Cifra Club

Aprenda a tocar as melhores músicas de reggae

Hoje você vai conferir as melhores músicas de reggae para tocar no violão!

Bob Marley tocando violão
É evidente que o Rei do Reggae não estaria de fora da nossa lista (Foto/Reprodução/Internet)

O reggae é um ritmo contagiante e com letras reflexivas que nasceu na Jamaica, na década de 60. Se popularizou com seu principal ícone, o mestre Bob Marley, conhecido no mundo todo não só pela música como também por seu estilo de vida.

Caracterizado por cortes rítmicos regulares, trata-se de um ritmo dançante que não deixa ninguém parado! Então, continue com a gente e confira alguns sons que não podem ficar de fora do seu repertório.

Músicas de reggae para tocar no violão

Assim como cada ritmo possui suas características e particularidades, o reggae também tem seus macetes. Diante disso, reúna suas energias positivas e seu violão e venha com a gente!

Me Namora — Edu Ribeiro

Começando por esse clássico do reggae brasileiro, para tocar Me Namora não tem muitos segredos, já que são apenas dois acordes (G7M e C7M) na versão principal. Esse formato e o ritmo se prolongam durante toda a música, sem variações.

Se você tem dúvidas de como fazer a batida e os abafamentos, relaxa que o instrutor Leo Eymard te explica tudo na videoaula abaixo.

Outra Vida — Armandinho

Seus estudos de pestana estão em dia? Porque Outra Vida é uma boa pedida para treinar este fundamento! Todos os acordes da canção podem ser feitos nesse formato, mas você pode variar se preferir.

A levada é num ritmo mais solto e pode ser feito de duas formas, ou ainda misturando os dois, como explicado na aula a seguir. E não se esqueça de se atentar ao tempo e ao ritmo de cada acorde! Vamos tentar?

Quero Ser Feliz Também — Natiruts

Mais uma para treinar pestanas! Quero Ser Feliz Também conta com apenas três acordes: Ebm7, Dbm7 (ambos com duas variações de forma) e Abm. As variações dos dois primeiros estão presentes na introdução, em que as batidas são feitas todas para baixo.

A música segue o ritmo base do reggae. No pré-refrão existe uma variação, e o refrão segue com uma sequência de batidas abafadas e soltas. Em seguida, uma estrofe segue acompanhada de um dedilhado simples, e depois o ritmo da primeira parte se repete.

Is This Love — Bob Marley

E chegamos nesse clássico do ícone Bob Marley! A introdução e a primeira parte de Is This Love são formadas por acordes simples, sem pestanas (lembrando que essa é a versão simplificada). Na batida, são grupos de pares de toques alternados e abafamentos. E fique atento à variação rítmica entre os acordes G e D/F#.

No refrão, acrescentamos mais dois acordes, e o ritmo segue da mesma maneira. A segunda parte também ganha mais dois shapes, enquanto o ritmo tem uma variação juntamente com uma progressão desses acordes.

E se você já está no nível intermediário ou avançado, pode encarar o desafio de se aventurar na versão completa!

Seja Para Mim — Maneva

Para tocar Seja Para Mim, você precisará mostrar sua técnica de riffs e dedilhados logo na introdução! O trecho se repete também no meio da música.

A canção segue em sua grande parte apenas com dois acordes (Bb7M e Am), e no refrão são adicionados Gm e C. O ritmo base do reggae segue durante todo o tempo, sem variações.

Rude — MAGIC!

Os acordes de Rude são todos bemóis (Gb, Ab, Db e Bbm) e se repetem até o final. O ritmo característico do reggae se estende por toda música e no pré-refrão é tocado apenas uma vez em cada acorde.

O refrão segue o ritmo do início na primeira estrofe, e na segunda estrofe são tocadas três batidas em cada acorde. Isso se repete também no final da canção. Ficou com alguma dúvida? Confira nossa videoaula completa!

Three Little Birds — Bob Marley

Para tocar Three Little Birds, outro clássico do reggae, são necessários três acordes, todos em formato de pestana: A, D e E. O ritmo das batidas é todo para baixo, tradicional desse estilo musical.

O famoso riff que acompanha a música pode ser feito sem grandes dificuldades. Logo, basta treinar as repetições no ritmo! Vamos tentar? Se ficou com alguma dúvida, tem tudo explicadinho na videoaula abaixo.

Girassol — Cidade Negra

A grande sacada para tocar Girassol é conseguir executar as batidas alternadas e abafadas na primeira parte. Na segunda, o ritmo é mais lento, e não é necessário abafar as cordas.

Os acordes variam entre pestanas e acordes maiores. Essa é uma boa pedida para você que está iniciando evoluir! Confira dicas certeiras no vídeo abaixo:

Morena — Scracho

Na introdução de Morena, temos um pequeno riff e, em seguida, as batidas de reggae que continuarão até o final. Fique atento à sua mão esquerda (no caso dos destros), pois é ela que vai ditar o ritmo!

O final da introdução tem um riff semelhante ao primeiro, com diferenças nas duas últimas notas.

A maioria dos acordes é feita com pestana, mas você pode variar caso sinta necessidade. Aliás, se considerar melhor para você, acompanhe como tocar a versão simplificada de Morena:

Um Anjo Do Céu — Maskavo

Começamos a tocar Um Anjo do Céu com um pequeno solo duas vezes. A batida tem uma particularidade, que é tocar uma vez no baixo de cada acorde. Ou seja, fique atento! O ritmo é o mesmo durante toda a música.

Após o refrão, temos mais um solo, que pode ser dividido em três partes para facilitar o entendimento. Uma dica é fazer uma pestana nas quatro primeiras cordas na quarta casa como base! Achou complicado? Relaxa que nessa videoaula completa tem tudo que você precisa saber para tocar esse reggae!

No entanto, mais uma vez, se você preferir, confira a versão simplificada da canção:

Do Lado de Cá — Chimarruts

Chegando à última faixa da nossa lista de músicas de reggae para tocar, Do Lado de Cá exige bom desenvolvimento da mão esquerda. É ela quem dita o ritmo da música, apertando e desapertando os acordes no tempo certo.

Treine bastante repetições da batida, juntamente com as pestanas, para essa versão completa. Mas caso esteja iniciando os estudos e tenha encontrado dificuldades, sem problemas, pode conferir a versão simplificada!

E aí, curtiu essa seleção de músicas de reggae para tocar? Essas são apenas algumas das milhares de canções maravilhosas desse ritmo que podem estar no seu repertório. 

Então, compartilhe o material com os amigos e veja quem, de fato, é fã desse estilo musical ímpar e contagiante!

E se você se amarra em tocar reggae e gostaria de evoluir ainda mais nesse e em outros gêneros musicais, venha fazer parte do Cifra Club Academy! Aprenda e se aprofunde de forma consistente e definitiva com os melhores instrutores! Bora?

Enfim, paz, amor e muito reggae para você!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK