Cifra Club

Aprenda a tocar 16 cifras de Bob Marley

Neste artigo, você vai conferir dicas para incrementar o seu repertório no violão com as melhores músicas do rei do reggae, Bob Marley!

O reggae se tornou um estilo atemporal, encantando quem curte música boa e atraindo interesse dos amantes de violão. Nesse sentido, não há maneira melhor de praticar o gênero musical aprendendo e incluindo no seu repertório as cifras de Bob Marley, o pai do reggae!

Bob Marley tocando violão
Além de terem letras incríveis, as músicas de Bob Marley são ótimas para tocar no violão (Foto: Reprodução)

Os clássicos que marcaram a carreira de Bob Marley são, no geral, fáceis de tocar. Por isso, acreditamos que eles podem ser tranquilamente executados mesmo que você seja violonista iniciante. Basicamente, o ritmo é o ponto principal que destacamos para você se atentar!

Como tocar Bob Marley no violão?

A batida de reggae é bastante característica. O ataque, na maioria das vezes, é marcado no tempo fraco, enquanto o toque no violão é rítmico e seco.

Aliás, a técnica de palm muting – aquela abafada nas cordas – é bastante utilizada nas levadas do estilo, assim como as pestanas.

Destacados esses pontos principais para tocar um bom reggae no violão, se liga nas 16 músicas do Bob Marley que você vai aprender hoje:

  • Get Up Stand Up
  • Roots, Rock, Reggae
  • Who The Cap Fit
  • Stir It Up
  • Buffalo Soldier
  • Concrete Jungle
  • Turn Your Lights Down Low
  • Satisfy My Soul
  • I Shot The Sheriff
  • Jamming
  • Waiting In Vain
  • Could You Be Loved
  • Natural Mystic
  • One Love
  • Three Little Birds
  • Redemption Song

1. Get Up Stand Up

Para tocar Get Up Stand Up, basta se acostumar com os riffs da música e com os arpejos, que permeiam boa parte da faixa. Além disso, lembre-se do palm muting para tocar os únicos 2 acordes da cifra: Bm e F#m – ambos com pestana.

2. Roots, Rock, Reggae

Em Roots, Rock, Reggae, é possível tocar o acorde no tempo fraco e segurar a nota mais grave (tônica) na cabeça do tempo. A harmonia da música é composta pelos acordes Bm, Em e F#m, todos com pestana.

3. Who The Cap Fit

Tocada em um andamento lento, Who The Cap Fit traz três partes que se repetem. A primeira com os acordes Bb e Cm por quatro versos; a segunda com Eb e F nos quatro versos seguintes; a terceira com Gm e Cm em outros quatro versos. Essa estrutura se repete mais uma vez.

4. Stir It Up

Aqui vale aquela raspada da palheta pelas cordas abafadas do violão, criando todo o clima especial do reggae. Stir It Up traz os básicos acordes A, D e E. Junto deles, há um fraseado cativante feito por uma guitarra e um baixo.


5. Buffalo Soldier

A batida do reggae no tempo fraco, tocada de baixo pra cima, você já conhece. Mas aqui em Buffalo Soldier é legal tocar também a tônica de cada acorde, oferecendo sustentação ao ritmo e um pouco de grave à harmonia. Os acordes incluem os básicos A e D e os shapes com pestana F#m, C#m e Bm.

6. Concrete Jungle

Em Concrete Jungle, procure manter a batida bem cravada – sem ralentar ou acelerar. Para aprender tanto o fraseado quanto a harmonia da introdução, você pode acompanhar a tablatura na página da cifra da música. Os acordes, tocados com palm muting, soarão melhor em shapes com pestanas (para isso, utilize a ferramenta de variar acorde).

7. Turn Your Lights Down Low

Um pouco mais lenta que as demais cifras de Bob Marley, Turn Your Lights Down Low começa com uma sequência decrescente: G, D/F#, Em, Em7, C, Bm7 e Am. É bastante intuitivo de tocar! Atenção para a convenção na ponte em que ele canta “On time”, nos acordes C e D.

8. Satisfy My Soul

Satisfy My Soul conta com 6 acordes no total. A primeira parte traz os shapes de Gmaj7, Bm, Am e D. Logo depois, temos uma ponte com C e D. Por fim, o refrão é tocado com Am e D. Antes da puxadinha fazendo o acorde de cima para baixo, dê aquela batida na nota tônica grave de cada acorde, para preencher bem a harmonia.

9. I Shot The Sheriff

Clássico imortalizado também por Eric Clapton, I Shot The Sheriff tem 4 acordes. A música começa com o refrão, tocado nos acordes Gm e Cm (ambos montados na 3ª casa). Na estrofe, faça o Eb seguido do Dm e do Gm.

10. Jamming

Jamming não vai te trazer grandes dificuldades. Entre as batidas dos acordes, procure dar aquela raspadinha de palheta pelas cordas do violão abafadas. Isso ajuda a construir o groove característico do reggae. Ademais, os acordes são Bm, E7, G, F#m e Em.

11. Waiting In Vain

Não se assuste com os acordes com sétima aumentada em Waiting In Vain. Primeiramente, as trocas lentas de acordes facilitam as transições. Além disso, perceba que os pares de acordes Ab7MG#7M e C#7MDb7M têm a mesma forma, só são montados em casas diferentes.

12. Could You Be Loved

Uma das músicas de maior sucesso de Bob Marley, Could You Be Loved é fácil de tocar. Os 6 acordes são básicos e tranquilos. Se você estiver tocando acompanhado, seria legal um outro violão fazer esse tema grave com 4 notas, que dá todo o groove da canção!

13. Natural Mystic

Nossa dica é que você faça os 3 acordes de Natural Mystic (Dm, Am e G) com pestana. Isso porque os reggaes mais marcados precisam que os acordes sequem na hora certa. Então, tente não deixar as cordas soando, o que é muito fácil de acontecer em shapes abertos e pode afetar o ritmo.

14. One Love

Mais uma com a batida padrão do reggae, One Love tem trocas de acordes tranquilas. Porém, pratique as pestanas de B, F# e G#m. O reggae precisa dos acordes fluídos, portanto, quanto melhor você estiver nas pestanas, menor a chance de sair aquele acorde duro, com notas travadas.

15. Three Little Birds

Se você for tocar Three Little Birds sozinho, lembre-se de umas artimanhas do reggae: toque a nota tônica dos acordes sempre na cabeça do tempo. Após isso, puxe o acorde inteiro. Os 3 acordes da música são os básicos A, D e E, e você pode aprender a introdução seguindo a tablatura da canção.

16. Redemption Song

Com o ritmo mais para o folk do que para o reggae, o hino Redemption Song passeia por 7 acordes em sua cifra. A introdução traz uma bela e simples melodia, que você pode conferir na nossa tablatura.

Se você curtiu essa viagem pelas cifras de Bob Marley, que tal enviar este artigo para mais pessoas? Assim, outros fãs do rei do reggae poderão curtir e aprender a tocar esses hinos!

E se você quiser tocar violão com mais facilidade, dominando as principais técnicas e com o auxílio de profissionais de primeira, conheça o Cifra Club Academy!

No curso de violão da nossa plataforma, é possível alcançar seus sonhos nas seis cordas e garantir um aprendizado focado na sua evolução musical!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK