Cifra Club

As 7 músicas de rock mais fáceis para tocar no violão

Se você procura músicas de rock fáceis de tocar para curtir o Dia Mundial do Rock, aqui é o seu lugar!

Aluno de violão treinando com músicas de rock
Iniciantes, a boa notícia é que é possível, sim, tocar clássicos do rock no violão! (Foto/Pexels)

Está começando a tocar violão? Os acordes das faixas que selecionamos podem até ser simples de tocar. Porém, se você for do rock mesmo, saberá que, nesse gênero, facilidade não é uma questão de técnica.

O que vale é a energia, a pegada, o feeling! Por isso, além de treinar harmonia e ritmo, siga as dicas que vamos te passar para encarnar o espírito rock’n’roll com propriedade! Quem falou que músico iniciante tem que tocar só Parabéns Pra Você?

Neste Dia Mundial do Rock, separamos pedradas de várias épocas para você aprender essas músicas de rock fáceis hoje mesmo.

Aprenda a tocar as músicas de rock mais fáceis

Antes de partir para as canções, vamos recapitular um conceito: música fácil de tocar e cifra simplificada são situações diferentes! Veja bem:

  • Música fácil de tocar é aquela que tem a cifra facilitada por natureza, ou seja, é quando uma canção tem poucos acordes ou acordes menos complexos;
  • Cifra simplificada é quando há certas soluções e mudanças – na formação dos acordes, por exemplo – que facilitam a sua vida na hora de tocar uma determinada canção. 

Agora que esclarecemos essa questão, se liga só nos clássicos que preparamos para o seu repertório:

  • O Passageiro
  • Last Kiss
  • Satisfaction
  • Alagados
  • American Idiot
  • Dias de Lutas, Dias de Glória
  • Radioactive

Tem rock nacional, grunge, anos 60 e anos 2000 em cifras perfeitas para iniciantes no violão. A ideia deste post é expandir seu repertório, seu conhecimento nas seis cordas e no rock. Afine o instrumento, prepare a voz e aproveite cada canção.

O Passageiro – Capital Inicial

Para as últimas gerações, a interpretação de O Passageiro registrada no Acústico MTV é a mais conhecida. Mas hoje vamos com a versão original, lançada pelo Capital Inicial em 1991.

A faixa conta com acordes sem pestana e uma batida mais rock. Falando em acordes, são apenas quatro: Em, C, G e D, sendo duas batidas em cada um deles. Nos três primeiros acordes, a batida é bem reta, marcando o andamento. Porém, atenção para a batida um pouco mais quebrada e rápida no último acorde, o D.

Last Kiss – Pearl Jam

O hit do Pearl Jam também traz apenas quatro acordes: G, Em, C e D. Last Kiss tem uma batida que define toda a balada rock. Você pode enumerar dezenas de clássicos que têm essa levada ao longo de quase oito décadas do estilo.

No violão, cai bem um ataque no acorde no tempo 1 e um leve dedilhado nos tempos 2, 3 e 4. Como a sequência harmônica se repete ao longo de toda ela, capriche na dinâmica para valorizar o carro-chefe da canção: o canto, tão melódico e cheio de feeling.

Satisfaction – The Rolling Stones

Quando você tocar esse riff, vai perceber o quanto ele é atemporal e influente. Principalmente se você estiver começando no violão, aprender Satisfaction vai te dar uma base fundamental. Além de groove, está nesse clássico dos Rolling Stones toda pegada rock que você precisa.

O riff tem 3 notas que podem ser feitas na 5ª corda (A) do violão. São elas: Si maior (B), Dó sustenido maior (C#) e Ré maior (D).

É possível, inclusive, fazer a nota B tocando junto a corda E grave solta (6ª corda, mizona); em seguida, toque a nota D junto com o A (6ª corda, 5ª casa). Assim, você estará mandando o riff e o baixo ao mesmo tempo!

Os acordes de toda a canção são E, A, E7. Nesse hino, vale muito o movimento, afinal, pedras rolantes não criam musgo!

Alagados – Paralamas

O dedilhado desse clássico dos Paralamas do Sucesso tem a energia do pós-punk e o balanço do carimbó. Você vai tirar de letra. Afinal, se tem uma coisa que brasileiro possui de nascença é ritmo!

Repare que o dedilhado é feito em duas oitavas diferentes, usando os acordes A, E e D. Primeiro mais grave, depois mais agudo.

Na parte cantada, os mesmos acordes são feitos com uma batida bem swingada, parecida com black music. Alagados é um exemplo da regra “menos é mais”. Esse marco do rock brasileiro dos anos 80 é ótimo para aperfeiçoar seu dedilhado!

American Idiot – Green Day

Se o punk dos anos 70 prezava pelos 3 acordes, o punk dos anos 90 adicionou mais um. American Idiot, do Green Day, tem 4 acordes: A5, G5, D5 e E5. Atenção para a afinação do violão em meio tom abaixo.

Repare que o ritmo é básico e a bateria é “reta”, com um riff que passeia pela batida. Por isso, pode parecer fácil, mas é fundamental cravar o tempo dos acordes para manter o groove. Não esqueça também dos breaks para cantar. Aqui, a simplicidade combina com bom gosto!

Dias de Luta, Dias de Glória – Charlie Brown Jr.

Um refrão que virou uma lição de vida merece estar nessa lista! Em Dias de Luta, Dias de Glória a gente percebe a genialidade do Chorão. Os acordes C7M, Am9 e Em se repetem o tempo todo, mas a melodia e a dinâmica vocal são tão criativas que a música não enjoa nunca!

Preste atenção nisso: o dedilhado usa notas bem próximas e sem variação de tempo. Bem fácil e gostoso de treinar. Pode ser feito com palheta ou no dedo mesmo.

Vai ficar bem legal, já que a versão original já é no violão. Vale lembrar que aqui, novamente, a afinação é meio tom abaixo. Treine e prepare-se para o momento suave do seu show!

Radioactive – Imagine Dragons

Para fechar com chave de ouro a nossa lista de músicas de rock fáceis para tocar, uma das bandas mais importantes do rock contemporâneo, Imagine Dragons. Não tem como escapar desse dedilhado marcante do início!

Radioactive traz apenas quatro acordes: Am, C, G e D. Para representar a mistura de delicadeza da guitarra com o impacto da batida eletrônica, capriche na dinâmica.

Seria legal aumentar a intensidade no refrão, quem sabe até incluindo uma batida cheia por todas as cordas do violão. Vai combinar com o “ouououou” desse refrão hipnótico! Às vezes, para transportar um rock cheio de camadas de arranjos para seu violão, será necessário inventar. E essa é uma boa oportunidade para tentar!

Se depois de dominar as músicas de rock fáceis da nossa lista, você quiser continuar mergulhando nesse maravilhoso mundo do violão, dê uma olhada nessas indicações. São conteúdos especializados para quem está começando no instrumento!

Além disso, conheça o Cifra Club Academy! Lá você encontra cursos de vários instrumentos, um time de professores excelentes e métodos que vão contribuir para a sua evolução musical. Inscreva-se já!

Contamos com você para compartilhar essas dicas com seus colegas de violão. Conhece alguém que é fã de rock e que esteja começando nas seis cordas? Envie esse material para ele! O mundo do rock agradece!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK