Cifra Club

As melhores músicas do Seu Jorge para tocar

Reunimos as 10 principais músicas do Seu Jorge com dicas certeiras para você aprender a tocá-las!

Seu Jorge de óculos escuros cantando e tocando guitarra em show
Quem que não vai curtir quando você puxar o violão e começar a tocar os hits desse grandioso artista? (Foto/Reprodução/Internet)

Que tal animar o churrasco tocando as melhores músicas do Seu Jorge, nosso aniversariante do dia? A seguir, você encontra dicas de como tocar os maiores sucessos do cantor em uma sugestão de repertório especial! Afinal, tem muita música boa para escolher, e em vários estilos diferentes!

Seu Jorge nasceu em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, e batalhou bastante até se tornar um artista conhecido mundialmente. Hoje, vive em Los Angeles, nos Estados Unidos, e seu currículo inclui diversos discos e participações em filmes. Entendido o tamanho do nosso homenageado, agora bora aprender suas músicas!

10 cifras de músicas do Seu Jorge

Ainda que girem bastante em torno do samba, as músicas do Seu Jorge reúnem muitas influências e estilos musicais, podendo surpreender com várias sonoridades. Porém, o que se pode dizer sobre a maioria delas é que costumam ser bem swingadas e dançantes!

Assim, formam um repertório ideal para embalar as festas mais animadas. Mas não se preocupe: também não deixamos de fora a crítica social e o romantismo, que também marcam presença em suas composições sempre com muita qualidade. Então, vamos lá:

1. Burguesinha

Abrindo a nossa lista, o sucesso Burguesinha tem apenas 5 acordes que, embora não sejam dos mais simples, também não chegam a exigir demais. Inclusive, os shapes de A7M e D7M podem até ser considerados básicos, de tão simples.

Mesmo as pestanas de Bm7 e C#m7 estão entre as mais comuns por aí, e só o que sai um pouco do padrão é o E7(9). E o melhor: temos uma videoaula ensinando tudo!

2. São Gonça

O verso inicial de São Gonça é tão marcante que muita gente conhece a música pela primeira palavra dele: “Pretinha”. Mas aí está uma cifra que pode ser um verdadeiro desafio para quem está começando a tocar violão agora!

8 dos seus 12 acordes usam 4 dedos, e vários deles têm nomes compridos, como Am7M(9). Mas muitos têm o nome mais complicado do que a forma, como no caso do C4(7/9). Então, pela qualidade do som, vale a tentativa!

3. Carolina

Não se deixe intimidar pelos nomes complexos dos acordes de Carolina: muitos deles são mais simples do que parecem. Por exemplo, o único dos 12 acordes que inclui uma pestana é o Bm7!

De resto, há 3 shapes que só usam dois dedos, e 3 acordes que se repetem na forma, variando somente a posição no braço do violão. É o caso do F7(13), que uma casa adiante se torna F#7(13) e, na sequência, G7(13). Para facilitar, você ainda conta com mais uma videoaula completíssima:

4. É Isso Aí

Depois de colocar o capotraste na 1ª casa, É Isso Aí usa acordes de formatos bem simples. E, para pegar o ritmo desse grande sucesso em parceria com Ana Carolina, assista à nossa videoaula:

Se você não tem um capotraste, confira a versão simplificada da música. Além de usar menos acordes, são também shapes de formato simples, além de haver uma videoaula! Sim, é isso aí mesmo!

5. A Carne

Entre as letras sociais de Seu Jorge, A Carne é certamente uma das mais impactantes. Eternizada na voz de Elza Soares, é um clássico fácil de tocar e que sempre vai se destacar onde for apresentada.

São apenas 8 acordes, sendo 2 com adição de sétima. A dificuldade maior fica por conta do Am/G, que pode exigir um pouco mais de agilidade e força na mão esquerda (para os destros). Um preço muito baixo a se pagar por uma música dessa grandeza!

6. Tive Razão

Todos os 5 acordes de Tive Razão incluem sétima, mas nem por isso chegam a ser muito complexos. Um pouco incomuns, talvez, mas não necessariamente difíceis. Então, não se assuste com nomes como G7(4/9). O C7M, por exemplo, tem só duas cordas pressionadas!

E vale repetir, são apenas 5 acordes! Além disso, se você achar que está muito difícil, ainda pode recorrer à nossa videoaula:

7. Seu Olhar

Aqui vai outro pequeno desafio, mas que vale totalmente o seu esforço. Seu Olhar tem 8 acordes, todos com nomes compostos, como A9 ou C#7M(9).

A execução ainda pede um dedilhado que inclui um Hammer On, mas se repete várias vezes e não chega a ser dos mais difíceis. O esforço é compensado pela canção belíssima, que mostra a versatilidade do compositor e seu bom desempenho em sons românticos.

8. Amiga da Minha Mulher

A música Amiga da Minha Mulher é, ao mesmo tempo, uma das mais famosas e mais difíceis de tocar nesta lista. Por isso, talvez você queira ficar apenas na versão simplificada, que tem só 6 acordes simples. E, além de tudo, conta com videoaula:

Mas se quiser se aventurar com a versão original, terá que dar conta de uma variedade relativamente grande de acordes, em geral bem difíceis. Perto deles, a pequena tablatura da introdução parece brincadeira. A boa notícia é que essa versão também tem videoaula:

9. Felicidade

Pensou em uma música do Seu Jorge bem pra cima, certamente pensou em Felicidade! Portanto, não deixe a complexidade dessa cifra derrubar você!

Sim, são nomes desencorajadores como C#7(#9) e G#m7(5-). E não vamos mentir: alguns shapes também podem ser difíceis de encaixar, como o D7M(9). Mas a maior dificuldade desses acordes está no fato deles serem incomuns. E há piores! Então, coragem!

10. Mina do Condomínio

Por fim, a cifra de Mina do Condomínio também pode ser um desafio para os iniciantes. Muitos podem desistir diante de nomes como G#m7(5-) e F#7(13-), perdendo a chance de tocar este que é um dos maiores sucessos do compositor.

Agora, as boas notícias: para começar, são apenas 6 acordes, e somente 2 deles têm pestana. E, por último, o que é melhor: está tudo muito bem explicado na nossa videoaula! Confira abaixo!

Divulgue as dicas de como tocar as músicas do Seu Jorge

Com esta super seleção de músicas do Seu Jorge, você já pode animar qualquer reunião de amigos e arrasar nas festas. Então, continue praticando e não desanime diante de cifras muito complexas, porque o fim da caminhada vai valer a pena!

Além disso, compartilhe este artigo para mais gente aprender os sucessos do Seu Jorge, que é um dos maiores nomes da música brasileira na atualidade!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK