Cifra Club

Rapidíssimas: Nirvana gospel, Linkin Park evita suicídio e mais

O mês que praticamente começa sextando é bem mais leve, concorda comigo? E para deixar essas boas vibrações ainda mais fortes, cheguei por aqui com mais uma edição da coluna Rapidíssimas, o boletim musical mais top da internet :)

Banda Linkin Park caminha pelas ruas dos EUA

Hit do Linkin Park ajudou a salvar uma vida (Foto/Internet)

No texto de hoje, você vai ver uma versão gospel para hits do Nirvana. Além disso, vou te contar como foi que uma música do Linkin Park salvou um homem de cometer suicídio. De quebra, tem informações sobre dois shows tops que estão a caminho.

Bora lá ficar ligado nesse rolê?

Nirvana no culto

O coral de igreja do rapper Kanye West apresentou uma versão animada e cristã de dois hits do Nirvana, Come As You Are e Smells Like Teen Spirit. Vestindo roupas brancas, os cantores apresentam-se em círculo e interpretam as canções. Por questões óbvias, as letras foram alteradas.

Em cima da melodia de Come As You Are, o coral disparou versos como, “Just confess / He’ll do the rest / Christ is here” [“Apenas confesse / Ele fará o mesmo / Cristo está aqui”, em tradução livre], e substituem “memoria” por “aleluia”. Por sua vez, o refrão de Smells Like Teen Spirit foi mudado de “With the lights out, it’s less dangerous” [“Com as luzes apagadas não é tão perigoso”] para “Let your light shine, it’s contagious” [“Deixe a luz brilhar, é contagiante”].

Dê o play e se espiritualize:

Offspring e Bad Religion anunciam show no Brasil

Ícones do hard core, as bandas Offsrping e Bad Religion vão tocar juntos no Brasil. O show vai rolar no dia 29 de outubro, em São Paulo, no Espaço das Américas, como parte de uma turnê latino-americana com outras três datas no mês de outubro. A venda de ingressos começará no dia 5 de agosto, no site Ticket360.


O trabalho mais recente do Offspring é o álbum Days Go By, de 2012, mas já anunciou que está com disco pronto para ser lançado. Por sua vez, o Bad Religion acabou de lançar o disco Age of Unreason e vem ao Brasil para promover o trabalho.

Som do Linkin Park salva vidas

Citar um trecho de uma música do Linkin Park foi a estratégia usada por Cristina Settanni, uma técnica de saúde mental da Califórnia, EUA, para evitar que um homem cometesse suicídio. O fato aconteceu em fevereiro, mas as imagens só foram divulgadas pelo departamento de polícia do Orange County na última quarta (24), por meio de m vídeo publicado no YouTube.

Settani alegou que viu o homem sentado na ponte e parou o carro para conversar com ele e tentar convencê-lo a mudar de ideia. “Uma hora, ele se inclinou para a frente, e eu também, como quem diz ‘se você for, vou também'”, explicou. Depois, para confortar o homem, citou um trecho de One More Light, hit do disco homônimo que a banda lançou em 2017. “Quem se importa se mais uma luz se apagar? Bom, eu me importo”, diz a letra da canção. “Ele precisava saber que tinha uma pessoa que se importava”, completou.

Dê o play e confira como foi a situação:

Sempre há uma saída

Se você [ou alguém que você conheça] está passando por algum momento que desperte tendências suicidas, não tenha receio de procurar ajuda. Além do apoio de familiares e amigos, você pode recorrer ao Centro de Valorização da Vida [CVV], uma organização que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Importante: o número do telefone de contato do CVV é 188 e as ligações são gratuitas.

A música mais triste do Radiohead

O repertório do Radiohead tem uma pá de músicas que lidam com assuntos como depressão, suicídio e fim de relacionamentos. Com essa trinca de temas baixo astral, a fama de “banda triste” se espalhou mundo afora.

Diante desse quadro, o engenheiro de dados Charlie Thompson decidiu analisar toda a discografia da banda para descobrir qual é a música mais triste de todo repertório. Para a pesquisa, Thompson usou duas bases de dados para criar um algorítimo que considerou os critérios do Spotify de dançabilidade, energia e positividade, além das composições e um algoritmo do site Genius Lyrics que agrega letras de todo o mundo. O pesquisador também aderiu um código que analisa todas as letras da banda a partir das palavras-chave: “quebrado”, “queda”, “matar” e “abandonar”.

No final das contas, o pesquisador concluiu que a música mais triste do grupo é True Love Waits, lançada no disco A Moon Shaped Pool, de 2016. Confesso que concordo com o resultado. Que tal ouvir e tirar suas próprias conclusões?

A nova do Blink-182

O trio Blink-182 lançou o seu novo single, Darkside. A música faz parte do novo disco de estúdio dos caras, Nine, que será lançado no dia 20 de setembro. Apesar do título, a faixa pode ser menos sombria do que parece. Sente só o resultado:

Ainda sob os efeitos desse novo som do Blink, me despeço de você. Espero que tenha curtido o nosso papo musical de hoje e conto com sua ajudinha para espalhar esse conteúdo aí nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp😉

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK