Cifra Club

Músicas da banda Oficina G3: aprenda a tocar as melhores!

Termos como “o rock é música do diabo” não foram páreos para o grupo Oficina G3, que surgiu em 1987, em São Paulo. Se o estilo rock cristão está na sua lista de preferência, não há dúvidas de que as músicas da banda Oficina G3 estejam nela. Isso porque, esses músicos foram pioneiros em trazer dinamismo e influência positiva do rock para o protestantismo no Brasil.

Músicas da banda Oficina G3
Oficina G3: mais de três décadas edificando vidas, louvando e adorando a Deus (Foto/Facebook)

Além do mais, o Oficina G3 é também referência na música secular brasileira, tendo recebido a admiração de muitos fãs de todas as crenças. Nesse sentido, foi a primeira banda cristã a tocar no Rock In Rio III, em 2001.

O grupo também ficou conhecido por apresentar excelente qualidade musical, principalmente na execução instrumental. Os ex-integrantes Duca Tambasco e Jean Carllos, por exemplo, são sempre citados pela crítica especializada. Sem contar Juninho Afram, que sempre figura nas listas de melhores guitarristas brasileiros.

Essa excelência artística rendeu uma grande visibilidade e espaço para as músicas da banda Oficina G3

O grupo passou por diversas fases, tocando hard rock, pop rock e outros estilos. Ao longo de mais de 30 anos de carreira, as várias formações da banda ajudaram a transformar vidas.”

Quer conhecer mais a história dessa banda incrível que conquistou os roqueiros brasileiros de todos os lados? Então, vem conferir tudo de perto!

Por que o nome Oficina G3?

A banda surgiu lá nos anos 80, quando alguns jovens da Igreja Cristo Salva perceberam a necessidade de suprimento musical da igreja. Logo, decidiram contribuir com a adoração. E assim surgiu o grupo roqueiro cristão. Eram eles Juninho Afram [guitarrista], Walter Lopes [bateria], Wagner García [baixista] e Túlio Regis [vocalista]. 

Como eram o grupo musical de número 3 na igreja, a banda passaram a usar o nome G3 como abreviatura para o termo “grupo”. 

Músicas da banda Oficina G3 sendo executadas pela banda ao vivo
Uma das formações da banda Oficina G3 em ação; banda nunca decpecionou ao vivo (Foto/Facebook)

Só no final daquela década que eles passaram a ser conhecidos como Oficina G3. Este, que seria apenas um nome provisório, marcou toda a carreira do quarteto. Foi algo que surgiu com a necessidade de ter um nome fosse emblemático e marcante, principalmente nas apresentações ao vivo, como as que ocorreram no Dama Xoc, em São Paulo.

Logo nos primeiros anos, outros músicos foram integrados ao grupo, como o vocalista Luciano Manga, o guitarrista James Conway e o tecladista Márcio Woody de Carvalho.

A partir disso, a banda fechou contrato com a gravadora Gospel Records, ganhando maior espaço no meio musical.

Cifras das músicas da banda Oficina G3

O rock cristão surgiu no final dos anos 1960. Mas, nem sempre foi aceito pelos cristãos. Nos EUA, Larry Norman foi um dos pioneiros do gênero, e ganhou reconhecimento devido à sua luta contra os oponentes. Logo, é considerado o “pai do Rock Cristão”.

Veja também: 11 hits da música gospel para louvar e tocar no violão

No Brasil, as controvérsias em torno do rock and roll não foram páreos para o trabalho inovador do Oficina G3. Nesse sentido, o grupo inseriu a imagem de músicos tatuados, com piercings e cabelo longo no meio do cenário da música cristã. Consequentemente, o estilo foi ganhando espaço e muitas portas foram abertas para outras artistas do mesmo segmento.

Entre as muitas músicas da banda Oficina G3 que mais marcaram história, estão as seguintes:

Espelhos Mágicos

Foi um dos primeiros sucessos do grupo. Lançada em 1996, essa canção fala da realidade dos homens que esquecem sua verdadeira identidade, mas que devem olhar para Cristo e sua obra.

Com 7 acordes, a cifra de Espelhos Mágicos é uma ótima opção para quem está saindo do nível iniciante e indo pro básico. Abaixo, você confere a videoaula completíssima desse clássico!

O Tempo

Lançada no ano 2000, no disco de mesmo nome, essa é uma das músicas da banda Oficina G3 que mais marcaram a trajetória do grupo. A letra enaltece a segurança daqueles que encontraram Jesus.

Com 7 acordes, a cifra de O Tempo é uma ótima opção para aqueles que estão começando a tocar violão ou guitarra. Clica nesse link abaixo e assista a videoaula de uma das mais conhecidas músicas da banda Oficina G3.

Incondicional

Lançada em 2008, essa canção exalta o amor incondicional de Cristo que se revelou de várias formas aos homens. E por fim, morreu na cruz como prova desse amor. 

A música tem 8  acordes e a cifra de Incondicional está disponível no Cifra Club para que você possa aprender a tocar essa belíssima composição. Você também pode conferir logo abaixo a videoaula completa.

João – uma aula cristã entre as músicas da banda Oficina G3

Essa canção foi lançada em 2016. A letra fala sobre a experiência de João Batista ao batizar Jesus, bem como enaltece os planos de Deus – apesar do não merecimento humano. A Cifra de João é uma ótima opção para quem já está pelo menos no nível básico.

Perfeito Amor

Lançada em 2000, essa canção expressa o desejo de viver de acordo com o perfeito amor de Deus. Com 12 acordes não muito complexos e um solo maroto, a cifra completa dessa incrível música está disponível para você tocar agora mesmo.

Naves Imperiais

Essa foi lançada em 1990, no álbum Ao Vivo, baseado em temas da ficção científica. Essa canção fala da missão dos jovens cristãos no mundo, através do que Cristo ensinou.

Com 6 acordes, a cifra de Naves Imperiais é uma canção indicada para quem está saindo do nível iniciante e indo para o básico. 

Quando o Oficina G3 volta à ativa?

No final do ano de 2017, após 30 anos de atividade, a banda anunciou um hiato e parou de fazer shows. Diante disso, os fãs passaram a viver expectativas sobre o futuro do grupo. Em 2020, o então vocalista Mauro Henrique, anunciou sua saída, o que gerou ainda mais dúvidas nos admiradores do rock cristão.

Em agosto de 2020, no entanto, o otimismo voltou. Uma imagem foi publicada no Instagram da banda, contendo o rosto dos integrantes, incluindo o do ex-baterista Walter Lopes e PG. 

Imagem que divulga novidades da banda Oficina G3
Imagem publicada no Instagram movimentou o imaginário dos fãs do Oficina G3 (Reprodução/Instagram)

Isso causou a impressão nos fãs de que o Oficina G3 vai voltar com novos projetos e retomar toda aquela emoção do rock. O guitarrista Mateus Asato, expoente da nova geração de músicos brasileiros, está envolvido no projeto.

Mateus Asato está envolvido na volta do Oficina G3
De acordo com post no Instagram, Mateus Asato está envolvido na volta do Oficina G3 (Reprodução/Instagram)

Em outras palavras, vale a pena esperar para ver! Enquanto isso, conheça mais as músicas da banda Oficina G3. Por fim, mas não menos importante, compartilhe este post com seus amigos roqueiros que amam ouvir músicas de rock de qualidade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK