Cifra Club

15 músicas de Dia dos Pais para tocar no violão

Separamos as melhores cifras de músicas para os pais, para você celebrar essa data de forma especial!

Não só um herói, mas guardião e salvador! Sobram adjetivos para a figura paterna, tão emblemática em nossas vidas. Para homenageá-los, selecionamos as melhores músicas de Dias dos Pais para você tocar!

Preta Gil e Gilberto Gil cantando juntos
Passe o domingo tocando músicas em homenagem ao seu pai (Foto: Divulgação/Elisa Bessa e Lucílio Jota)

Presentear um herói não é uma tarefa fácil. No entanto, a beleza da arte é capaz de tocar os corações mais destemidos. Sendo assim, prepare-se para tocar músicas lindas nesta data especial.

De brinde, você será capaz de emocionar toda a sua família. Afinal, não há presente melhor do que construir boas memórias, pois elas adoçam os momentos mais amargos da vida! 

As melhores músicas para o Dia dos Pais

Na sequência, você conhecerá as melhores músicas para tocar no Dia dos Pais. Nesse sentido, selecionamos grandes sucessos que homenageiam os nossos guardiães. Se liga na lista:

  • 11 Vidas
  • Pai
  • Muito Orgulho, Meu Pai
  • Pai e Mãe
  • Naquela Mesa
  • Ê Meu Pai

Então, tudo pronto para começar a tocar?

1. 11 Vidas – Lucas Lucco

Apesar de ter 8 acordes (entre eles, a pestana de C9), 11 Vidas é fácil de tocar. Use a batida de rock (↓  ↓↑  ↑↓↑) e foque nas trocas de acordes que você sente mais dificuldade. Após dominá-las, tire a cifra toda. Ela é uma música lenta, mas, se preferir, pratique em um andamento mais lento ainda, com a ajuda de um metrônomo. Por fim, confira nossa videoaula:

2. Pai – Fábio Júnior

Para tocar Pai, é preciso colocar o capotraste na primeira casa. A batida reveza toques para cima e para baixo, e você pode seguir a cifra da canção para saber quantas vezes tocá-la por acorde. Embora seja uma música bem lenta, ela tem 16 acordes, incluindo as pestanas de Bm7 e Cm7 e algumas dissonâncias com shapes mais complexos. Portanto, essa música é indicada para quem está no nível intermediário no violão. Não deixe de assistir à nossa videoaula:

3. Avôhai – Zé Ramalho

Avôhai está entre as músicas de Dia dos Pais mais indicadas para iniciantes, pois tem apenas 6 acordes. Um deles, Bm, é feito com pestana, sendo um bom treino para quem quer começar a praticar esse tipo de shape. Por último, use a batida de rock, comece treinando em um andamento mais lento e não perca a nossa videoaula:

4. Espelho – João Nogueira

Uma das músicas para o Dia dos Pais indicadas para violonistas de nível intermediário que querem evoluir é Espelho. Ela é um samba com 18 acordes. Embora não tenha nenhuma pestana, a maioria desses acordes é dissonante, com formatos difíceis. Inicie seus treinos pelas trocas que você considera mais chatinhas de fazer, para depois treinar a música inteira.


5. Pai – Jamily

Se você está querendo dominar a pestana de uma vez por todas, Pai, da cantora Jamily, é um prato cheio. Assim sendo, ela tem 5 acordes, com 4 pestanas e uma meia-pestana. Além disso, trata-se de uma música bem lenta, o que facilita as trocas de acordes. Por fim, guie-se pela cifra da música para saber quantas vezes tocar a batida em cada acorde.

6. Muito Orgulho, Meu Pai – Gabriel, o Pensador

Além de figurar entre as melhores músicas de Dia dos Pais, Muito Orgulho, Meu Pai é um ótimo estudo de violão. Primeiramente, seus 3 acordes têm pestana. Em segundo lugar, a batida traz duas acentuações feitas com a palheta tocando de baixo para cima, no quarto e oitavo toques. Portanto, tente tocar enquanto ouve a canção, para ficar bem alinhado com o ritmo.

7. Pai e Mãe – Gilberto Gil

Pai e Mãe é uma música indicada para quem já está em um nível avançado no violão. Nesse sentido, ela tem 32 acordes e mistura dedilhado com batidas complexas e rápidas trocas de acordes. Por isso, fragmente seu treino. Ou seja, pratique de parte em parte, até conseguir tocar do começo ao fim.

8. Naquela Mesa – Nelson Gonçalves

Uma lista com músicas de Dia dos Pais não pode deixar de fora Naquela Mesa. Recomendamos essa para quem quer passar do nível iniciante para o intermediário. Assim sendo, ela tem 8 acordes, com 3 pestanas. Ademais, essa música é boa para quem quer começar a estudar o ritmo de samba. Por fim, treine em um andamento mais lento e assista à nossa videoaula:

9. Ê Meu Pai – Raul Seixas

Aqueles que querem aprofundar seus estudos de ritmos brasileiros no violão terão um prato cheio em Ê Meu Pai. Assim sendo, ela é um baião com 7 acordes, nenhuma pestana e nenhum shape mais complexo. Para facilitar a prática, comece tocando em um andamento mais lento.

10. Mais Que Pai e Filho – Rick e Renner

Uma linda música de filho para pai, Mais Que Pai e Filho é recomendada para quem quer subir para o nível intermediário. Assim sendo, ela tem 9 acordes, sendo que 3 têm pestana. Além desses, os shapes de E/G# e A/C# vão demandar um pouco mais de dedicação. Use a batida de rock e, como de praxe, pratique em um andamento mais lento.

11. Amor de Pai – Regis Danese

Uma das mais tocantes músicas de Dia dos Pais, Amor de Pai é um excelente treino de pestana. 5 entre seus 16 acordes possuem o fundamento. Além disso, ela tem algumas dissonâncias mais complexas. Portanto, treine primeiro as trocas que envolvem as pestanas. Depois que elas estiverem legais, treine as dissonâncias.

12. Amigo de Todas As Horas – Bruna Karla

Amigo de Todas As Horas está entre as músicas para o Dia dos Pais que os iniciantes podem treinar para evoluir. Assim sendo, ela tem 2 pestanas. Já os outros acordes, são mais tranquilos. Como o andamento é lento, as trocas também ficam fáceis.

13. Pedido de um Pai – Lourenço e Lourival

Inegavelmente, Pedido de um Pai é uma das mais fortes músicas de Dia dos Pais. Além disso, ela tem 8 acordes, sendo 5 pestanas e 2 meias-pestanas. Por isso, a recomendamos para violonistas do nível intermediário para cima. Ademais, toque com a mesma batida de Amigo de Todas As Horas.

14. Meu Pai, Meu Amigo – Cristina Mel

Além de estar entre as mais lindas músicas para o Dia dos Pais, Meu Pai, Meu Amigo é fácil de tocar. Não há pestana e nem acordes com shapes complexos. Além disso, seu andamento é lento, facilitando o treino. Por último, ouça com atenção a música, para pegar a batida correta.

15. Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo – Roberto Carlos

Fechando nossa lista de músicas de Dia dos Pais, Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo é perfeita para quem quer se aventurar em ritmos latinos. Entre seus 6 acordes, 3 têm pestana e um é dissonante, mais chatinho de montar. Portanto, treine essa música parte por parte e em um andamento mais lento.

Agora você já tem o repertório perfeito para o domingo de Dia dos Pais! Viu só como dá para presentear o seu herói com muita música boa?

Agora, você pode compartilhar este artigo com outros amigos e amigas, para que eles também possam preparar uma surpresa musical para os pais!

E, se você quer continuar evoluindo nos estudos de violão, conheça o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

No curso de violão, você aprofundará seus conhecimentos em acordes, batidas e técnicas, além de aumentar significativamente o seu repertório.

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK