Cifra Club

As melhores músicas do Seu Jorge para tocar

Reunimos as 20 principais cifras do Seu Jorge com dicas certeiras para você aprender a tocá-las!

Já pensou em animar o seu churrasco tocando as melhores músicas do Seu Jorge no violão? A seguir, você encontra dicas de como tocar os maiores sucessos do cantor em uma sugestão de repertório especial! Afinal, tem muita música boa para escolher, e em vários estilos diferentes.

Seu Jorge tocando violão e cantando
Quem que não vai curtir quando você puxar o violão e começar a tocar os hits desse grandioso artista? (Foto: Divulgação)

Ainda que girem bastante em torno do samba, as músicas do Seu Jorge reúnem muitas influências de diferentes estilos musicais. Ou seja, o repertório pode te surpreender com várias sonoridades, mas costuma ser sempre bem swingado e dançante!

20 cifras de músicas do Seu Jorge

A seguir, confira um pequeno spoiler da nossa lista de músicas do Seu Jorge que separamos para você:

  • Amiga da Minha Mulher
  • Burguesinha
  • É Isso Aí
  • Felicidade
  • Mina do Condomínio
  • São Gonça
  • Zé do Caroço

Então, bora lá animar o repertório no violão?

1. Pessoal Particular

Apesar de ter apenas 6 acordes, Pessoal Particular não é exatamente uma cifra para iniciantes. E não que você não vá encontrar aí algumas facilidades, como o Am7 e o Em7, mas há também uns acordes mais complexos. É o caso, por exemplo, do C7+(9) e do Dm7(9). Eles não chegam a tirar o sono, mas você vai precisar de umas doses de prática para pegar.

2. Problema Social

A letra certeira de Problema Social é acompanhada por um conjunto de 12 acordes que transitam entre o nível iniciante e o intermediário. Alguns nomes, como A7(13-) ou A7(5-), apesar de mais elaborados, têm shapes super simples. Porém, há muitas posições que escapam um pouco do comum. Portanto, uma boa dica é aproveitar as semelhanças entre elas para tornar o aprendizado mais fácil. E, então, é só soltar os dedos!

3. Starman

Versão brilhante de Seu Jorge para um grande sucesso das antigas, Starman não é nenhum desafio para quem já domina o básico de pestanas. São 13 acordes no total, mas muitos são maiores ou variações simples deles, como D7 e Dm. As pestanas são 6, mas também giram em torno dos shapes mais primários da categoria, como Bb ou F#. Em resumo, é o tipo de cifra que dá para pegar de primeira, com uma batida de rock, sem segredos.

4. Eu Sou o Samba

À primeira vista, parece que as coisas começam a se complicar com Eu Sou o Samba, especialmente pela quantidade de shapes com pestana. Isso porque 10 dos 13 acordes usam esse recurso, e, mesmo entre os que não usam, há alguns que exigem atenção redobrada, como o Ebm. Por outro lado, as pestanas não chegam a apresentar desenhos muito elaborados. Então, se você sabe fazer um Fm, já está bem encaminhado.

5. Life On Mars

Em Life On Mars, o grau de dificuldade aumenta um pouquinho mais, por ser uma cifra de 25 acordes. Mesmo assim, não se pode dizer que é inacessível para quem não é nenhum especialista no instrumento. Apesar de nomes mais elaborados, como G#/Eb, além de 2 acordes diminutos, os shapes são consideravelmente fáceis de pegar. Sem contar que eles incluem acordes básicos, como Am e C.

6. Seu Olhar

Aqui vai outro pequeno desafio, mas que vale totalmente o seu esforço. Seu Olhar tem 8 acordes, todos com nomes compostos, como A9 ou C#7M(9). A execução ainda pede um dedilhado que inclui um hammer on, mas se repete várias vezes e não chega a ser dos mais difíceis. O esforço é compensado pela canção belíssima, que mostra a versatilidade do compositor e seu bom desempenho em sons românticos.

7. Alma de Guerreiro

Quer músicas do Seu Jorge fáceis de tocar? Então, confira Alma de Guerreiro acreditando que você pode dar conta dos seus 3 acordes. 2 deles têm pestana, é verdade, mas em ambos os casos o shape é básico para a categoria. Tratam-se do Cm e do Gm. E o outro acorde da cifra é o Dm, que muitos conhecem desde suas primeiras aulas de violão. Assim, fica ainda mais fácil!

8. That’s My Way

O rap That’s My Way também tem só 3 acordes, sendo 2 deles com pestana. Nesse caso, estamos falando de um Bbm e de um F#, que também têm shapes mais básicos. Mas, aqui, o acorde sem pestana é o Ebm, que foge um pouquinho do comum e pede uma atenção a mais. Mas não é nada que não se resolva com a prática!

9. Quem Não Quer Sou Eu

Mais uma música de 3 acordes, Quem Não Quer Sou Eu não traz nenhuma pestana, mas, em compensação, tem um E7(9-), que exige cuidado. O F7M pode não estar entre os acordes mais cotidianos, mas também não chega a ser difícil. E o terceiro shape da lista é o Am, que qualquer iniciante conhece. A batida de rock cai bem, e o ritmo mais lento ajuda nas mudanças de acordes.

10. Pretinha

Toda a ternura de Pretinha está acessível por 12 acordes que vão dos mais primários a alguns de nível médio. É o caso, por exemplo, do Am7+(9), que tem uma distribuição dos dedos que pode parecer desafiadora. Mas a cifra tem também várias facilidades, como o Am7 e o C7, além de apenas 2 pestanas – entre elas, o F. O mais complicado é a velocidade de algumas trocas de acordes, mas que você vai conseguir pegar com um pouco de treino.

Tá sendo muito legal aprender as músicas do Seu Jorge no violão, não é? Se você quer ampliar ainda mais o seu repertório no instrumento e evoluir em técnicas e batidas, confira o curso de violão do Cifra Club Academy!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Mina Feia

Os shapes mais simples entre os 8 acordes de Mina Feia são o B7 e o C7, que já são menos praticados por iniciantes. Ou seja, você vai encontrar várias posições que exigem atenção, mas algumas são mais difíceis no nome do que no formato. É o caso, por exemplo, do D4(7/9), que consiste simplesmente em uma pestana na 5ª casa. Assim, apesar das dificuldades, dá para pegar com um pouquinho de dedicação.

12. Felicidade

Pensou em uma música do Seu Jorge bem pra cima, certamente pensou em Felicidade! Portanto, não deixe a complexidade dessa cifra derrubar você. Sim, são nomes desencorajadores, como C#7(#9) e G#m7(5-). E não vamos mentir: alguns shapes também podem ser difíceis de encaixar, como o D7M(9). Mas a maior dificuldade desses acordes está no fato deles serem incomuns. Então, tenha coragem e treine bastante!

13. Zé do Caroço

Os 9 acordes de Zé do Caroço oscilam entre os muito fáceis e alguns ligeiramente complexos. Desse último tipo, temos, por exemplo, o Bb7/13, iniciando na 5ª casa e com uma distribuição menos comum dos dedos. Por outro lado, você encontrará shapes em que precisa pressionar só uma corda, além de três variações simples do A. A introdução inclui um breve dedilhado, bom para quem ainda está começando nesse fundamento.

14. Carolina

Não se deixe intimidar pelos nomes complexos dos acordes de Carolina, pois muitos deles são mais simples do que parecem. Por exemplo, o único dos 12 acordes que inclui uma pestana é o Bm7. De resto, há 3 shapes que só usam dois dedos e 3 acordes que se repetem na forma, variando somente a posição no braço do violão. É o caso do F7(13), que uma casa adiante se torna F#7(13) e, na sequência, G7(13). Para facilitar, você ainda conta com uma videoaula completíssima:

15. São Gonça

São Gonça é uma cifra que pode ser um verdadeiro desafio para iniciantes. 8 dos seus 12 acordes usam quatro dedos, e vários deles têm nomes compridos, como Am7M(9). Mas muitos têm o nome mais complicado do que a forma, como no caso do C4(7/9). Então, pela qualidade do som, vale a tentativa!

16. Tive Razão

Todos os 5 acordes de Tive Razão incluem sétima, mas nem por isso chegam a ser muito complexos. Então, não se assuste com nomes como G7(4/9). O C7M, por exemplo, tem só duas cordas pressionadas. Além disso, se você achar que está muito difícil, ainda pode recorrer à nossa videoaula:

17. Burguesinha

Burguesinha tem apenas 5 acordes que, embora não sejam dos mais simples, também não chegam a exigir demais. Inclusive, os shapes de A7M e D7M podem até ser considerados básicos, de tão simples. Mesmo as pestanas de Bm7 e C#m7 estão entre as mais comuns, e só o que sai um pouco do padrão é o E7(9). E o melhor: temos uma videoaula ensinando tudo:

18. Mina do Condomínio

A cifra de Mina do Condomínio pode ser um desafio para os iniciantes. Muitos podem desistir diante de nomes como G#m7(5-) e F#7(13-), perdendo a chance de tocar um dos maiores sucessos de Seu Jorge. Porém, são apenas 6 acordes, e somente 2 deles têm pestana. Por fim, o melhor: está tudo muito bem explicado na nossa videoaula:

19. É Isso Aí

Coloque o capotraste na 1ª casa para tocar É Isso Aí. Essa cifra inclui 9 acordes que, no geral, possuem formatos bem simples. O shape mais complicadinho é o de D/F#, além da pestana de C9. Para pegar o ritmo desse grande sucesso, ouça bastante a versão original e assista à nossa videoaula:

20. Amiga da Minha Mulher

Amiga da Minha Mulher é uma das músicas do Seu Jorge mais famosas e, ao mesmo tempo, uma das mais difíceis de tocar. Assim, ela conta com 11 acordes, entre os quais podemos encontrar shapes difíceis e que fogem do convencional. Além disso, há uma pequena tablatura na introdução. A boa notícia é que temos uma videoaula especial para te ajudar:

Com essas músicas do Seu Jorge no seu repertório, você com certeza vai conquistar sua audiência por aí e fazer muita gente cantar junto!

Sentiu muita dificuldade ao aprender e/ou quer melhorar sua técnica no instrumento? Não perca mais tempo e inscreva-se agora mesmo no curso de violão do Cifra Club Academy!

Com a nossa plataforma de ensino de música online, você aprende com os melhores instrutores sem precisar sair de casa!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK