Cifra Club

Aprenda a tocar 20 músicas gospel antigas no violão

Confira uma lista com as melhores cifras de músicas gospel antigas para aprender a tocar no violão hoje mesmo!

Se você toca na igreja, sabe que é muito importante mesclar canções novas com as mais tradicionais. Afinal, as décadas passadas renderam lindos louvores, sem contar que a família cristã é composta por pessoas de todas as idades, não é mesmo? Então, com isso em mente, hoje você vai aprender algumas das melhores músicas gospel antigas!

Aline Barros cantando músicas gospel antigas em show
A cantora Aline Barros acumula músicas de sucessos do gospel nacional há várias gerações (Foto: Reprodução)

Nesse contexto, selecionamos 20 canções de adoração de vários artistas e estilos musicais. A maioria das faixas de nossa lista é composta por músicas gospel dos anos 90 e 2000, mas há algumas ainda mais antigas. Para todas elas, separamos dicas que vão facilitar a sua execução no violão, com vídeos de apoio e links para as cifras.

Enfim, se você quer ser abençoado e também abençoar os seus irmãos com estes louvores antigos, continue com a gente!

20 músicas gospel antigas para tocar hoje

Antes de mais nada, é importante frisar que há vários níveis de dificuldade nesses hinos antigos inesquecíveis. Ou seja, há muitas músicas fáceis em nossa lista, mas outras apresentam alguns desafios. O importante é não desanimar nas dificuldades, e lembre-se: estamos aqui para lhe ajudar nessa missão!

Algumas das canções do artigo de hoje:

  • A Ele a Glória
  • Grande É o Senhor
  • Quão Grande É o Meu Deus
  • Com Muito Louvor
  • Em Espírito, Em Verdade
  • Deus Eterno
  • Alto Preço

Portanto, agora é o momento de afinar o seu violão para aprender 20 músicas gospel antigas. Vamos lá!

1. A Ele a Glória – Diante do Trono

Primeiramente, um louvor antigo muito conhecido e fácil de tocar. A Ele a Glória está no tom de Mi menor e possui uma batida que se mantém constante por toda a canção. Assim, tenha cuidado especial para não acelerar o andamento. Além disso, as mudanças de acordes precisam ser certeiras e precisas, sem notas erradas, ok?

2. Sonda-me, Usa-me — Aline Barros

Embora a gravação original de Sonda-me, Usa-me apresente o piano como instrumento predominante, é perfeitamente possível tocá-la no violão. De preferência, dispense a palheta e toque os acordes com os dedos. A introdução pode ser feita com os acordes dedilhados, enquanto o refrão deve apresentar uma batida mais vigorosa.

3. Além do Rio Azul – Voz da Verdade

Na introdução de Além do Rio Azul, deixe os acordes soarem livremente. Já quando entra o vocal, você pode tocá-los em arpejos. Ou seja, tocar as notas de forma sequencial com palheta. Porém, o refrão fica muito legal com uma levada rítmica. De qualquer forma, os 8 acordes são fáceis de montar.

4. Grande É o Senhor – Adhemar de Campos

A harmonia de Grande É o Senhor é bem rica e elegante. Em outras palavras, pode ser que você não conheça alguns dos 9 acordes e tenha dificuldade para fazer certas digitações. No entanto, não desistam pois é questão de treino. Por fim, o ritmo é bem cadenciado, sem segredos para executar.

5. Faz Chover – Fernandinho

Faz Chover apresenta um único ritmo por toda a sua extensão. Portanto, essa parte é simples — basta se manter sempre dentro do andamento, sem oscilar. Os 11 acordes são, no geral, básicos (com exceção, talvez, do D9/F#). Porém, é preciso se certificar de que as pestanas sejam bem apertadas.

6. Aliança — Ministério Koinonya de Louvor

Como Aliança tem 16 acordes, pode ser que você leve um tempinho para decorar todas as progressões. Além disso, repare que o instrumental é baseado em piano e sintetizadores. No entanto, você pode tocar a faixa no violão. Basta começar com a dinâmica mais baixa, crescendo com a voz.

7. Eu Navegarei – Harpa Cristã

Eu Navegarei tem várias versões, mas a nossa cifra pode ser tocada com 9 acordes e dois padrões de ritmo. Assim, o clássico louvor está na tonalidade de Lá menor e exige sensibilidade. Em seguida, confira a videoaula sobre a música, na qual o instrutor Gustavo Fofão dá todos os detalhes para você!

8. Espírito Santo – Fernanda Brum

Olha que legal: a música Espírito Santo tem um tema dedilhado que lembra muito a abordagem fingerstyle. Dessa forma, são empregadas algumas técnicas básicas de violão, como slides e harmônicos. Use o polegar para tocar os bordões, enquanto as cordas finas ficam a cargo dos dedos indicador, médio e anelar.

9. Solta O Cabo da Nau — Canarinhos de Cristo

A harmonia de Solta O Cabo da Nau não é nada complexa, já que tem apenas 5 acordes. Por outro lado, o ritmo é bem animado, com alguns abafamentos e pequenas firulas que abrilhantam a linha. Há ainda licks e solos muito interessantes, com direito a ligados, slides e bends.

10. Quão Grande É o Meu Deus – Soraya Moraes

Novamente, um dedilhado que nos remete ao violão fingerstyle, já que a melodia está misturada à harmonia. Assim, Quão Grande É o Meu Deus conta com algumas aberturas de dedos consideráveis, ok? Além disso, também exige a execução de uma levada consistente, conforme a intensidade aumenta.

Curtindo tocar músicas gospel antigas? Para aprender ainda mais cifras, assim como aprimorar técnicas da abordagem gospel, confira o curso de violão gospel do Cifra Club Academy, nossa plataforma online!

Curso de violão gospel do Cifra Club Academy

11. Com Muito Louvor – Cassiane

Antes de tudo, repare que Com Muito Louvor está na tonalidade de Si bemol. Como resultado disso, há muitas pestanas na cifra (5 entre os 8 acordes). Porém, você pode facilitar as coisas colocando um capotraste na 3ª casa e formando os acordes a partir do shape de Sol maior. Altere o tom na cifra nesse caso, ok? De resto, é só seguir a velha fórmula: dedilhado no início e batida no refrão.

12. Deus da Minha Vida – Thalles Roberto

Prosseguindo com a lista de músicas gospel antigas, Deus da Minha Vida tem um arranjo diferenciado, com riffs que misturam harmonia e passagens melódicas. O ritmo é muito importante aqui. Dessa maneira, é preciso tocar cravado no tempo, com notas limpas e certeiras.

13. Vai Valer a Pena – Livres Para Adorar

Na videoaula abaixo do louvor Vai Valer a Pena, o instrutor Leo Eymard faz um ritmo bem marcado em todas as partes da música. Então, depois de aprender a levada, o próximo passo é decorar os 10 acordes (o mais complicado é o D/F#) e as progressões de cada trecho. Sem segredos!

14. Poderoso Deus – David Quinlan

Mais uma vez, a técnica de dedilhado se faz presente em Poderoso Deus. Note que os acordes ainda trazem firulas nas cordas agudas, com direito a alguns ligados. Como o refrão é bem impactante, você deve fazer um ritmo mais forte nessa parte, beleza?

15. Em Espírito, Em Verdade – Harpa Cristã

Da mesma forma que outros louvores antigos, Em Espírito, Em Verdade traz alguns shapes diferentes, com sonoridade bem particular, entre seus 12 acordes. Ao mesmo tempo, a nossa versão conta com um solo com movimentos de slide e vibrato. Já o ritmo, é simples, privilegiando as batidas para baixo em alguns trechos.

16. Ventos de Avivamento – Comunidade da Zona Sul

Ventos de Avivamento tem 18 acordes, mas não se assuste! Com um pouquinho de treino, você vai dar conta das formações menos usuais. Acima de tudo, tenha atenção às convenções, que dão um charme especial ao arranjo. Ah, se você também toca guitarra, a música ainda tem alguns solos interessantes de aprender.


17. Purifica-me – Kleber Lucas

O andamento de Purifica-me é bem lento. Portanto, sugerimos que você toque os acordes de forma dedilhada até o refrão. Repare ainda que há pequenas frases de violão ao longo da faixa, além de um solo mais longo, que contém licks rápidos. A dica de ouro é repartir o trecho, aprendendo um pouco de cada vez.

18. Deus Eterno – Oficina G3

Apesar de Deus Eterno ter sido gravada pela banda de rock gospel Oficina G3, a balada acústica já foi tocada em muitos cultos desse Brasil. Assim, o dedilhado da introdução é acompanhado por um solo melódico e sensível, que exige clareza nas notas. Além disso, o trecho melódico também apresenta técnicas como slides e ligados.

19. Leva-me Além – Trazendo a Arca

Um ritmo suave e padronizado é o bastante para tocar Leva-me Além, uma vez que o violão é secundário no arranjo. Fora alguns baixos invertidos, os 13 acordes são básicos e estão no tom de Ré maior. Então, a sua maior preocupação deve estar em manter o ritmo e não “engasgar” nas trocas de acordes.

20. Alto Preço – Asaph Borba

Por fim, o tradicional louvor Alto Preço tem mais de 20 acordes, que escondem algumas digitações diferentes. Assim, encare como uma oportunidade de desenvolver o seu senso harmônico, combinado? Na introdução, os acordes são soltos e levemente dedilhados. Mais à frente, você pode cair na batida. Ah, atenção às convenções!


Gostou da nossa lista de músicas gospel antigas? Definitivamente, esses louvores foram a trilha sonora da vida de muitos cristãos brasileiros. Agora, eles fazem parte da sua também! E o melhor: você pode ser um instrumento de Deus para tocar o coração de outros irmãos com essas belíssimas canções!

Para finalizar, se você deseja aprofundar ainda mais os seus conhecimentos musicais, recomendamos fortemente que conheça o novo curso de violão gospel do Cifra Club Academy!

As aulas são totalmente focadas no seu desenvolvimento, e você assistir a elas quando e de onde quiser. Então, faça a sua assinatura agora mesmo e aproveite!

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK