Cifra Club

50 anos sem Beatles: confira o top das músicas mais tocadas da banda

Os beatles com o yellow submarine

Será que Yellow Submarine está entre as músicas mais tocadas dos Beatles? (Foto/Divulgação)

O mês de abril de 1970, mais precisamente o dia 10, ficou marcado como a data de anúncio do fim dos Beatles. Na ocasião, Paul McCartney lançou oficialmente o seu primeiro álbum solo e, de quebra, confirmou que estava de saída do grupo. De certa forma, o gesto de Paul sinalizou os voos individuais de John Lennon, Ringo Starr e George Harrison.

Neste 2020, o fim de uma das maiores bandas de todos os tempos completa 50 anos e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento especial em homenagem ao quarteto inglês. No post de hoje, você confere um pouquinho do desempenho do Fab Four em terras brasileiras.

A música mais regravada dos Beatles

De acordo com o banco de dados do Ecad, os Beatles tiveram até agora 7.778 gravações com versões de suas músicas. O Top 5 cinco das canções mais regravadas, você descobre a seguir:

1. Yesterday

Alguma susto com a “medalha de ouro”? Segundo o Guinness Book, Yesterday é a música com mais covers na história da música popular, com cerca de 67.591 interpretações diferentes. A balada melancólica, que no registro original conta apenas com o formato voz/violão de McCartney e um quarteto de cordas, realmente caiu no gosto popular 😉

A dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano e a banda Roupa Nova estão entre os gigantes da música brasileira que gravaram Yesterday.

2. Hey Jude

Escrita em junho de 1968, a letra de Hey Jude é uma espécie de “conforto” que Paul McCartney dedicou a Julian Lennon, primogênito de John. Na época, o garoto sofria com o divórcio dos pais. Em setembro do mesmo ano, a TV britânica exibiu o famoso clipe promocional da canção.

Em 1989, Kiko Zambianchi gravou uma versão em português de Hey Jude. A canção foi tema da novela Top Model, um dos grandes sucessos da TV Globo. A letra no nosso idioma foi escrita por Rossini Pinto, um dos personagens mais importantes da Jovem Guarda.

3. Eleanor Rigby

Lançada no disco Revolver, de 1966, Eleanor Rigby é um dos símbolos da fase de transição dos Beatles. Naquela etapa da carreira, o quarteto deixava o pop e seguia rumos musicais mais experimentais.

A inesquecível Cássia Eller fez uma intensa versão para Eleanor Rigby. Sem as orquestrações que tornaram a música icônica, Cássia apostou no formato voz/violão e – como não poderia ser diferente – não deixou uma notinha musical de decepção.

4. Lei It Be

Na fase final do grupo, Paul McCartney sentia bastante a tensão que havia entre os membros da banda. Em sua autobiografia, Many Years From Now, Paul revela que Let It Be surgiu a partir de um sonho reconfortante que ele teve com a mãe.

“Foi ótimo para mim e ela parecia estar em paz no sonho dizendo, ‘Tudo ficará bem, não se preocupe, pois tudo se acertará’. Eu não lembro se ela usou as palavras ‘Let it be’ (Deixa estar), mas era o sentido do seu conselho. Me senti muito abençoado por ter tido aquele sonho. E comecei a canção literalmente com as palavras ‘Mother Mary’. A canção é baseada naquele sonho”, escreveu.

Relativamente desconhecida por pessoas da nova geração, a cantora brasileira Rosa Maria soltou o vozeirão em uma versão soul para Let It Be. A interpretação dela, inclusive, deu um verniz mais gospel na letra.

5. Something

Apesar de ser tratado com certo desdém por John e Paul, o lado compositor de George Harrison é sinônimo de talento. Dentro da banda, Something é a canção mais emblemática de George. Essa música, inclusive, caiu nas graças de Elvis Presley e de Frank Sinatra, dois caras que dispensam quaisquer apresentações.

No disco Acoustic Live, de 2005, o cantor Paulo Ricardo registrou uma versão bem romântica Something,  uma das maiores declarações de amor da história.

Ranking das músicas mais tocadas dos Beatles

Em um levantamento inédito, o Ecad listou as músicas mais tocadas dos Beatles ao longo dos últimos cinco anos. A pesquisa cobriu os principais segmentos de execução pública, como rádios, TVs, cinema, música ao vivo, shows, casas de festas, sonorização ambiental, serviços digitais e carnaval.

Confira também: Só as tops: aprenda a tocar as músicas mais famosas dos Beatles

O segmento de shows correspondeu a mais de 40% dos rendimentos da banda nos últimos cinco anos. Segundo o Ecad, “é importante ressaltar que os autores ou seus herdeiros continuam a receber os direitos autorais pela execução pública de suas músicas. Esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98)”.

A seguir, você confere o top 10 das músicas mais tocadas dos Beatles nos principais segmentos de execução pública de música:

1. Come Together

É a faixa de abertura do disco Abbey Road, de 1969, cuja capa mostra os Beatles atravessando a rua na faixa de pedestres. Escrita por Lennon, a letra de Come Together foi baseada no slogan da campanha de Timothy Leary, o guru do LSD, para o governo da Califórnia.

2. A Hard Day’s Night

A canção foi trilha sonora do primeiro filme dos Beatles, A Hard Day’s Night, e foi lançada no álbum de mesmo nome. Lennon escreveu a letra em uma noite! O manuscrito original pode ser visto na British Library, rabiscado em caneta esferográfica nas costas de um cartão de aniversário.

3. Hey Jude

De acordo com a revista Rolling Stone, Hey Jude é a 8.ª melhor música de todos os tempos. Com pouco mais de 7 minutos de duração, essa faixa conta com os serviços de 39 músicos – incluindo os Beatles 😀

4. Day Tripper

Lançada como Lado A de um single duplo, Day Tripper chegou ao mercado em 1965. A canção tem o icônico riff de guitarra que todo guitarrista iniciante tem condições de tirar de ouvido.

5. Let It Be

A música Let It Be batiza o décimo terceiro e último álbum de estúdio dos Beatles. Gravado entre janeiro de 1969 e março/abril de 1970, o disco foi lançado em 8 de maio de 1970, após o icônico Abbey Road (último disco gravado) e juntamente com o documentário com o mesmo nome. De certa forma, essa canção simboliza a saída de cena de uma das maiores bandas de todos os tempos.

50 anos depois, a música dos Beatles continua sendo referência e inspirando bandas ao redor do mundo. Se você conhece algum beatlemaníaco ou beatlemaníaca por aí, não deixe de compartilhar o link deste post 😉

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK