Cifra Club

Podcasts sobre música: 13 opções para se divertir (e aprender!)

Na jornada de um músico, as constantes atualizações são indispensáveis. Nesse sentido, os meios de comunicação – os blogs, jornais, revistas, etc – sempre foram canais de aprendizado. Mais recentemente, contudo, um novo formato ganhou a cena: os podcasts sobre música!

Podcasts sobre música estão na moda e precisam ser ouvidos
O podcast é um formato que rende conteúdos interativos, dinâmicos e acessíveis (Imagem/Freepik)

Dá pra dizer, inclusive, que as bases dele remontam aos primórdios da era digital como conhecemos. A transição tecnológica possibilitou armazenar e transmitir arquivos com muito mais facilidade.


Agora, os podcasts têm pipocado por aí de forma profissional, independente ou apenas como um hobbie pessoal! Assim sendo, se prepare para uma lista dos que produzem conteúdos que te ajudarão a evoluir na música.

Ajuste aí seus fones de ouvido, se aconchegue e boas audições!

Podcasts sobre música: os 13 que você precisa acompanhar

Antes desse novo modelo ganhar a cena, o advento do rádio também havia ampliado as possibilidades de áudio no século XX. Contudo, quem recebia o conteúdo geralmente tinha poucas chances de produzir a sua própria transmissão. Já atualmente, os programas de áudio podem ser editados e distribuídos a partir de um computador e uma internet.

Mulher negra ouve podcast no smartphone
Os podcasts relacionados à música podem dar vários insights para um músico (Foto/PxHere)

E o podcast é exatamente isso. Um programa de áudio, mas que fica disponível para ser baixado ou tocado em streaming. Ele costuma reunir conversas, entrevistas e notícias em geral. No campo da musicalidade, já vemos muitas temáticas sendo abordadas: teoria, mercado, composição, notícias e vários outros.

Por essa razão, decidimos desvendar os detalhes e selecionar alguns podcasts sobre música bem interessantes para você. Vem comigo!

Podcasts sobre teoria musical

Os elementos teóricos podem ajudar (e muito) na sua evolução! A partir de conhecimentos específicos, você vai ampliar os horizontes na composição, compreensão de partituras, além de, aos poucos, se livrar das decorebas. Veja esse vídeo do Cifra Club que explica tudinho:

Conforme pontuo Lucas Telles, os fundamentos teóricos são essenciais. Assim sendo, se ligue nesses podcasts sobre música, mas que são focados na teoria.

1. Semibreves

Lançado semanalmente — já na marca de 60 episódios —, o Semibreves é um podcast bem aprofundado em teoria! É apresentado por Pedro Janczur e Daniel Lima, que comandam análises sobre escalas, harmonias e tudo mais. Os episódios estão disponíveis no site do Semibreves.

2. Música Viva

O Música Viva foi um programa da rádio da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A partir de abril de 2020, contudo, os episódios passaram a ser disponibilizados em formato de podcast diário, no site da universidade. Os apresentadores são Marcus Varela e Danilo Guanais, que comentam obras, períodos históricos e teoria! Você vai curtir demais!

3. Musicosfera

O podcast Musicosfera surgiu neste ano, e já tratou de temas bem interessantes na teoria musical: qual a importância de estudar? Afinal, o que forma nosso gosto musical?! Ficou curioso? Descubra essas respostas nos episódios, disponíveis na plataforma Google Podcasts.

Podcasts sobre música em geral

A variedade nos temas e assuntos são indispensáveis para quem curte podcasts sobre música. Nesse sentido, a listinha abaixo é bem completa.

4. AudioCast

Um bate papo bem descontraído, com indicações de som, entrevistas e novidades do mundo da música! O AudioCast está disponível em todas as plataformas de streaming e lança seus episódios regularmente. Em outras palavras: só ouve!

5. Troca o Disco

No ar desde 2013, o Troca o Disco já atingiu a marca de 250 edições! Essa trajetória foi, inclusive, comemorada em uma edição especial com todos os melhores momentos. Assim sendo, temos reviews de álbuns, histórias engraçadas e muita diversão!

6. Radiofobia Classics

Outra produção que está no ar desde 2013! Mensalmente, Leo Lopes conta a trajetória de grandes nomes da música. Sempre muito informativo e gostoso de ouvir, o Radiofobia é um clássico da cena de podcasts sobre música!

7. DrummerCast

Para os bateras de plantão! Drummercast é o podcast que foi produzido pelo Clube do Baterista, entre 2017 e 2018. Apesar de estar com as produções pausadas, todo o conteúdo está disponível no site oficial. Logo, revisite os assuntos que são essenciais para os bateristas!

8. Milo Podcast

Milo Andreo é um tecladista e pianista que produz conteúdo para o YouTube. No seu canal, ele começou um podcast recente, batendo um papo bem legal para quem toca esse instrumento maravilhoso! No vídeo abaixo, por exemplo, a conversa é sobre teclado para iniciantes.

Podcasts sobre o mercado da música

Viver de música é uma tarefa desafiadora. Por isso, é crucial buscar materiais de apoio consistentes, que permitam ao artista criar estratégias de divulgação e de monetização do próprio trabalho!

Microfone e programa de computador prontos para a gravação de um podcast
Os podcasts sobre música e mercado são ótimas pedidas para os tempos atuais (Foto/PxHere)

Os podcasts sugeridos abaixo estão cheios de informações que podem nos ajudar nessa empreitada. Bora fazer o trampo decolar?!

9. StageCast

Comandando por Lucas Xavier, o StageCast traz um panorama bem detalhado do mercado musical! A partir de entrevistas e análises, o programa é um ótimo ponto de apoio a quem busca suporte para consolidar sua carreira.

10. Palco Digital

A produção da Palco Digital foi lançada em 2015, originalmente com o nome de PalcoCast! Apesar de alguns hiatos recentes no lançamento do podcast, as edições continuam disponíveis no Youtube e Spotify. O conteúdo, conforme você pode supor, é cheio de entrevistas e dicas para ampliar público, monetizar e por aí vai!

Podcasts sobre música com foco na composição

Eis um assunto que não poderia ficar de fora desta nossa conversa. Afinal, cedo ou tarde, que faz um som tende a querer investir em suas próprias canções.

11. LetraCast

O LetraCast foi lançado até 2019, em um total de 138 episódios, analisando letras famosas, compondo mash-ups inusitados e dando vários ensinamentos valiosos na arte de compor. Todos os programas estão disponíveis gratuitamente no SoundCloud.

12. Sobre Canções

O mais legal desse podcast é que cada episódio conta com uma entrevista diferente! O programa é apresentado por Jéf Souza e já contou com presenças ilustres, como Léo Ramos e Esteban. Estão disponíveis no Youtube.

13. Letra & Música

Tocado pelo portal Paiquerê, essa produção traz reflexões profundas sobre as letras da nossa riquíssima música popular brasileira! Vai ser um insight filosófico e tanto pro seu conhecimento musical, hein?

Podcasts sobre música: ouça, curta e compartilhe

Curtiu a nossa seleção especial do tema? Seja no carro, em casa ou até nos momentos de estudo, estas 13 sugestões podem deixar o seu dia ainda mais leve e cheio de aprendizado.

Não esqueça, também, de compartilhar com a galera antenada em podcasts! Por fim, mas não menos importante: use o play, mas só se for sem moderação!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK