Cifra Club

Músicas para casamento: confira um repertório infalível

Alguns noivos já têm boas ideias das músicas para casamento que pretendem ouvir na cerimônia. No entanto, boa parte deles acaba contando com uma ajudinha dos músicos para escolher o repertório do grande dia.

Músico sentado tocando músicas para casamento no violão
Se você vai tocar em casamentos, certamente precisa de um repertório de qualidade (Foto/Pinterest)

Por isso, nós do Cifra Club preparamos ótimas sugestões para você que pretende participar ou já participa desse momento tão especial na vida dos casais. Escolhemos canções que muitos deles costumam pedir ou que adoram ouvir como sugestão.

Vamos lá!

As 9 melhores músicas para casamento

Se você é músico e quer apresentar um repertório respeitável quando for tocar músicas para casamento, a listinha abaixo é imperdível! Antes de tudo, saiba que a seleção contempla hits nacionais e internacionais.

1 – You’ve Got a Friend – James Taylor

Escrita e interpretada por Carole King em 1971, a música também possui outra versão, que ficou famosa na voz de James Taylor. A letra fala sobre alguém que você pode contar em qualquer momento da vida, ou seja, é ideal para homenagear os padrinhos. A dica é cantá-la na entrada deles ou como uma das músicas reservadas para os cumprimentos. 

Na tonalidade de A (lá maior) e com o capotraste na segunda casa, a cifra de You’ve Gota a Friend tem uma boa quantidade de acordes e o violão conta com alguns detalhes bem característicos. Por isso, é mais adequada para o violonista intermediário.

2 – (They Long to Be) Close to You – Carpenters

Essa é uma das músicas para casamento que mais agrada aos noivos e, por isso, já foi trilha sonora de muitas cerimônias. Composta por Burt Bacharach e Hal David, a canção encontrou seu maior sucesso na interpretação dos irmãos Carpenters, Karen e Richard, em 1970.

No total, a harmonia de Close to You possui 23 acordes, também por conta da mudança de tonalidade que acontece na entrada do solo. Essa entrada é um momento marcante da música e, por não ter voz, pode exigir um pouquinho de criatividade do músico que está tocando sozinho.

3 – Hallelujah – Rufus Wainwright

A música Hallelujah é do compositor canadense Leonard Cohen e já foi gravada por muitos artistas. No entanto, uma versão que fez bastante sucesso, sobretudo por fazer parte da trilha do filme Shrek, foi a do talentoso músico Rufus Wainwright. É perfeita para casamentos, especialmente para a troca das alianças, quando rola aquele clima mais introspectivo, sabe?

Abaixo, você encontra duas videoaulas da canção. Uma com a versão simplificada e outra com alguns detalhes a mais.

Nessa versão completa, por exemplo, há o uso de capotraste e você encontra um baixo um pouco mais trabalhado. São diferenças sutis, mas que dão um charme especial ao resultado.

4 – Pra Sonhar – Marcelo Jeneci

Eis uma das músicas para casamento que mais se escuta em cerimônias. Por ser doce e singela, a melodia é ideal para vários momentos do casório, como a entrada das daminhas e pajens. O refrão, inclusive, fala diretamente sobre casório.

São 15 acordes simples, executados com uma batida descomplicada. Para tocar no tom original, o ideal é usar um capotraste na 5º casa. Apesar de não ser obrigatório, o uso da palheta proporciona um timbre que deixa a canção mais interessante. Confira a videoaula completa da música Pra Sonhar:

5 – De Janeiro a Janeiro – Roberta Campos e Nando Reis

Composta por Roberta Campos, a obra é quase garantia de sucesso quando pensamos em músicas para casamento. Entretanto, o que pouca gente sabe é que a versão mais conhecida, com a participação de Nando Reis, na verdade é a segunda. A primeira gravação faz parte do álbum de estreia da compositora, intitulado Para Aquelas Perguntas Tortas, gravado de maneira independente.

A harmonia de De Janeiro a Janeiro é composta basicamente por 5 acordes, somados a alguns que são variações, para dar aquele tempero especial. Assim como a harmonia, a batida é super simples e sua melodia também não é difícil de cantar. Nada disso, no entanto, tira a beleza e romantismo da canção, que costuma emocionar os noivos e seus convidados.

6 – Marry You – Bruno Mars

Sucesso nas pistas de dança dos casórios, Bruno Mars também dá o ar da graça nas cerimônias com a canção Marry You, de 2011. Por falar de casamento e ser bastante animada, muitos noivos costumam pedi-la para a saída do altar. Esse é o momento em que os convidados ficam de pé e o casal pode ser ovacionado.

São apenas quatro acordes, que podem ser tocados até mesmo pelo violonista iniciante. Para deixar o clima lá em cima, caso a canção seja executada só com o violão, a dica é usar power chords. Além disso, você pode abafar as cordas com a mão esquerda em alguns momentos, levantando um pouco os dedos e dando um efeito percussivo.

7 – Over the Rainbow/What a Wonderful World – Israel Kamakawiwo’ole

Se você já toca ou pretende tocar em casamentos, este é um medley obrigatório na sua lista de sugestões para os noivos. A primeira foi interpretada por Judy Garland no filme O Mágico de Oz, e a segunda ficou conhecida na voz de Louis Armstrong. Já em 1993, o saudoso Israel Kamakawiwo’ole surgiu com uma gravação em que une ambas, trazendo nova vida às canções. É essa roupagem que encantou e encanta os noivos até hoje.

Nosso mestre Leo Eymard ensina a música em duas videoaulas aqui no Cifra Club, uma delas apresentando uma versão simplificada e outra uma mais “trabalhada”. Nessa última, Leo faz uma adaptação muito interessante e inteligente para o violão, já que originalmente a música é tocada com Ukulele. Nesse sentido, os acordes são executados numa região “mais aguda”, e a batida (mão cheia) é alternada com o dedão, que fica responsável pelo baixo.

8 – Something – The Beatles

Essa é outra canção que costuma estar presente em muitos casamentos. Uma boa sugestão é tocá-la na entrada do noivo, mas ela também fica legal em outros momentos, até mesmo na entrada da noiva.

Na tonalidade de C (dó maior), Something tem 26 acordes. A harmonia é muito bonita e certamente é uma das razões para o sucesso da obra. Chama a atenção, por exemplo, a mudança de tonalidade no meio da canção, que passa a ser de A (lá maior) e depois volta para C. Abaixo, você confere a videoaula:

9 – Viva la Vida – Coldplay

Sucesso da banda Coldplay, Viva la Vida é perfeita tanto para a saída dos noivos da cerimônia quanto para a entrada deles na festa. Bem animada, a música está repleta de referências bíblicas, mas a abstração dos versos permite que ela seja apreciada até pelos menos religiosos.

Na tonalidade de Fm (fá menor), a música tem poucos e simples acordes. Para ser tocada no tom original a ideia é usar um capotraste na primeira casa, e assim poder usar mais cordas soltas. Quando tocada só com violão, para deixar a canção mais dinâmica, uma dica é mudar um pouco a batida em cada parte da canção. Segue a videoaula:

Hora de praticar músicas para casamento!

Gostou do repertório acima? Então, agora é hora de praticar e incluir essas músicas para casamento na sua lista de sugestão para os noivos. Assim, você mostra que está por dentro do que rola nas cerimônias e deixa o casal e seus convidados felizes no grande dia.

Por fim, compartilhe com seus amigos que também tocam ou querem tocar nesse tipo de evento!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK