15 músicas sertanejas com pestana para tocar no violão
Para você que quer aperfeiçoar as pestanas no violão, separamos algumas cifras sertanejas que vão te ajudar nisso!
Uma das coisas que mais atormentam os iniciantes no violão são as pestanas. No entanto, não há como fugir desse desafio por muito tempo – o jeito é praticar. Por isso, preparamos uma lista com dicas eficazes de como tocar as melhores músicas sertanejas com pestana!
Certamente, tocar sertanejo no violão sem as pestanas é algo que limita muito o seu repertório. Além disso, para evoluir no instrumento, é preciso encarar e superar os obstáculos.
Com perseverança e disciplina, o medo de fazer pestana logo irá embora! Então, bora lá aprender 15 músicas sertanejas para treinar pestana?
Músicas sertanejas para treinar pestana
Não tem jeito! A única forma de aprender a fazer pestana é tirando músicas com esse tipo de acorde. Aliás, esse é um passo fundamental para violonistas que querem evoluir do nível iniciante. Vamos nessa?
Algumas das canções que você vai conferir aqui hoje são:
- Borboletas
- Flor e o Beija-flor
- Dormi na Praça
- Domingo de Manhã
- Madri
- Que Sorte A Nossa
- Amar Não É Pecado
1. Borboletas — Victor & Léo
Borboletas é uma excelente música para aprender como fazer pestana, pois ela tem apenas 2 acordes com esse formato (Bm e F#m). Nesse sentido, comece treinando as mudanças que envolvem pestanas: A para Bm, Bm para D, Bm para G, A para F#m e F#m para G. Quando você estiver craque nelas, passe a treinar a música inteira. Pratique em um andamento mais lento usando um metrônomo.
2. Boate Azul — Bruno & Marrone
Excelente música para os iniciantes que estão começando a treinar pestana, Boate Azul tem só o acorde F nesse shape. Para pegar o jeito, treine essa música em um andamento mais lento e acompanhe a cifra para saber a duração em cada acorde.
3. Flor e o Beija-flor — Henrique & Juliano
Uma das músicas sertanejas para treinar pestana mais indicadas é Flor e o Beija-flor, pois também tem apenas o F com esse formato. Além disso, ela é boa para treinar dedilhado com pestanas. A princípio, treine somente o pré-refrão em um andamento lento. Após dominar essa parte, pratique a música inteira usando o dedilhado onde ele aparece.
4. Dormi na Praça — Bruno & Marrone
Apesar de ter só duas pestanas (Bb e F), Dormi na Praça é uma ótima música para praticar esse tipo de acorde. Inicie o estudo dessa música praticando apenas a sequência Bb – F – C, sem se preocupar com a velocidade. Depois que você dominar essa progressão de acordes, vai ser tranquilo tocar o resto da música!
5. Eu Sei de Cor — Marília Mendonça
Eu Sei de Cor está entre as músicas sertanejas com pestana mais fáceis de tocar. Assim sendo, ela tem só 2 acordes com pestana (C#m e F#m). Como de praxe, comece treinando a música inteira em um andamento mais lento.
6. Deus e Eu no Sertão — Victor & Léo
Coloque o capotraste na 4ª casa e toque Deus e Eu No Sertão em um andamento mais lento do padrão. Primeiramente, treine a terceira parte da música, onde as pestanas (F e C9) aparecem mais. Após pegar essa parte, passe a cifra completa.
7. Domingo de Manhã — Marcos & Belutti
Para tocar Domingo de Manhã, também é preciso do capotraste na 4ª casa. Essa música só tem o F de pestana. Dessa forma, perceba que o dedo médio da mão esquerda (a direita para os canhotos) fica no mesmo lugar na mudança do Dm para o F. Da mesma forma, o dedo anelar permanece na mesma posição na troca do F para o C.
8. Dona Maria — Thiago Brava
Dona Maria tem 3 pestanas (B9, F# e G#m), e sua batida é uma variação do ritmo de reggae. Portanto, tenha paciência ao estudá-la. Assim sendo, comece treinando o refrão para depois passar para a música inteira.
Para impulsionar ainda mais seu conhecimento sobre este gênero musical centenário, confira o e-book gratuito de violão sertanejo!
9. Até Você Voltar — Henrique & Juliano
Uma das músicas sertanejas com pestana mais tranquilas de tocar, Até Você Voltar tem os acordes Bm e Cm com o fundamento. Por ter um andamento lento originalmente, essa cifra não tem muitos mistérios. Nesse sentido, ponha o capotraste na 3ª casa e comece treinando o pré-refrão antes de praticar a música toda.
10. Madri — Fernando & Sorocaba
Madri tem somente o acorde C9 com pestana. Repare que a troca do C9 para o G5 exige pouca mudança de posição da mão esquerda (para os destros). Assim como do D5 para o C9, onde basta arrastar a mão por duas casas e montar a pestana.
11. Que Sorte A Nossa — Matheus & Kauan
Que Sorte A Nossa tem sua única pestana no acorde C9. No entanto, você pode aproveitar o andamento lento da canção para praticar outro acorde também com pestana: G. Para isso, utilize a ferramenta de variar acorde na página da cifra da música.
12. Largado às Traças — Zé Neto & Cristiano
Uma das músicas sertanejas com pestana mais interessantes para treinar, Largado às Traças tem 3 dos seus 4 acordes com o fundamento: B9, Bb9 e C#m. Esses acordes possuem o mesmo formato, mas são montados em casas diferentes. Dessa forma, basta arrastar o indicador, o anelar e o mindinho pelo braço do violão para fazer cada uma dessas pestanas.
13. Sinônimos — Chitãozinho & Xororó
Clássico da música sertaneja, Sinônimos tem apenas o F com pestana. Reduza bem o andamento da música para treiná-la antes de partir para a canção completa. Dessa maneira, acompanhe a cifra para não se perder nas mudanças de acordes.
14. Logo Eu — Jorge & Mateus
Apesar de Logo Eu ter uma guitarra na sua gravação original, ela é uma das melhores músicas sertanejas com pestana para tocar no violão. Até que as pestanas de B5(9), C#m e F#m fiquem perfeitas, treine sem se preocupar com o andamento – apenas foque nas formas.
15. Amar Não É Pecado — Luan Santana
Amar Não É Pecado é um interessante treino, pois 4 dos seus 7 acordes têm pestana: F#11, B5(9), F# e G#m. Além disso, até o segundo verso, ela é toda tocada com um dedilhado. Portanto, essa música exige um pouco mais de paciência e atenção. Por fim, toque a batida rock em um andamento mais lento a partir do segundo refrão.
Agora que você conferiu essas dicas certeiras para tocar músicas sertanejas com pestana, aqui vai um convite de ouro: conheça o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy!
Com as aulas da nossa plataforma de ensino musical online, você vai ficar fera em pestanas, batidas e tudo o que envolve o universo sertanejo nas seis cordas.
Por um preço que cabe no seu bolso, você vai estudar com uma metodologia focada na sua evolução musical. Não perca mais tempo!
Carlos de Oliveira
Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.