Cifra Club

Por que tocar um instrumento musical?

Listamos todos os fatores que te levam a tocar um instrumento musical, para você finalmente deixar a dúvida de lado e começar a praticar música definitivamente!

Ilustração de instrumentos musicais
O difícil mesmo vai ser qual escolher qual instrumento praticar! (Foto/Freepik)

Aprender a tocar é tarefa árdua, a começar pela imensa variedade de tipos de instrumentos, sejam eles de corda, sopro ou percussão. No entanto, os inúmeros benefícios deste desafio estão muito mais além do que qualquer empecilho encontrado ao longo da jornada.

A música, como bem sabemos, é uma linguagem universal. Aprender a tocar um instrumento musical é fazer parte de um seleto grupo de pessoas que usa de outros meios para se comunicar e expressar suas ideias e sentimentos.

Aprenda uma linguagem universal!

O ato de aprender algo novo é sempre bem visto pelas pessoas. Quando o assunto é aprender a tocar um instrumento musical, a coisa melhora ainda mais. Afinal, a música é uma das poucas linguagens universais no mundo, e seu aprendizado traz incontáveis ganhos.

Diante de todos esses lucros oriundos da prática de um instrumento, selecionamos 15 motivos para você procurar um professor de música agora mesmo. Quer dizer, assim que você terminar esta leitura. Pode ser? Guenta um pouco e se liga!

1. Organização

Depois dos assombros causados pela pandemia, falar de mundo conectado é quase lugar-comum. Mas não custa lembrar que estamos cada vez mais em frente às telas. E isso tem alterado os nossos hábitos e a nossa gestão de tempo.

Por isso, nada melhor do que aprender a tocar um instrumento musical para ajudar a gerir nosso bem mais precioso. Saber em qual estágio você está, onde você quer chegar e qual o próximo passo são questões que ajudam muito a aprimorar as nossas habilidades de gestão de tempo e organização.

2. Concentração

As telas ganham cada vez mais força num mundo cada vez mais tomado por gadgets e aplicativos. Aprender a tocar um instrumental musical pode ajudar bastante na nossa concentração no dia a dia.

Foco e atenção são essenciais para desenvolver qualquer habilidade. Por isso, nada melhor do que tirar um som e ficar menos disperso no meio de tantas abas.

3. Memorização

Estudos revelam que tocar um instrumental musical com regularidade altera o formato e a potência do cérebro. Além disso, a música pode ser usada como um terapia para melhorar as capacidades cognitivas de quem se envolve com um instrumento musical.

Construir um repertório pode ser um excelente exercício de memorização. Saber quais acordes e quais os versos das suas canções prediletas ajuda muito na hora de colocar a cachola pra funcionar. Afinal, o cérebro de quem aprende um instrumental musical é bem diferente de quem não se aventura com isso.

4. Perseverança

Ninguém aprende nada do dia para a noite. Muito menos um instrumento musical. Porém, isso faz com que você trabalhe bastante a sua capacidade de perseverar.

Por mais complicado que seja, aos poucos e com muita calma, qualquer pessoa pode aprender a tocar um instrumento musical. Além do mais, os resultados são sempre satisfatórios. De pouquinho a pouquinho qualquer um chega lá!

5. Responsabilidade

Além do aprendizado em si, a manutenção e o cuidado com o seu instrumento fazem com que você se torne uma pessoa mais responsável com suas coisas.

Cuidar de um objeto pelo qual você tem apreço aumenta seu senso de responsabilidade. Mesmo porque a manutenção é algo necessário a ser feito periodicamente em seu instrumento. No entanto, o uso da flanelinha pode aprimorar a sua responsabilidade.

6. Triunfo

Conseguir superar desafios que você nunca imaginou que iria encontrar dá uma sensação de triunfo em qualquer um! Qualquer nota afinada é uma vitória enorme quando você começa a aprender a tocar um instrumento musical. O sentimento de gratidão aumenta muito.

À medida que você adquire mais experiência, a execução se torna mais prazerosa e seu som se transforma. Quando isso acontece, você passa a se sentir mais contente consigo mesmo. E todos nós sabemos como esse sentimento é inexplicável.

7. Sociabilidade

Tocar um instrumento musical pode ser uma excelente forma de melhorar suas habilidades sociais. Todo músico, erudito ou popular, precisa de outros músicos para montar uma banda. Isso faz com que a sua capacidade de sociabilização aumente.

Obviamente, existem músicos que tocam sozinhos. Mas, ainda assim, é necessário o contato com outras pessoas, sejam músicos ou não, para te auxiliar neste processo. Desde o produtor, roadies, técnicos de som até chegar no contratante, a atividade musical nunca é solitária.

8. Trabalho em equipe

A coletividade é um aspecto muito importante na vida de qualquer pessoa. Tocar um instrumento musical requer que você trabalhe em conjunto para fazer música. Em qualquer formação musical, você precisa aprender a cooperar com os outros.

Saber delegar funções quando necessário e ouvir com atenção é essencial. Tocar um instrumento musical ajuda você a desenvolver esse tipo de habilidade cada vez mais necessária no mercado de trabalho em geral.

9. Disciplina

Você sabe por que tocar um instrumento musical é um desafio e tanto? Uma das qualidades essenciais para se sair bem nesta tarefa é a disciplina. Por isso, tal característica é primordial no aprendizado de qualquer nova habilidade.

Paciência e dedicação são grandes aliadas na hora de aprender um instrumento. Os melhores músicos do mundo são mestres na arte da disciplina. Além disso, aprimorar tais habilidades faz com que você seja mais compreensivo com você mesmo e com os outros ao seu redor.

10. Escuta

Pode parecer óbvio, mas a prática da música faz com que você aprenda a escutar as coisas de uma maneira muito melhor. Você precisa ouvir a si mesmo e aos outros com muita atenção. Além disso, perceber as notas que estão desafinadas é primordial na prática musical.

Além do mais, a capacidade de escuta, musical ou não, ajuda na compreensão de tudo. Ouvir a própria interioridade e ter consciência de si é habilidade das mais valiosas. É por isso que tocar um instrumento musical é garantia de você ouvir, de fato, melhor.

11. Cultura

Na maioria dos casos, a música reflete o ambiente criativo da época em que ela está inserida. A partir daí, você pode aprender muito mais sobre a cultura daquele lugar e suas características peculiares.

A música é uma manifestação que está muito além do som. Afinal de contas, ela foi criada por um grupo de pessoas, que, certamente, estavam inseridas em uma cultura. Aprender a tocar um instrumento pode gerar um contato com diversos povos e culturas.

12. Desestresse

Aprender a tocar um instrumento musical é um ótimo remédio contra o estresse. Quanto mais você aprender, mais você se torna capaz de tocar aquela música que você tanto gosta. Isso também pode ajudar você a se expressar melhor ou amenizar o estresse.

A música também pode ser usada como terapia. Poucos minutos por dia em contato com um instrumento musical faz com que você alivie suas tensões e diminua o estresse acumulado ao longo do dia.

13. Desinibição

Existem muitas pessoas tímidas, e ajudar a se soltar é mais um motivo de porque tocar um instrumento musical. Ademais, tem gente que se transforma quando está com um instrumento na frente de si mesma.

A vantagem é justamente essa: aprender a falar e a se expor em público. Quanto mais você tocar na frente de outras pessoas, menor será o medo de subir no palco.

14. Respiração

É óbvio dizer que respirar é uma das habilidades essenciais em nossa vida. No entanto, respirar com atenção é algo pouco trabalhado por nós. Respirar do modo correto melhora a vida de qualquer pessoa.

Sem dúvidas, aprender a tocar um instrumento musical ajuda você a respirar melhor. Como resultado, temos uma vida bem menos estressada e muito mais saudável. Portanto, atente-se para sua respiração quando estiver tocando seu instrumento. Esse detalhe muda tudo!

15. Prazer

Praticar música pode ser uma das melhores experiências da sua vida. Tocar uma canção que você gosta muito é uma sensação de prazer inexplicável, ainda mais quando esse momento é compartilhado com as pessoas que você gosta.

Além do mais, fazer uma performance e escutar os aplausos da plateia é gratificante!

O reconhecimento por ter feito um bom trabalho deixa qualquer pessoa satisfeita consigo mesma. Compartilhar momentos de prazer é a melhor coisa da vida!

Aprenda a tocar um instrumento!

Por fim, agora que você já sabe todos os benefícios de tocar um instrumento musical, que tal ter as melhores aulas? Para isso, basta você assinar o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino online!

Lá, com uma assinatura, você tem acesso a todos os nosso cursos, que incluem vários instrumentos, canto e teoria musical! Para completar, é tudo por um preço que não pesa no seu bolso. E aí, não tem como perder essa baita oportunidade, não é?

Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK