Cifra Club

Os dedilhados mais famosos para te inspirar a tocar hoje!

Aprender com os melhores é o objetivo de muitos músicos, sejam iniciantes ou não. Afinal, é possível pensar em grandes violonistas e guitarristas como inspiração para nos estimular a evoluir no aprendizado. Por isso, vamos falar hoje sobre os dedilhados mais famosos que você precisa incluir no seu repertório!

Dedilhado, assim como o nome já diz, é uma técnica de instrumentos de corda em que se deve usar os dedos para fazer soar nota por nota. E essa é uma marca registrada de muitas músicas que fizeram e ainda fazem muito sucesso. Então, vamos conhecer algumas dessas canções em que os dedilhados roubam a cena.

Conheça os 7 dedilhados mais famosos e bonitos do universo musical

A escolha da seleção de músicas não foi uma tarefa fácil, isso porque a lista de grandes canções com dedilhados famosos não é nada curta. Porém, o foco aqui foi em apresentar os maiores hits do rolê que contam com essa técnica para deixar tudo ainda melhor.

Músico tocando os dedilhados mais famosos no violão
(Foto/Pexels)

Para de procurar a palheta perdida, porque hoje os dedos serão as estrelas! Continue a leitura, pois o setlist tá animal:

  • Hotel California;
  • Dust In The Wind;
  • Stairway To Heaven;
  • Tears in Heaven e muito mais!

Hotel California – Eagles

Essa é nada mais nada menos que uma das melhores músicas de todos os tempos, segundo a revista Rolling Stone. Considerada a canção assinatura do Eagles, Hotel California também é cercada de boatos devido sua letra intensa e misteriosa. Se são ou não verdade, impossível saber, porém a certeza é que é um clássico bom demais. 

A música é originalmente tocada com 3 violões, sendo 2 deles de 12 cordas. Mas nada te impede de tocar toda a música com apenas 1, basta adaptar o dedilhado e solos. A cifra deHotel California e a videoaula vão te ajudar demais nessa missão, não deixe de conferir:

Dust In The Wind – Kansas

Quando um sucesso é bom, ele é bastante regravado. Por isso, você pode conhecer esse clássico na voz do Kansas, Scorpions e até da Paula Fernandes, que o lançou no Brasil em 2007. Uma curiosidade sobre a música é que o dedilhado surgiu de uma série de exercícios que o guitarrista Kerry Livgren fazia para aprimorar sua técnica. E ainda bem que a banda curtiu, pois, mais tarde, Dust In The Wind entraria no top 10 da Billboard.

Para tirar um dos dedilhados mais famosos de todos os tempos, você vai seguir um padrão para a música inteira. O melhor é que os acordes nos quais você vai tocar são bem simples de executar, como: C, C7M, Am, G/B entre outros. Acompanhando a tab certinho e treinando bastante não tem erro!

More Than Words – Extreme

Não dá para falar de dedilhados famosos sem lembrar da queridinha de quem toca violão! More Than Words, na verdade, destoa um pouco do estilo do Extreme, mas com certeza é um sucesso absoluto da banda.

O dedilhado marca a introdução da música e traz toda a vibe do que virá a seguir. Uma boa notícia é que a movimentação dos dedos para tocar o padrão é consideravelmente pequena. Na verdade, o segredo está em saber os momentos de deixar as cordas soarem e a hora de abafá-las. Por isso, é essencial conferir a tab de More Than Words e assistir à videoaula do Cifra Club.

Stairway to Heaven – Led Zeppelin

Olha, não sei você, mas eu não tenho nem roupa para falar dessa obra de arte. Estamos falando de uma das músicas mais importantes do cenário do rock, muito conhecida pelo dedilhado que abre a canção. E o mix de emoções que ela provoca vem das seções que progridem de uma energia mais calma à mais intensa.

A gravação original tem mais de 8 minutos, mas são as frases quase hipnotizantes tocadas por Jimmy Page que mais nos interessa aqui. A tab de Stairway To Heaven, que não me deixa mentir, tem técnicas pouco complexas, aliás, basta montar os acordes e praticamente fazer um arpejo. Uma boa dica é ouvir bem a canção para sacar os detalhes, pois, há partes que se repetem, mas não são completamente idênticas. Então, comece já:

One Last Breath – Creed

Outro dos dedilhados mais famosos está em One Last Breath do Creed, banda de post-grunge que está em um hiato desde 2012. Só o clipe oficial da música chega a mais de 200 milhões de visualizações! Não é à toa que o álbum em que a canção foi lançada, o Weathered, vendeu 1 milhão de cópias em uma semana. 

Na versão de estúdio, o dedilhado é feito na guitarra, mas você pode tocar no violão sem problemas. A tab de One Last Breath é relativamente simples, sendo que essa parte é feita em cima de acordes simples como D, Bm, G, A. Só é preciso ficar ligado no momento certo de mudar cada um deles e de fazer os hammer-on e pull-off. 

Tears in Heaven – Eric Clapton

Além de ter um dos dedilhados mais famosos, trata-se de uma das músicas mais bonitas já compostas! É claro que estamos falando de Tears in Heaven, do grande Eric Clapton. A letra é frequentemente confundida com uma história romântica, porém é uma homenagem ao filho do cantor, que faleceu quando tinha apenas 4 anos.

A música já começa com o dedilhado, mas ele aparece em toda a música, com variações. Seguindo a tab de Tears in Heaven você vai usar o polegar para tocar os baixos dos acordes, já o indicador e anelar trabalharão com os agudos. Taí uma música “daora” para treinar técnicas, como slides, hammer-on, pull-off entre outras.

Nothing Else Matters – Metallica

Quem disse que heavy metal não pode ter dedilhado de violão? Um exemplo de peso é Nothing Else Matters, do Metallica. Esse hit inquestionável é bastante conhecido por sua introdução, é só tocar as primeiras notas que todo mundo já vai identificar esse hino do rock. É apenas um dos casos em que a união do violão e guitarra resultam numa combinação perfeita.

Para tocar, o primeiro passo é  acompanhar a tab de Nothing Else Matters do dedilhado atentamente. Uma coisa bem legal é que as primeiras notas são tocadas com todas as cordas soltas, apenas seguindo a sequência característica. Nessa introdução, também há harmônicos naturais, responsáveis por um som muito cristalino. Confere aí:

Agora que você já conhece os dedilhados mais famosos e está motivado o bastante, é hora de alongar os dedos e mandar ver! Mas antes lembre-se: essa é uma técnica que exige treino, então procure ouvir bastante as músicas, treine em velocidades mais lentas, até internalizar os movimentos. Quando menos esperar, seus dedos já estarão fazendo tudo no automático.

Continuando num papo sobre dedilhados, as opções de músicas com essa técnica não se esgotam! Confira mais 7 opções, agora voltadas para quem é iniciante, mas não quer ficar de fora! E ah, não esquece de compartilhar com os amigos hein!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK