Cifra Club

Quem foi Elvis Presley? A trajetória completa de um artista histórico

Talvez as gerações mais novas não conheçam ou até já tenham ouvido falar, mas não sabem exatamente quem foi Elvis Presley. Primeiramente, temos que entender que ele foi muito mais que o Rei do Rock.

Elvis Presley em sessão de fotos olhando de forma seuduzente para a câmera com as mãos cruzadas encostando no rosto
O histórico, incrível e único Elvis Presley (Foto/Divulgação)

Além disso, ser um cantor de talento imensurável e um dançarino nato também não é suficiente para ilustrar a importância dele para a cultura mundial.

Portanto, para entendermos quem foi Elvis Presley, temos que analisar sua arte no contexto sociocultural dos anos 50 e seus desdobramentos até hoje.

Neste artigo, vamos mostrar como a história de Elvis Presley se confunde, em vários sentidos, com a história da humanidade nos últimos 70 anos. Bora lá?

Quem foi Elvis Presley

É difícil dizer exatamente como seria o mundo se Elvis Presley não tivesse existido. No entanto, algumas situações são óbvias. Nesse sentido, sem Elvis, os Beatles não teriam existido, por exemplo.

Sem a rebeldia do cantor, a contracultura dos hippies e dos punks também não. Além disso, a capa do álbum London Calling, do The Clash, é uma homenagem ao primeiro disco, autointitulado, do cantor.

Sem o gingado do Rei do Rock, as danças de James Brown (que influenciaram fortemente Mick Jagger e Michael Jackson) não teriam sido tão ousadas. Sem a revolução social que Elvis causou no mundo, injustiças (que ainda existem, infelizmente) não seriam tão combatidas quanto hoje em dia. 

Portanto, Elvis Presley mudou o curso da história da humanidade nos âmbitos musical, social e comportamental. Mudanças que influenciam nas nossas vidas até hoje. Enfim, vamos desvendar quem foi Elvis Presley?

Anos 50

Nascido em 8 de janeiro de 1935 na cidade de Tupelo, no Mississippi, Elvis começou a tocar violão e cantar aos dez anos. 

Na década de 50, os Estados Unidos eram um país extremamente segregado racialmente, principalmente na região sul, onde Elvis nasceu. Dessa forma, os brancos ouviam música country e cantores pop da época. Os negros ouviam mais blues e gospel.

Entretanto, por morar em um bairro habitado predominantemente por negros, Elvis teve contato com os dois tipos de música. Assim sendo, ele teve uma forte influência do country. Porém, o futuro cantor se apaixonou também pelo blues e pelo gospel.

Dessa forma, Elvis desenvolveu, naturalmente, um estilo único, onde ele canta, qualquer que fosse o estilo, com entonação e trejeitos vocais influenciados pelos negros. 

Além disso, o jovem e ainda amador cantor passou a se vestir de forma extravagante para a época. Ao mesmo tempo, ele deixou crescer as costeletas e passou a pentear o cabelo para trás com óleo de rosa e vaselina, criando um enorme topete. Hábitos que não eram bem vistos para um branco.

Sun Records

Uma pessoa muito importante na biografia do Elvis Presley é Sam Phillips, dono de uma pequena gravadora chamada Sun Records. Ele dizia que, se encontrasse um branco que cantasse como um negro, ganharia um bilhão de dólares. 

Naquela época, era comum gravadoras independentes oferecerem um serviço onde anônimos gravavam quaisquer músicas que quisessem. Geralmente, para dar de presente para alguém, ou para ouvir sua voz gravada.

Desse modo, Elvis Presley foi até os estúdios da Sun Records e gravou um acetato com duas músicas para dar de presente para sua mãe. Alguns meses após a gravação de um segundo acetato, em 1954, Sam Phillips adquiriu a demo de uma música chamada Without You. De cara, ele pensou no cantor de costeletas para gravá-la. 

Sam Phillips não gostou do resultado. Porém, em um intervalo das gravações, Elvis começou a cantar um blues chamado That’s All Right (Mama). Foi nessa hora que Sam Phillips teve seu sonho de encontrar um branco que cantasse como um negro realizado.

RCA

Após o lançamento dessa música e mais quatro singles, Elvis já era um sucesso local na região de Memphis, para onde se mudou anos antes. Dessa forma, ele ficou muito grande para um selo pequeno, e Sam Phillips vendeu seu contrato para a RCA Records.

Em 27 de janeiro de 1956, o primeiro single do cantor pela RCA, Heartbreak Hotel, é lançado. Desde então, a história de Elvis Presley e do mundo não seria mais a mesma.

Elvis Presley e a quebra dos padrões de uma época

Temos que contextualizar o mundo no início de 1956 para entendermos melhor quem foi Elvis Presley.

Nesse sentido, a Segunda Guerra Mundial tinha acabado há pouco mais de dez anos. A Europa estava se reconstruindo. Os Estados Unidos prosperavam, enaltecendo o “american way of life.

É neste cenário que surge Elvis Presley. Com comportamentos e vestimentas nunca vistos e um estilo musical inovador, ele mostrou para a juventude que ela pode ter sua própria voz e personalidade.

Assim, eles podiam se diferenciar no mar de valores obsoletos do sonho estadunidense. Dessa forma, Elvis dá um novo sentido à vida daquela geração.

No entanto, o mais importante é que o Rei do Rock abriu o caminho para a juventude branca consumir a música de artistas negros. Assim sendo, músicos como Chuck Berry e Little Richard chegaram aos ouvidos da classe média branca. Nesse sentido, Elvis semeou o terreno para o fim da segregação racial no país.

Mas o melhor de tudo é seu repertório. Grandes clássicos do rock como Hound Dog, Don’t Be Cruel, Blue Suede Shoes e Love Me Tender se eternizam nesta época. 

Anos 60

A história de Elvis Presley muda radicalmente nos anos 60. Já em 1960, ele dá baixa do exército, onde serviu por dois anos. Na verdade, esta foi uma jogada do seu empresário, o Coronel Tom Parker.

Dessa forma, Elvis mostraria para uma nação conservadora, chocada com seu comportamento e sua música, que ele era um bom rapaz.

Elvis Presley, o ator

Ao retomar sua carreira, o cantor se dedicou por completo ao cinema. Dessa maneira, seus discos desse período nada mais são que as trilhas sonoras de suas películas.

Ao contrário dos seus filmes dos anos 50, como King Creole e Jailhouse Rock, seu trabalho cinematográfico pós-exército não causou impacto.

No entanto, as sementes que ele plantou floresciam nas mãos dos Beatles, Rolling Stones e James Brown. 

O retorno para a carreira musical

Em 1968, Elvis decide parar com os filmes e retornar à música. Nesse sentido, o Elvis 68 Comeback Special é um especial de TV que mostra o cantor se apresentando para uma pequena plateia.

Além de ser o pai do formato unplugged, Elvis é acompanhado pelo grupo vocal feminino The Blossoms, composto por três mulheres negras. Dessa forma, ele manifestou sua indignação com o assassinato de Martin Luther King, ocorrido alguns meses antes.

No repertório, seus clássicos e algumas músicas novas. Memories e Suspicious Minds se tornam grandes hits deste período.

Anos 70

Outro fator importante para entendermos quem foi Elvis Presley é que, nos anos 70, ele voltou a fazer turnês. No entanto, seus shows desta década são espetáculos grandiosos, que não deixam nada a dever para os mega shows dos astros da música atuais.

Assim, a primeira apresentação transmitida via satélite para vários países do mundo foi o famoso Aloha From Hawaii, em 1973. 

Além disso, Elvis lançou grandes sucessos nesta década, como Always On My Mind, My Way e Bridge Over Troubled Water.

Enfim, quem foi Elvis Presley?

Para entendermos quem foi Elvis Presley, não basta considerar apenas seu talento como cantor. Precisamos levar em conta a revolução musical, comportamental e social que ele causou. 

Mesmo após 45 anos de sua morte, em 16 de agosto de 1977, nós vemos artistas criando imagens peculiares. Além disso, eles misturam influências diversas para criarem seus próprios estilos. 

Da mesma maneira, se hoje as pessoas podem contestar a sociedade na luta para serem aceitas como elas são, Elvis Presley contribuiu e muito com isso.

Agora que você já sabe quem foi Elvis Presley, que tal compartilhar este artigo com seus amigos? Assim, mais pessoas vão se inteirar sobre a vida deste grande artista.

Além disso, amplie seu conhecimento sobre o Rei do Rock aprendendo a tocar alguns dos seus maiores clássicos!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK