Cifra Club

18 músicas nacionais para serenata

Faça uma serenata de qualidade com as melhores músicas nacionais para tocar no Dia dos Namorados!

A serenata certamente é uma apresentação marcante tanto para quem realiza a performance quanto para quem é homenageado. Por isso, a escolha das canções deve ser selecionada a dedo para que os sentimentos sejam expressados da maneira desejada. No artigo de hoje, vamos te dar sugestões para tocar as melhores músicas nacionais para serenata!

Mulher tocando violão para o namorado, com os dois sentados em uma canga estendida na natureza a céu aberto
Presentes musicais para namorados são sempre os melhores (Foto: Reprodução/Freepik)

Seja qual for o estilo (MPB, pop rock, sertanejo etc.), há diversas opções de músicas brasileiras para namorados para incluir em seu repertório.

A seguir, você irá conferir algumas delas e ainda contar com dicas valiosas para tocar sem canseiras. Vem com a gente!

Músicas nacionais para namorados

Seja você iniciante ou mais experiente no violão, certamente poderá aprimorar suas técnicas e evoluir nos estudos do instrumento com essas canções. Além disso, claro, fará uma homenagem bonita à pessoa amada.

Se liga em alguns dos sucessos que selecionamos para hoje:

  • Sozinho
  • N
  • Meu Abrigo
  • Velha Infância
  • Amo Noite e Dia
  • Fico Assim Sem Você
  • Versos Simples

Chegou a hora de aprender como tocar músicas brasileiras para namorados e fazer aquela serenata pra lá de especial!

1. Sozinho – Caetano Veloso

A cifra de Sozinho irá exigir bastante das suas técnicas de dedilhado e atenção aos detalhes. Então, uma boa dica é ir tocando aos poucos, estrofe por estrofe. Assim, conseguirá notar as particularidades e as variações de cada parte. Ao todo, são 19 acordes, sendo que 5 estão em forma de pestana. Para te ajudar nesse desafio, assista à nossa videoaula e veja o passo a passo completo:

2. N – Nando Reis

Os solos de N aparecem na introdução, no meio e no final da música. Para executá-los, você precisa saber as técnicas de hammer on, pull off, bend e release. A música tem três variações de ritmo. Portanto, pratique cada uma com atenção e note as diferenças entre elas. Quanto aos 8 acordes, 4 têm pestana. Na videoaula a seguir, você pode conferir como fica a levada e também mais detalhes dos solos:

3. Meu Abrigo – Melim

Meu Abrigo é uma ótima oportunidade para treinar pestanas, pois todos os 14 acordes que compõem essa canção estão nessa forma. Então, prepare-se para treinar a resistência da sua mão esquerda (direita, para violonistas canhotos). A introdução, a primeira parte e o pré-refrão são dedilhados, enquanto no refrão entra uma nova batida. A segunda parte segue o ritmo do refrão, mas com variações. Veja na videoaula a explicação completa.


4. Carinhoso – Pixinguinha

Será um tanto desafiador tocar Carinhoso, ainda mais se você estiver iniciando nos estudos de violão. Essa canção é bastante complexa, com diversas variações, e conta com 47 acordes (alguns mais simples e outros mais complicados). Sendo assim, busque praticar uma estrofe por vez e seus padrões de dedilhado. Na videoaula a seguir, você pode acompanhar a explicação completa de cada parte da música:

5. Velha Infância – Tribalistas

Para tocar Velha Infância, são necessários apenas 3 acordes: F#m, Bm e E. Esses shapes se repetem, nessa respectiva ordem, durante toda a canção. Além disso, o ritmo segue um padrão do começo ao fim, sem variações. Ademais, siga a cifra para saber o momento exato das transições de acordes. Por fim, treine junto com a videoaula para ficar bem alinhado com o tempo das batidas:

6. Amo Noite e Dia – Jorge & Mateus

Amo Noite e Dia possui solos na introdução, no meio e no final da canção. O ritmo possui algumas variações. Nesse sentido, a introdução, por exemplo, é tocada em arpejos, assim como a primeira parte. Já no refrão, entram as batidas, e algumas são tocadas abafadas. São 5 acordes no total, e 2 estão em forma de pestana. Para saber mais detalhes de como fica cada parte, veja a explicação completa na videoaula a seguir:

7. Fico Assim Sem Você – Adriana Calcanhotto

Para tocar Fico Assim Sem Você, será preciso colocar em prática suas habilidades em dedilhado. A música segue esse padrão rítmico do começo ao fim. Mas, se preferir, você também pode fazer batidas. No total, temos 9 acordes e apenas uma pestana. Lembre-se de posicionar o capotraste na 1ª casa, para subir meio tom, e assista à videoaula abaixo para acompanhar a explicação completa:

8. Versos Simples – Chimarruts

O solo de Versos Simples aparece logo na introdução. Para tocá-lo, é importante que você saiba as técnicas de slide e hammer on. O ritmo que seguirá por toda a música é um só, sem variações, mas atente-se à duração em cada acorde. Aqui, temos apenas 2 pestanas (Bm7 e C9), e ao todo são 8 acordes. Para saber mais detalhes de como tocar o solo e a levada, assista à videoaula a seguir:

9. Modinha – Taiguara

A cifra de Modinha conta com 8 acordes. Dentre eles, 3 pestanas. De modo geral, os shapes não exigem muita dificuldade, mas não deixe de treinar as transições de acordes. A levada é a mesma para toda canção, porém em alguns momentos a batida será tocada mais de uma vez em cada acorde. Tente tocar enquanto ouve a música para facilitar seu entendimento.

10. Exagerado – Cazuza

Exagerado tem solos na introdução e no meio da canção, e é essencial que você saiba as técnicas de ligados para executá-los. A levada conta com algumas variações, então veja cada parte com atenção. A música possui 11 acordes, e apenas um é feito com pestana (Bm). Acesse a videoaula abaixo para ver a explicação completa de cada parte:

11. Como É Grande o Meu Amor Por Você – Roberto Carlos

Para tocar Como É Grande o Meu Amor Por Você, é importante ter o domínio da técnica de dedilhado, pois ela é muito usada nessa música. Além disso, essa é uma boa oportunidade para ampliar seu repertório de acordes, visto que há 23 shapes na cifra (alguns fáceis e outros mais complexos). Para conferir mais dicas e o passo a passo de cada parte, acompanhe a videoaula a seguir:

12. Que Sorte a Nossa – Matheus e Kauan

Se você está fugindo das pestanas, a cifra de Que Sorte a Nossa pode ser uma boa opção! A música conta com somente 4 acordes, e nenhum possui o fundamento. São eles: G, C9, Em7 e D9. A levada segue um padrão, com variação apenas no último verso antes do refrão. Nessa passagem, faça apenas toques para baixo. Veja a explicação completa na videoaula e aproveite para praticar juntamente com o instrutor:

13. Coisa Linda – Tiago Iorc

Antes de tocar Coisa Linda, coloque o capotraste na 1ª primeira casa, para subir meio tom. O ritmo dessa canção tem algumas variações. Então, veja cada uma com calma, para notar suas particularidades. A técnica de hammer on é bastante utilizada aqui. Portanto, pratique bastante para conseguir tocar com tranquilidade. Ademais, são 8 acordes no total, incluindo 2 pestanas: F#m7(5-) e F9. Veja, a seguir, como tocar cada parte da canção detalhadamente:

14. Boa Noite Amor – Francisco Alves

Para tocar Boa Noite Amor, também é preciso ter um vasto repertório de shapes, já que são 23 acordes ao todo, sendo 6 com pestana. Quanto ao ritmo, tente tocar ouvindo a música e acompanhando a cifra, pois isso pode facilitar sua percepção da duração em cada acorde. Além disso, estude uma parte por vez, para conseguir notar as semelhanças e diferenças entre elas:

15. Como Eu Quero – Kid Abelha

Como Eu Quero é uma boa escolha para você que está iniciando os estudos no violão! A levada segue um padrão durante toda a música, então é só seguir a cifra para saber quando trocar de acorde. Além disso, não há nenhuma pestana entre os 6 acordes da música. Que tal adicionar essa faixa em sua lista de músicas para serenata? Confira e pratique junto com a videoaula:

16. Me Namora – Natiruts e Edu Ribeiro

Para tocar Me Namora, você precisa saber apenas 2 acordes: G7M e C7M. Eles se repetem, nessa ordem, durante toda a música. Ademais, note que o C7M está em forma de pestana. A levada é no ritmo de reggae, caracterizado por batidas abafadas, e segue o mesmo padrão do começo ao fim. Acesse a videoaula abaixo e veja a explicação detalhada da canção:

17. Se for com você (Pode ser) – Estevão Queiroga

Se for com você é uma opção de música gospel para namorados. A cifra conta com 18 acordes, que incluem alguns shapes fáceis e outros de nível mais avançado. O ritmo é tocado com um dedilhado, e as trocas de acordes são bem dinâmicas. Então, pratique para não perder o tempo. Nesse sentido, comece treinando em um andamento mais lento, para se habituar com as transições, e vá aumentando conforme for dominando as mudanças.

18. Rosa – Pixinguinha

Em Rosa, o ritmo é o mesmo do início ao fim, com variação apenas na quantidade de vezes em que será tocado cada acorde. São 15 acordes no total, sendo 5 com pestana. Mas, de modo geral, não exigem grandes dificuldades. Pratique bastante as transições, e logo estará tirando de letra essa música!

Curtiu nossa lista de músicas nacionais para serenata? Esperamos que tenha aprimorado técnicas, e claro, aprendido sucessos para cantar à sua pessoa amada!

Para continuar evoluindo nos estudos, acesse o curso de violão do Cifra Club Academy! Essa é uma grande chance de adquirir novos conhecimentos e habilidades, por um preço acessível, de onde e quando quiser.

Assim, você aprimora novos ritmos, acordes, técnicas e muito mais, com o melhor método de ensino online!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK