e Lá. Em seguida, tocará uma vez para baixo o acorde G, e depois entram as batidas de reggae. A música conta com 3 acordes bem simples: G, D e C. Nessa respectiva ordem, os shapes se repetem do começo ao final, o que facilita na hora de fixar as transições.

12. True Love – SOJA

Para tocar True Love, é importante saber que há diversas partes para serem aprendidas, como o dedilhado da introdução, o solo e ritmo. Então, veja cada uma delas separadamente e treine quantas repetições precisar. Os 5 acordes da canção podem ser tocados em suas formas mais conhecidas ou como pestana. Confira o passo a passo de cada etapa da música e a explicação completa na videoaula a seguir:

13. Santeria – Sublime

Os solos de Santeria aparecem na introdução e também no meio da canção. Para tocá-los, você precisará usar as técnicas de slide, vibrato, bend, release, hammer on e pull off. O ritmo é o mesmo do começo ao fim, mas atente-se aos momentos em que ele é dividido entre dois acordes. Ao todo, a música conta com 5 shapes. Tente treinar junto com a versão original para ficar bem alinhado com o tempo!

14. De Borest – Kuase Nada

Em De Borest, os solos aparecem em diversas passagens da música. Treine cada um deles notando as diferenças na melodia. Ademais, são apenas 4 acordes, que repetem a mesma sequência do começo ao fim. Quanto ao ritmo, ele segue um padrão, mas tem uma variação na parte final, onde a levada é tocada mais rapidamente.

15. Com Certeza – Planta e Raiz

Para tocar Com Certeza, será preciso dedicar um certo tempinho para pegar o solo. Busque ouvir a música para se habituar com o ritmo e treine quantas repetições precisar. A levada é a mesma para toda a música. Quanto aos 5 acordes, para facilitar na hora de abafar as batidas, a dica é transformá-los em pestanas.

16. Coisa Feia – Ponto De Equilíbrio

A introdução de Coisa Feia possui um solo, onde sempre são tocadas três notas ao mesmo tempo. Além disso, para tocá-lo, você precisa saber a técnica de slide. Mas, de modo geral, não exige grandes dificuldades. A canção é composta por somente 2 acordes: Em e D, sendo que o ritmo é tocado duas vezes em cada um.

17. Pequena Flor – Gabriel Elias

6 acordes são o que você precisa saber para tocar Pequena Flor. Dentre eles, há duas pestanas: Bm e F#m. A levada segue a mesma durante toda a música, exceto no último verso antes do refrão, em que são tocadas apenas batidas para baixo. O ritmo é tocado uma vez em cada acordes, então treine bem as transições para não se perder.

18. Vagabundo Confesso – Dazaranha

Os solos de Vagabundo Confesso estão na introdução, no meio e na parte final da canção. As notas estão localizadas na parte mais aguda do violão, então preste atenção para não se perder nas casas do instrumento. O ritmo de reggae entra apenas na parte “Café na cama eu gosto”. Sendo assim, estude as variações da levada.

19. Baseado Em Que – Salomão do Reggae

Baseado Em Que é composta por 4 acordes, dentre eles apenas uma pestana (F). Esses shapes seguem uma sequência na maior parte da música. Um ponto importante é treinar tocar o ritmo dividido para não perder o tempo. Então, busque estudar enquanto ouve a canção.

20. Billionaire – Travie McCoy e Bruno Mars

Fechando nossa lista de músicas de reggae para tocar no violão, na primeira parte de Billionaire, puxe as cordas para fazer o ritmo, conforme desenho na tablatura. Atente-se para tocar os respectivos baixos dos acordes corretamente. Em seguida, a partir de “Yeah I would have a show like Oprah“, entram as batidas de reggae. Note que aqui os shapes estão em forma de pestana.

Curtiu aprender essas músicas de reggae para tocar no violão? Esperamos que tenha aprimorado suas técnicas e aproveitado muito a vibe única desse estilo musical!

Para continuar aprofundando seus conhecimentos, aprendendo novos acordes, ritmos e muito mais, inscreva-se agora no curso de violão do Cifra Club Academy!

Essa é sua chance de aprender com o melhor método de ensino musical online, de onde e quando quiser, e ainda por um preço acessível. Bora?!

Vem com a gente, e até a próxima!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK