Cifra Club

Músicas internacionais dos anos 80 para tocar hoje

Confira dicas essenciais para montar o melhor repertório internacional de sucessos da década de 1980!

Os anos 80 são lembrados como uma década meio cafona, onde o bom gosto se tornou duvidoso. No entanto, muitos hits eternos da música pertencem a essa década. Além disso, vários estilos musicais importantes despontaram nesses tempos. Por isso, preparamos esta lista com 22 músicas internacionais dos anos 80 para você tocar!

Jon Bon Jovi e Michael Jackson: dois artistas que fizeram muitas músicas internacionais dos anos 80
Jon Bon Jovi e Michael Jackson foram protagonistas da música feita nos anos 80 (Foto: Reprodução)

Nossa lista é perfeita para enriquecer seu repertório aprendendo a tocar músicas de diferentes vertentes musicais, mas com aquela característica oitentista marcante. Bora lá?

Quais as melhores músicas internacionais dos anos 80?

Como dissemos, essa década foi bem eclética, musicalmente falando, tendo canções para todos os gostos. Por isso, nossa lista tem músicas para instrumentistas de todos os níveis, do iniciante ao avançado.

Saca só alguns dos clássicos dos anos 80 que você vai aprender:

  • Jump
  • Beat It
  • Take On Me
  • Is This Love
  • Sweet Child O’Mine
  • Don’t You Forget About Me
  • Boys Don’t Cry
  • Final Countdown

Então, pronto para começar a aprender as melhores músicas internacionais dos anos 80?

1. Every Breath You Take – The Police

Every Breath You Take é indicada para guitarristas que querem subir do nível iniciante para o intermediário. Assim sendo, ela exige abertura de dedos da mão esquerda (direita para canhotos) e domínio de dedilhado. Ademais, a ponte traz as pestanas de F e G. Portanto, comece tirando o verso e o refrão, em um andamento mais lento, de preferência com a ajuda de um metrônomo. Por fim, assista à nossa videoaula:

2. Money For Nothing – Dire Straits

Uma das mais famosas músicas internacionais dos anos 80, Money For Nothing é obrigatória no repertório de qualquer guitarrista. O que mais demanda atenção nela é seu riff, cuja digitação é meio chatinha de fazer até se acostumar. Ademais, ela tem 7 power chords, sendo um excelente estudo para esse tipo de shape. Não deixe de conferir nossa videoaula:

3. Panic – The Smiths

Panic tem 6 acordes, sendo 3 pestanas (F, Bb e Bm). A troca do F para o Bb é bem rápida. Portanto, treine essa música em um andamento mais lento. Por fim, use a famosa batida rock para tocá-la: ↓  ↓↑  ↑↓↑.

4. Boys Don’t Cry – The Cure

Inegavelmente, Boys Don’t Cry é uma das mais conhecidas músicas internacionais dos anos 80. Ela usa a batida rock e tem 3 pestanas (Bm, C#m e F#m). Recomendamos começar seu estudo pelo pré-refrão, que inclui as pestanas de C#m e Bm, cujos formatos são o mesmo, bastando deslizar a mão duas casas. Dessa forma, os iniciantes dominam esse tipo de acorde mais rapidamente, o que facilita para tirar o resto da música.

5. Sunday Bloody Sunday – U2

Para tocar Sunday Bloody Sunday, é preciso afinar a guitarra meio-tom abaixo. A introdução tem um dedilhado feito nas três primeiras cordas usando os acordes Bm, D e G6. Desse modo, a pestana de Bm não precisa ser montada inteira. Porém, esse shape é necessário no verso. Além disso, o acorde G6, também no verso, vai exigir mais treino. Por último, o solo é tranquilo. Para facilitar seu aprendizado, assista à nossa videoaula:

6. It’s The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine) – R.E.M.

It’s The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine) não tem muitos segredos. Apesar de ser uma música rápida, as trocas de acordes são bem espaçadas. Ou seja, isso facilita para tocar as pestanas de F e Bb. Por fim, mantenha a mesma batida por toda a música, sempre acentuando as palhetadas para baixo.

7. Sunday Morning – The Bolshoi

Clássico absoluto, Sunday Morning tem que estar em um repertório de músicas internacionais dos anos 80. No entanto, ela demanda paciência e dedicação. Dentre seus 12 acordes, temos as pestanas de F, B9 e C9, além do acorde Gm/Bb, que tem um shape bem difícil. Portanto, treine de parte e em parte em um andamento mais lento.

8. Lips Like Sugar – Echo And The Bunnymen

Um dos maiores sucessos dos anos 80, Lips Like Sugar é recomendada para iniciantes começarem o treino de pestana. Assim sendo, ela tem 4 acordes, incluindo o shape de B. Toque com a batida rock e treine em um andamento mais lento até você ficar craque na formação da pestana.

9. Don’t Stop Believing – Journey

O solo de guitarra no início de Don’t Stop Believing é um excelente treino de pull off e de rapidez na guitarra. Mas comece treinando devagar e vá aumentando a velocidade aos poucos. Por outro lado, o solo do meio da música é tranquilo. Por fim, a guitarra base dela é fácil, mas os iniciantes vão ter que se dedicar às pestanas de B, C#m e G#m. Para aprender mais rápido, não perca nossa videoaula:

10. Is This Love – Whitesnake

Uma das mais emblemáticas músicas internacionais dos anos 80, Is This Love é indicada para passar do nível intermediário para o avançado. Assim sendo, entre seus 11 acordes, temos 4 dissonantes, com shapes bem complexos (D/C, F7M, G7M e F9). Além disso, o solo de guitarra exige domínio de bend, palhetada alternada, hammer on e pull off. Confira nossa videoaula sobre o solo:

11. The Final Countdown – Europe

A progressão de acordes de The Final Countdown é bem rica. Assim sendo, temos 7 power chords, 2 pestanas (F# e G#) e o acorde E/G#, que tem um shape mais chatinho. Comece treinando as mudanças que envolvem as pestanas e o E/G#. Por fim, tire o solo de guitarra em um andamento mais lento e vá treinando até você atingir a velocidade necessária para tocá-lo com a música. E não deixe de conferir nossa videoaula:

Está curtindo aprender esses sucessos dos anos 80? Para evoluir ainda mais nos estudos de violão ou guitarra, acesse o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

12. Jump – Van Halen

O que mais exige dedicação e paciência em Jump é o solo de guitarra. Ele é um ótimo treino de tapping, harmônico artificial e palhetada alternada. Portanto, quem quer evoluir do intermediário para o avançado tem um bom começo com essa música. Por fim, os iniciantes que quiserem aprender a base dela vão ter que se dedicar um pouco mais às pestanas de Dm7 e G. Saiba mais assistindo à nossa videoaula:

13. You Give Love A Bad Name – Bon Jovi

You Give Love A Bad Name não pode faltar em uma lista de músicas internacionais dos anos 80. O solo de guitarra do começo é fácil e bom para quem quer começar a pegar mais velocidade. O riff tem uma digitação chatinha, mas não demora muito para dominá-la. Por fim, a guitarra base é praticamente toda feita em power chords, com apenas o Ab de pestana. Confira a nossa videoaula da canção:

14. Don’t You Forget About Me – Simple Minds

Um dos maiores sucessos dos anos 80, Don’t You Forget About Me não traz grandes segredos. Ela não tem pestana e usa a batida rock. Apenas as mudanças de acordes da introdução são um pouco mais rápidas, sendo um excelente treino para iniciantes adquirirem mais velocidade nas trocas.

15. Something About You – Level 42

Quem está a fim de começar a ter desafios maiores no violão pode se dedicar a tirar Something About You. Assim sendo, use a batida de rock. Contudo, os acordes trazem 2 pestanas (Bm e C#m) cujos shapes são o mesmo, apenas mudando a posição em que são montados. Além disso, temos dois acordes mais complexos:  A/F# e E/G#. Por fim, o andamento dessa música é lento, o que facilita o treino desses acordes.

16. Still Loving You – Scorpions

Com toda a certeza, Still Loving You é uma das mais icônicas músicas internacionais dos anos 80. Os acordes Eb7M e Gm demandam mais prática por serem meia-pestanas. Além disso, ela é um excelente estudo de dedilhado. Por fim, os solos de guitarra são fáceis, sendo um bom começo para quem quer começar a se aventurar no mundo das escalas e dos licks. Assista à nossa videoaula:

17. Sledgehammer – Peter Gabriel

A harmonia de Sledgehammer é indicada para quem quer entender um pouco mais sobre campo harmônico e aprender acordes mais complexos. O andamento dela não é rápido, mas, como os acordes têm shapes mais intrincados, treine em um andamento mais lento ainda.


18. Beat It – Michael Jackson

Uma lista de músicas internacionais dos anos 80 não pode estar completa sem algum dos sucessos de Michael Jackson. Dessa forma, para tocar Beat It, afine a guitarra meio-tom abaixo. A guitarra base é super tranquila. Porém, recomendamos que o solo seja tirado por quem está no nível avançado ou quer passar para ele. Ainda mais que esse solo exige domínio de tapping, harmônico artificial e palhetada alternada.

19. Take On Me – A-Ha

Take On Me é uma daquelas músicas que soam fácil quando escutamos, mas na hora de aprender a tocá-la o bicho pega. Assim sendo, ela tem 4 pestanas (Bm, Bm9, C#m e F#m) e 2 acordes com shapes mais complexos (D/C# e E/G#). Além disso, o andamento é rápido. Portanto, treine por partes, em um andamento mais lento, até você dominar os detalhes da canção.

20. Eye Of The Tiger – Survivor

Com exceção do refrão e do riff, a batida de Eye Of The Tiger é feita com palhetada alternada em tercina. Portanto, comece treinando em um andamento um pouco mais lento que a música até você conseguir acentuar a primeira palhetada de cada tercina. Por último, há duas meias-pestanas na música: Bb/F e Eb5/F, que não exigem tanto assim. Ou seja, com um pouquinho de prática, você já vai conseguir tocar. Assista à nossa videoaula:

21. Heaven – Brian Adams

Heaven é uma das mais marcantes músicas internacionais dos anos 80. No entanto, ela não é tão simples de tocar quanto parece. Dentre seus 12 acordes, temos a pestana de C9/G. Além desse, existem 5 acordes dissonantes e com shapes difíceis: Bb6(11+), Dm7(9), Em7, F5(7M/9)/C e G4(6). Por isso, comece treinando por partes, focando nas trocas mais difíceis, e veja nossa videoaula:

22. Sweet Child O’Mine – Guns And Roses

A guitarra base de Sweet Child O’Mine é tranquila. No entanto, a introdução e os solos exigem mais esforço. Portanto, comece treinando o riff de abertura. Depois que ele estiver legal, comece a tirar os solos. Assim sendo, tire o solo final frase por frase, pois ele é longo. Se possível, treine com um pedal de wah-wah.

Após essas dicas certeiras para tocar as melhores músicas internacionais dos anos 80, é hora de dar um grau nos estudos musicais. Nesse sentido, você não pode deixar de conhecer o Cifra Club Academy!

Nos nossos cursos de violão e guitarra da nossa plataforma, você vai aprimorar técnicas como dedilhado, tapping, palhetada alternada, harmônico artificial e muito mais!

Além disso, você vai conferir aulas com instrutores de excelente nível técnico e focados no seu desenvolvimento musical. O melhor é que você estuda quando e de onde quiser!

E não para por aí não! Olha os benefícios que você vai ter ao se inscrever:

  • Lives para tirar dúvidas;
  • Materiais de apoio;
  • Grupo exclusivo no Telegram;
  • Acesso a outros cursos da plataforma com a mesma assinatura;
  • Acesso ao Cifra Club Pro.

E tudo isso por um preço acessível. Inscreva-se já!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK