Cifra Club

25 cifras de Renato Russo para aprender a tocar

O líder da Legião Urbana deixou um legado irretocável na música brasileira. Neste artigo, você aprende a tocar as melhores músicas de Renato Russo no violão.

O repertório de qualquer amante do rock nacional estaria incompleto sem algumas cifras de Renato Russo. Por isso, viemos resolver essa questão para você e apresentar os 25 maiores sucessos do cantor e compositor para você tocar no violão!

Renato Russo tocando violão
Renato Russo escancarou o desejo de liberdade dos jovens entre os anos 70 e 90 (Foto: Reprodução/Rui Mendes)

Um dos protagonistas do rock nacional nos anos 80, Renato Russo tinha uma voz poderosíssima e é um dos melhores letristas que o país já conheceu. Suas músicas são reverenciadas em todo lugar, e certamente você fará sua audiência cantar junto ao tocar esses hits.

Então, vamos à lista! A seguir, algumas das músicas do Renato Russo que você irá aprender hoje:

  • Será
  • Que País É Esse
  • Monte Castelo
  • Ainda É Cedo
  • Índios
  • Vento no Litoral
  • Faroeste Caboclo
  • Pais e Filhos
  • Tempo Perdido
  • Mais Uma Vez

As melhores cifras de Renato Russo para tocar no violão

As músicas de Renato Russo variam entre cifras mais fáceis até algumas de nível avançado. Uma das principais razões para isso é a diferença entre composições próprias, geralmente gravadas pela Legião Urbana, e aquelas que Renato Russo gravou como artista solo.

De fato, o que não falta é clássico do rock brasileiro. Então, vamos lá?

1. Catedral (com Zélia Duncan)

Catedral tem uma cifra super simples, com apenas 5 acordes, sendo boa opção para iniciantes. Na versão em parceria com Zélia Duncan, você não precisa muito mais que os acordes maiores A, D e E. O Bm é uma pestana das mais básicas, e o E4 é tão fácil quanto o A. Dá para sair tocando agora mesmo!

2. Passerà

Passerà é uma das cifras mais complexas da carreira solo de Renato Russo. A música tem 30 acordes, sendo que 9 deles possuem pestana e vários outros têm nomes ou formatos incomuns, como C6 e Dm5-/7. Uma dica é ficar ligado nos shapes parecidos entre si ou que se repetem em lugares diferentes.

3. Será

Mesmo com a pestana de F, Será pode ser facilmente tocada por quem está começando agora no violão. Acompanham este acorde outros bem mais básicos, incluindo maiores, como o C, e menores, como o Am. Só o que sai desse padrão é o G/B, que, afinal, é só uma variação simples do Sol maior. E até o pequeno solo de abertura é acessível para iniciantes!

4. Boomerang Blues

Com uma construção bem típica do blues, quase todos os acordes de Boomerang Blues incluem sétima. Apesar disso, os shapes, em geral, são bem simples. Ao todo, são 6 acordes, incluindo o básico E e também 3 pestanas. Com um pouquinho de prática e pegando a batida de blues, você irá conseguir tocar essa música.

5. Lettera

Outro sucesso do álbum solo em italiano de Renato Russo, Lettera tem 27 acordes que vão exigir, no mínimo, um nível intermediário de quem toca. Mas, apesar de alguns nomes e shapes complicados, como Cm5-/7 e G9/4, o restante dos acordes não é exatamente difícil de tocar. E ainda incluem velhos conhecidos, como Am, C, D e Em.

6. La Forza Della Vita

Respire fundo antes de tentar tocar La Forza Della Vita, porque, no total, a música possui 42 acordes. No meio disso tudo, é inevitável encontrar shapes mais difíceis de montar, como B/C#, ou uns daqueles nomes compridos, como F#m7(5-). Mas, se você já tem alguma intimidade com o instrumento, dá para pegar com uma boa dose de prática!

7. Eu Sei

Para não dizer que Eu Sei é uma cifra que qualquer iniciante pode tocar, ela inclui uma pestana (C9), mas que é simples. O D/F# também pode exigir um pouquinho mais de flexibilidade da mão esquerda (direita, para canhotos) do que o comum quando se está começando. Mas os outros 5 acordes são bem fáceis: D, Am, Em, A e G.

8. Scrivimi

Apesar de ter 28 acordes, Scrivimi pode ser considerada uma cifra de nível fácil. Aqui, você encontra, por exemplo, 6 variações de A (incluindo ele mesmo), além de outros acordes maiores básicos, como C e D. Os mais principiantes podem encontrar dificuldades nas pestanas e em alguns acordes – B/D#, por exemplo –, mas com treino e dedicação dá para conseguir pegar!

9. Cherish

A canção da Madonna regravada por Renato Russo no álbum em inglês do cantor faz jus ao gênero pop e é super fácil de tocar. Cherish tem 8 acordes, incluindo uma pestana (Bm7) e um único shape um pouco menos comum, que é o D/F#. Além disso, não há nenhuma dificuldade. De resto, são só os bons e velhos D, C, G, A, E e Em.

10. Que País é Esse

Sabe aquelas cifras de nível “primeira vez que estou pegando em um violão”? Pois é, Que País é Esse é o tipo de cifra usada para praticar quando ainda se está arranhando os primeiros acordes. Neste caso, são apenas 3: Em, C e D. Ademais, é um dos maiores clássicos do rock dos anos 80!


11. A Cruz e a Espada

A Cruz e a Espada é uma cifra para quem já dominou o mais básico e quer aprender algo novo, como pestanas e dedilhados. O solo de abertura é relativamente fácil para quem está começando no fundamento, e as pestanas aparecem nos shapes de Bm, C#m e F#m. Com outros 3 acordes simples (D, E e D9), essa é uma cifra fácil de se aprender.

12. Monte Castelo

Com 2 pestanas básicas entre seus 6 acordes, Monte Castelo é mais um mega clássico bem fácil de tocar. Os shapes incluem C e C/E, que são exatamente iguais na forma, mas diferem apenas nas cordas que são tocadas. As mudanças de acordes são constantes, então uma sugestão é treinar em um andamento mais lento, até executar todas as trocas perfeitamente.

13. Ainda É Cedo

O próprio Renato Russo brincou, certa vez, dizendo que suas músicas só usavam 3 acordes, que é o caso de Ainda É Cedo. Mais uma para a lista de cifras ideais para quem está treinando seus primeiros shapes, a música só tem mesmo Dm, C e Am. Simples assim.

Tá vendo como é agregador aprender as cifras de Renato Russo? Se você tem interesse em evoluir ainda mais nas seis cordas, não perca o curso de violão do Cifra Club Academy!

Curso de violão do Cifra Club Academy

14. A Carta

Quer mais música ideal para quem está começando a tocar? A Carta possui 6 acordes, que não saem do mais básico. São 4 acordes maiores, sem pestana (G, C, D e A), e os menores Am e Em. Assim como quase todas as músicas dessa lista, uma batida rock resolve o acompanhamento.

15. La Solitudine

La Solitudine tem um bom conjunto de acordes que demandam mais atenção, como Ab/C e Bbm7/Ab. Mas observe que alguns shapes, inclusive estes mencionados, se repetem em outros acordes, apenas mudando a região do braço do violão em que são montados. Isso reduz a quantidade de acordes novos para aprender!

16. Índios

Se você já aprendeu os acordes mais básicos, só vai precisar acrescentar uma ou outra novidade para tocar Índios. Mas, apesar de nomes um pouco mais longos, como é o caso do Bm/F#, os shapes não são nada de tirar o sono. Até as duas únicas pestanas da música (Bm e F) estão entre as mais simples de fazer.

17. Vento no Litoral

O solo inicial de Vento no Litoral é uma boa opção para quem está começando a praticar, sendo lento e sem grandes segredos. Os acordes tampouco dificultam o trabalho de tocar esse clássico, apesar de serem 15 shapes e incluírem 3 pestanas. Fora isso, nem os mais iniciantes terão dificuldades para montar os acordes.

18. Strani Amori

Uma das cifras de nível mais avançado, Strani Amori soma 39 acordes. Dá para dizer que o mais fácil nessa música é o solo de abertura, que realmente não oferece nenhuma dificuldade. Mas você também vai encontrar um ou outro shape mais básico: A, Am7 e C, por exemplo.

19. Hoje a Noite Não Tem Luar

Com 8 acordes e nenhuma pestana, Hoje a Noite Não Tem Luar é mais uma cifra de Renato Russo de nível iniciante. Mesmo os acordes que se afastam um pouco dos maiores e menores mais básicos, como B7 e D/F#, são fáceis de pegar. O ritmo mais lento também facilita bastante para quem está começando.

20. Faroeste Caboclo

Para uma música que dura quase 10 minutos, Faroeste Caboclo não é tão difícil quanto se poderia imaginar. Os iniciantes encontrarão dificuldades em pestanas básicas, além do D#/F, que é feito na 8a casa, mas nada além disso. O riff que se repete várias vezes também é bem simples, com uma melodia bastante conhecida.

21. Pais e Filhos

Em relação aos 9 acordes, Pais e Filhos é bem fácil de tocar. As duas pestanas também são mais básicas, e os acordes com sétima não acrescentam dificuldade aos shapes originais. Já os dedilhados são longos e incluem alguns slides, exigindo um pouco mais de domínio de quem quiser se aventurar por eles.

22. Por Enquanto

Além de shapes bem simples, como A, D e Em, você só precisa de duas pestanas básicas para tocar Por Enquanto: Bm e F#m. As variações A7 e D7+ não acrescentam dificuldades. Nem o solo chega a ser um grande desafio, mesmo incluindo um slide. Em resumo: é uma cifra de nível fácil!

23. Tempo Perdido

Se você é iniciante, vai precisar de um pouco de atenção para montar o acorde de D5, além de fazer a pestana de Bm. Fora isso, Tempo Perdido é perfeitamente acessível. Já os solos exigem mais técnica, incluindo bends, slides e variações de notas.

24. Eduardo e Mônica

Antes de Eduardo e Mônica, pouca gente no Brasil sabia que dava para contar uma história em uma música longa usando poucos acordes. Nesse sentido, você vai precisar de apenas 3 pestanas básicas (B, G#m e F#m) e outros 4 acordes que costumam estar entre os primeiros que se aprende (E, A, D e B7).

25. Mais Uma Vez

Mais Uma Vez é uma música cheia de força e esperança. Para tanto, você precisa de um capotraste na 1a casa e talvez ache difíceis alguns dos 16 acordes da cifra, como o D5(9). Se, além disso, quiser incluir os longos solos, vai precisar dominar as técnicas de slide, hammer on e pull off.

Agora você já tem o suficiente para praticar e curtir bastante as cifras de Renato Russo!

Para aperfeiçoar ainda mais a sua técnica, saiba que você pode contar com a orientação de grandes profissionais sem nem precisar sair de casa. Como? Basta acessar o Cifra Club Academy e se inscrever agora mesmo no curso de violão da nossa plataforma de ensino!

Dessa forma, você garante um aprendizado de primeira qualidade, que segue um método totalmente focado no seu desenvolvimento musical!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK