Cifra Club

Rearmonização: tudo sobre esse importante fundamento da teoria musical

Não sabe o que significa o conceito de rearmonização? Preparamos um artigo completo sobre o assunto, que explica o que é e como fazer!

Com toda certeza, o estudo de rearmonização enriquece e muito os conhecimentos de um músico, tanto na teoria quanto na prática. Isso porque, para dominar esse processo, é imprescindível ter um amplo conhecimento de formação de acordes, harmonia e campo harmônico.

Estudante de violão com o instrumento no colo e fazendo anotações em um papel
Explorar o fundamento de rearmonização amplia os horizontes musicais de qualquer um (Foto: Reprodução/Pexels)

Além disso, um instrumentista iniciante pode se deparar com acordes mais complexos, que vão exigir mais dedicação da sua parte. Mas o mais legal é que, quando o conceito de rearmonização é assimilado, é possível criar novas e interessantes abordagens para músicas já existentes.

Então, bora lá começar nosso estudo sobre rearmonização?

O que é harmonia?

É impossível entendermos o que é rearmonização sem antes assimilarmos o conceito de harmonia. Assim sendo, harmonia é a combinação e a relação entre sons simultâneos. Portanto, ela está ligada à formação de acordes e como eles se relacionam entre si.

Além disso, a harmonia também abrange o estudo da tonalidade e das cadências de uma música.

Nesse sentido, a forma mais básica de montar um acorde é pela sobreposição de terças em uma escala. Dessa forma, teremos acordes com tríades (maiores, menores, aumentados e diminutos), assim como acordes com tétrades (sétimas, por exemplo).

Portanto, a harmonia tem um papel crucial na criação de diferentes atmosferas sonoras que se relacionam com a melodia.

Por isso, a harmonia determina as progressões de acordes de uma música. Ou seja, como os acordes se relacionam dentro dela, criando sensações de tensão e resolução.


O que é rearmonização?

A rearmonização é uma reestruturação da harmonia original de uma música. Ou seja, as progressões de acordes e a harmonia existentes são modificadas para criar uma nova abordagem sonora, mantendo, quase sempre, a melodia principal intacta.

Em outras palavras, a rearmonização é um processo de substituição ou adição de acordes da progressão harmônica de uma música.

Ela pode ser usada para deixar a harmonia da música mais simples ou mais elaborada, dependendo do resultado que se quer atingir. Ademais, ela pode servir para adequar uma composição a um estilo musical diferente do original.

Acima de tudo, a rearmonização serve para dar uma nova dimensão e profundidade à música.

Relativa menor

Lembra quando falamos que um acorde é formado pela sobreposição de terças em uma escala? Assim sendo, cada nota de uma escala pode formar um acorde.

E-book do Cifra Club sobre escalas musicais

Por exemplo, a escala de Dó maior sobreposta em terças gera o seguinte campo harmônico:

C   Dm   Em   F    G   Am   Bm(5-)

No entanto, toda escala maior possui duas escalas relativas menores, a primária e a secundária.

Relativa menor primária

Uma escala maior é formada pela seguinte sequência de intervalos: tom – tom – semitom – tom – tom – tom – semitom.

Confira a escala de Dó maior.

T    II   III   IV   V    VI   VII   VIII
Dó Ré Mi  Fá  Sol Lá   Si     Dó

Agora, vamos pegar o sexto grau dessa escala, a nota Lá, e colocá-lo como tônica de uma escala menor. Lembrando que a sequência intervalar de uma escala menor é tom – semitom – tom – tom – semitom – tom – tom.

T    II   III   IV   V    VI   VII   VIII
Lá  Si  Dó  Ré Mi   Fá  Sol  La

Veja que as duas escalas têm as mesmas notas. Por isso, todo acorde maior tem o sexto grau menor como sua relativa menor primária. Portanto, o acorde Am é o relativo menor primário do acorde C. Assim sendo, o relativo primário se encontra três graus abaixo do acorde maior.

O acorde relativo primário (Am) é formado pelas notas Lá, Dó e Mi. Ou seja, ele possui duas notas em comum com o acorde C, formado pelas notas Dó, Mi e Sol.

Além disso, o acorde Am possui a sexta do C6. Devido à semelhança sonora, esses dois acordes têm a mesma função harmônica.

Relativa menor secundária

Além da relativa menor primária, todo acorde maior tem uma relativa menor secundária (ou antirrelativa), sendo muito importante quando falamos em rearmonização.

No caso do acorde C, sua relativa menor secundária é o acorde Em, seu terceiro grau menor.

T    II   III   IV   V    VI   VII   VIII
E   F#  G   A    B    C    D     E

Não importa que a escala de Mi menor não tenha as mesmas notas da escala de Dó maior. Ou seja, em uma rearmonização, o acorde C pode ser substituído pelo Em.

De maneira idêntica à relativa menor primária, o acorde Em e o acorde C possuem duas notas semelhantes. Assim sendo, o Em é formado pelas notas Mi, Sol e Si, e o C é formado pelas notas Dó, Mi e Sol.

A nota Si do acorde Em também é a sétima do acorde C7M. Portanto, esses acordes possuem a mesma função harmônica, devido à semelhança de sonoridade entre eles.

Relativa maior

Todo acorde menor tem uma relativa maior. Por exemplo, o acorde Am, originado pela escala de Lá menor, como vimos. Se colocarmos o terceiro grau dessa escala, a nota Dó como tônica na sequência intervalar da escala maior, teremos a escala de Dó Maior.

Ou seja, o acorde C é a relativa maior do acorde Am. Em conclusão, os acordes menores têm o terceiro grau maior como sua relativa maior.

E-book do Cifra Club Academy sobre intervalos musicais

Inversão de baixo

Primeiramente, temos que entender o que é inversão no baixo. Elas nada mais são que os acordes com baixo invertido ou, simplesmente, inversão de acordes.

Mas o que é um acorde invertido? Quando um acorde tem sua nota mais grave (seu baixo) em uma nota que não é sua tônica (fundamental), ele é um acorde invertido.

As inversões de baixo mais comuns são as seguintes:

  • Terça no baixo (primeira inversão);
  • Quinta no baixo (segunda inversão);
  • Sétima no baixo (terceira inversão).

Por exemplo, em A/C#, temos o acorde de Lá maior tendo sua terça maior, a nota Dó sustenido, como a nota mais grave do acorde. Esse A/C# é uma inversão de acorde.

A inversão de baixo é interessante para fazermos caminhos diferentes com o baixo em uma progressão de acordes.

Vamos tocar uma progressão com os acordes D, A, G e D em compassos 4 por 4 (um acorde por compasso). Depois que você se acostumar com a sonoridade dessa progressão, use a inversão de baixo. Por exemplo, D/F#, A/C#, G/B e D.

Acordes dominantes secundários

No entanto, na rearmonização, também podemos acrescentar acordes em uma música. Isso fica bem interessante se usarmos os acordes dominantes secundários, por exemplo.

Um acorde dominante está no quinto grau em relação à tônica. O dominante secundário tem função dominante sobre um acorde que não é o tom da música.

Por exemplo, vamos ver uma progressão com os acordes G, Am, C e D7. Aqui, o acorde D7 tem função dominante sobre o acorde G, que é a tonalidade dessa progressão. Todavia, podemos acrescentar dominantes para outros acordes dessa progressão.

Nesse sentido, pegamos o quinto grau do Am, que é o acorde E7. Da mesma forma, podemos acrescentar o acorde de A7, o quinto grau do D7.

No entanto, além da função harmônica, precisamos considerar também o tempo da música para acrescentarmos acordes à sua progressão.

Vamos supor que nosso exemplo esteja em compassos 4 por 4 (cada acorde durando um compasso). Ao inserir os dominantes secundários, alguns compassos terão dois acordes. Confira:

Harmonização original:   G        | Am  | C       | D7
Rearmonização:              G  E7 | Am  | C A7  | D7

Como substituir acordes de mesma função harmônica?

Antes de mais nada, temos que entender que existem três funções harmônicas na música: tônica, dominante e subdominante. Em um mesmo campo harmônico, cada acorde cumpre com uma dessas funções.

Vamos ver como isso funciona no campo harmônico de Dó Maior, que tem os seguintes acordes:

T      II      III      IV      V      VI      VII
C    Dm   Em     F       G    Am   Bm(5-)

Acordes com função tônica:   T   III    VI
                                               C   Em  Am

Acordes com função dominante:  V    VII
                                                       G   Bm(5-)

Acordes com função subdominante:  II    IV
                                                           Dm   F

Vamos usar como exemplo a música Like a Rolling Stone, de Bob Dylan.

A progressão de acordes do verso é C – Dm – Em – F – G. Agora, vamos substituir esses acordes por outros que tenham a mesma função harmônica em Dó maior.

Assim sendo, toque essa música com a seguinte progressão: Em – F – C – Dm – Bm(5-). Repare que a melodia vai casar perfeitamente. No entanto, a música vai ter uma outra cara, causando uma sensação completamente diferente.

Aprenda mais sobre rearmonização

Agora você já assimilou os primeiros conceitos sobre rearmonização! Mas sempre dá para aprender mais. Portanto, recomendamos que você siga aprofundando seus conhecimentos, de preferência com um auxílio profissional qualificado.

Para isso, não há lugar melhor que o Cifra Club Academy! No curso de harmonia da nossa plataforma de ensino de música, você terá acesso a aulas totalmente focadas na sua evolução musical.

Além disso, é tudo 100% online. Ou seja, você estuda quando e onde quiser!

E tem mais: saca só alguns dos benefícios que você vai ter ao se inscrever na nossa plataforma:

  • Materiais de apoio;
  • Padrão Cifra Club de qualidade de ensino musical;
  • Acesso a outros cursos da plataforma com a mesma assinatura (já são mais de 15 cursos disponíveis!);
  • Acesso ao Cifra Club Pro.

E o mais legal é que tudo está disponível por um preço que cabe no seu bolso! Então, não perca mais tempo e venha dominar os conceitos de teoria musical!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK