Cifra Club

Tudo o que você precisa saber sobre power chords

Preparamos um guia especial e completo com os pontos mais importantes para você dominar o fundamento de power chords, tanto na guitarra quanto no violão!

Os power chords estão presentes no dia a dia de muitos músicos, e podem facilitar muito a vida dos iniciantes. Com eles, é possível tocar quase qualquer música. Nesse sentido, no caso de violão e guitarra, você pode posicionar os dedos sempre com o mesmo shape para fazer qualquer acorde. Não é fantástico?

Power chord de Dó (C5) feito em uma guitarra
Vinícius Dias, instrutor de guitarra do Cifra Club, ensinando a tocar um power chord (Foto: Reprodução/Cifra Club)

Mas seu uso está longe de servir apenas para facilitar a vida dos estudantes de guitarra. Isso porque eles são fundamentais para estilos musicais como punk, hard rock e heavy metal, e aparecem até mesmo no violão do sertanejo mais atual.

O que é um power chord?

Um acorde tem pelo menos três notas: a fundamental (tônica), a terça e a quinta. Já o power chord não tem a terça, ficando apenas com a fundamental e a quinta. Por isso, inclusive, há quem não goste muito dessa história de chamar o recurso de acorde.


A terça é a nota que define se o acorde é maior ou menor. Ou seja, como o power chord não tem a terça, ele pode soar bem tanto no lugar de um acorde maior quanto de um menor.

Assim, um Dó maior e um Dó menor, por exemplo, são tocados usando exatamente o mesmo power chord.

Nas cifras de músicas, você verá que o power chord é representado com o nome do acorde, seguido do número 5 (representando a quinta). No caso de um dó (C), por exemplo, você verá escrito “C5”.

Quem criou os power chords?

Os primeiros power chords chegaram com a popularização dos amplificadores de guitarra, lá com a galera do blues e do rock dos anos 1950.

Naquele momento, os músicos notaram que, quando os acordes eram tocados com distorção na guitarra, seu som ficava confuso, embolado.

Isso porque cada nota tem sua série harmônica, com “frequências complementares” às fundamentais (os chamados harmônicos) e que mudam o timbre final do som.

Ao contrário do que acontecia com outros intervalos na guitarra com distorção, percebeu-se algo relevante entre a fundamental e a quinta. Esse intervalo possuía harmônicos que se davam muito bem.

Além disso, era muito mais fácil deixar o som menos confuso e mais agradável com apenas duas casas. Ainda, para completar, o efeito da saturação era amplificado dessa forma.

Estava aí a fórmula perfeita para ecoar aquele som poderoso, grave e diferente através dos amplificadores: os power chords!

Como fazer power chords na guitarra e no violão?

Vamos lhe mostrar primeiro a opção, digamos, mais comum e tradicional. Depois, você vai aprender algumas alternativas que podem ser úteis também.

Esse shape mais comum, na maioria das vezes, é feito com o dedo indicador da mão esquerda (para os canhotos, a direita) na nota fundamental – a que dá nome ao acorde. Em seguida, é só pular uma casa e colocar o dedo anelar na corda logo abaixo, fazendo a quinta.

Mas é preciso que você deixe soar apenas essas duas cordas. Para isso, é preciso controlar a mão direita e/ou abafar as cordas que não devem ser tocadas com a mão esquerda.

Para a segunda alternativa, uma boa solução é usar o dedo indicador. Enquanto ele faz o acorde, sua parte de dentro pode encostar levemente sobre as outras cordas, deixando soar apenas um som abafado.

No vídeo abaixo, o mestre Vinícius Dias explica como abafar as cordas que não pertencem ao power chord. O nosso instrutor explica também como controlar melhor a mão direita para não encostar tanto nas cordas que não queremos ouvir.

Tipos de power chords

Existem alguns tipos de shapes em power chords. A seguir, você confere algumas variações desse fundamento:

1. Power chord com a fundamental dobrada

Assim como no shape anterior, aqui também tocamos a fundamental e a quinta. Mas, nesse caso, adicionamos a fundamental mais uma vez (em uma oitava acima).

Nesse sentido, você deixará soar três cordas. Porém, como uma das notas é repetida, ainda se trata de um power chord tradicional, apenas com fundamental e quinta.

Para fazer essa terceira nota, você pode usar o dedo mínimo logo abaixo do dedo anelar (que está fazendo a quinta).

Power chord com a nota fundamental dobrada
Exemplo de execução do power chord de Bb (Si bemol) com a nota fundamental dobrada (Foto: Reprodução)

2. Power chord “invertido”

Bom, se a ideia é usar somente a fundamental e a quinta, que tal apenas trocá-las de lugar? Você pode colocar essa segunda nota na corda mais grave e a fundamental na corda mais aguda.

Dessa maneira, as notas utilizadas ainda serão as mesmas, apesar de agora o intervalo resultante ser de quarta justa.

Vamos ao famigerado exemplo do power chord de Dó (C). Uma possibilidade é fazê-lo com um dedo na casa 3 (sexta corda) e outro na casa 3 (quinta corda).

Por fim, nas cordas de baixo, se você quiser, ainda é possível tentar repetir uma das notas, ou mesmo as duas.

Forma invertida de power chords
Exemplo do power chord de C (Dó) invertido (Foto: Reprodução)

3. Outras variações

Existem ainda outras variações que conservam muitas características de um power chord tradicional, mas fogem à regra da utilização do primeiro e do quinto grau.

Você pode, por exemplo, usar apenas a fundamental e repeti-la pulando uma corda, abafando as outras que sobraram. Nesse contexto, você ainda manterá o peso, as frequências graves e a ausência da terça, assim como num power chord tradicional.

Alguns consideram que uma formação como essa ainda é um power chord, enquanto outros dizem que não, pela ausência da quinta. Na verdade, não há um consenso.

Você pode também fazer variações utilizando outras notas, como sétimas e nonas.

No fim, a verdade é que nada é completamente proibido. Cabe ao instrumentista entender se essa ou aquela forma parece adequada para a música e/ou o estilo que está executando.

Portanto, teste várias opções e deixe sua sensibilidade escolher o melhor caminho!

Forma alternativa de power chord
Exemplo de variação de power chord (Foto: Reprodução)

Deu pra sacar tudo sobre os power chords? Agora, para dominar esse fundamento, o único jeito é praticar. Pensando nisso, preparamos uma lista especial com músicas com power chords para você aprender!

E para continuar evoluindo no seu instrumento, nós temos uma dica indispensável para você: conheça o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Nos cursos de guitarra e violão, você aprenderá tudo sobre o universo das seis cordas e ficará fera em técnicas, batidas e, claro, muito repertório!

Não perca essa oportunidade de estudar música de onde e quando quiser, com instrutores qualificados e por um preço que cabe no seu bolso!

Cifra Club Academy

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK