Conheça 14 músicas para tocar nas férias
Aumente seu repertório com nossa seleção de músicas para as férias!
Já pensou em viajar de férias, levar o violão e tocar canções para esse período do ano? Então, comece a se preparar estudando nossa lista de músicas para tocar nas férias!
Além de se divertir, você vai montar um repertório musical riquíssimo e eclético. Bora lá?
Aprenda 14 cifras de músicas para tocar nas férias
Como sempre, nos preocupamos em incluir nas listas, músicas que tragam material de estudo para músicos de todos os níveis.
Por isso, dividimos nossa lista nos níveis para iniciantes, intermediário e avançado, nessa ordem. Assim, a busca fica mais fácil.
Então, vamos nessa aprender 14 músicas para tocar nas férias?
1. O Sol ― Vitor Kley
O Sol é uma ótima música para férias de verão, sendo muito indicada para iniciantes.
Com apenas 4 acordes, sem pestanas, ela traz um excelente estudo de batida de mão direita (esquerda para os canhotos). Ouça bem a música para assimilá-la.
Depois que você estiver craque nela, toque-a quando for fazer voz e violão com seus amigos, mostrando que tem um belo futuro no instrumento.
2. Quero Ser Feliz Também ― Natiruts
Nossa lista de músicas para tocar nas férias estaria desfalcada se não incluísse Quero Ser Feliz Também, do Natiruts, por trazer um bom estudo de batida de reggae.
Além disso, ela só tem 3 acordes e apenas um deles é pestana. Não se esqueça de colocar o capo na quarta casa para tocá-la.
3. Arranhão ― Henrique e Juliano
Um estudo rico de músicas com pestanas, o sucesso da dupla Henrique e Juliano é ótimo para você evoluir no violão.
Não se assuste com a nomenclatura do Cb na cifra, pois basta usar o mesmo shape do acorde de B. O acorde de Db/F também é indicado para quem busca por novos desafios no instrumento.
Inicie os estudos de Arranhão em um andamento mais lento usando um metrônomo.
Além disso, caso você ainda tenha dificuldades com as pestanas e queira incluir essa música no seu repertório, utilize o capotraste na primeira casa e altere a cifra para o tom de Dm.
4. Por Supuesto ― Marina Sena
Com apenas uma progressão de 3 acordes, Por Supuesto é outra boa música para iniciantes que buscam por novidades ao tocar violão.
Nessa música, os desafios são as pestanas e a técnica de palm muting. Recomendamos que você comece a treinar em um andamento mais lento e não perca nossa videoaula.
Para tocar as próximas músicas, é necessário já ter uma boa troca de acordes, incluindo pestanas, e um bom domínio de diferentes batidas de violão.
5. Brisa ― IZA
Com toda a certeza, Brisa é uma música em ritmo de férias.
Aqui temos outro bom estudo de batida de reggae. Além disso, é uma outra opção para quem quer começar a se aventurar pelo estudo dos acordes com pestana.
6. Outra Noite Se Vai ― Armandinho
Se você quer enriquecer seu repertório de músicas para tocar nas férias, Outra Noite Se Vai tem que estar na ponta dos seus dedos.
Ela é ótima para quem quer iniciar os estudos de acordes com tétrades, pois ela traz dois deles, Em7M e G7M.
7. Anna Júlia ― Los Hermanos
A atmosfera criada por Anna Júlia, dos Los Hermanos, é perfeita para ser incluída em um repertório de músicas para tocar nas férias.
Para tocá-la, é preciso abaixar a afinação de todas as cordas em meio-tom. Outro detalhe é que entre seus 6 acordes, 5 são pestanas. Ela é tocada com a batida de rock.
8. Pupila ― Anavitória (part. Vitor Kley)
A principal característica de Pupila, da Anavitória, é sua batida de mão direita. Preste muita atenção na música para entendê-la.
Além disso, os acordes de A7M(9) e E/G# demandam mais dedicação. Lembre-se de colocar o capotraste na primeira casa.
9. The Lazy Song ― Bruno Mars
The Lazy Song, do Bruno Mars, é um ótimo estudo para quem quer avançar no violão, pois todos os seus 7 acordes são pestanas.
As trocas entre eles são rápidas durante a música toda. Então, pratique em um andamento mais lento.
10. Cool For The Summer ― Demi Lovato
Uma ótima música de férias em inglês é Cool For The Summer, da Demi Lovato.
Ela fica ótima alternando palhetadas para cima e para baixo, sempre começando as descidas da palheta pela nota mais grave do acorde.
Coloque o capo na primeira casa, tenha mais atenção com os acordes de Bm7(11) e G7M e confira nossa videoaula.
11. Dormi na Praça ― Bruno e Marrone
O grande lance de Dormi na Praça, da dupla Bruno e Marrone, é a sua peculiar batida de mão direita. Ouça bem a música, acompanhando com a cifra, para assimilá-la.
Além disso, 4 entre seus 6 acordes têm o formato de pestana. Portanto, recomendamos que você comece a praticar essa música em um andamento mais lento.
12. Paradise ― Coldplay
Fechamos o nível intermediário da nossa lista de músicas para tocar nas férias com um dos maiores nomes da atualidade: Coldplay e seu sucesso Paradise.
Essa música pode ser tocada alternando palhetadas para cima e para baixo, lembrando sempre de respeitar o baixo do acorde.
No entanto, em todas as suas 3 progressões de 4 acordes, o segundo e o quarto são antecipados. Ou seja, eles entram entre a segunda e terceira batida do compasso.
Agora, vamos listar músicas para quem já está no nível avançado, mas quer se aperfeiçoar, pois o aprendizado é infinito.
13. Neon — John Mayer
Se você deseja um estudo avançado de violão, vai encontrar na música Neon, do John Mayer. Primeiro, lembre-se que a afinação do mizão cai para Dó.
Ela tem 17 acordes, sendo 13 pestanas e 2 acordes com shapes mais intrincados. A batida de mão direita não fica atrás no quesito complexidade, por isso, estude-a bem.
14. Me Encontra ― Charlie Brown Jr.
Quer evoluir tecnicamente tirando músicas para tocar nas férias? Me Encontra é uma ótima opção.
Para começar, ela tem 11 acordes. Entre eles, temos uma pestana e 6 acordes com formatos difíceis de montar, que variam de tétrades com extensões e acordes suspensos.
A batida de mão direita envolve downpicking e palm muting. Por isso, indicamos que você comece seus treinos em um andamento mais lento.
Quer aumentar mais ainda seu repertório? O Cifra Club te ajuda!
Curtiu nossa lista de músicas para tocar nas férias? Então é hora de você incrementar seu repertório aprendendo músicas para tocar em barzinhos.
Faça com que as pessoas se encantem com suas apresentações. Não perca mais tempo!
Carlos de Oliveira
Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.