Cifra Club

Relembre a carreira de Dolores O’Riordan

Dolores faleceu aos 46 anos (Foto: Internet)

A notícia da morte súbita de Dolores O’Riordan, na última segunda-feira (15), entristeceu o mundo da música. A artista tinha apenas 46 anos e estava em Londres se preparando para gravar uma música com a banda de heavy metal Bad Wolves.

Nascida no dia 6 de setembro de 1971, em Limerick, na Irlanda, Dolores O’Riordan assumiu o posto de vocalista da banda The Cranberries em 1989. Ao lado de Noel Hogan (guitarra), Mike Hogan (baixo) e Fergal Lawer (bateria), Dolores escreveu e interpretou canções que ajudaram a construir o cenário do rock alternativo da década de 1990.

The Cranberries em algum momento dos anos 90 (Foto: Internet)

Entre os anos de 1989 e 2017, o quarteto lançou sete discos gravados em estúdio: Everybody Else Is Doing It, So Why Can’t We? (1993), No Need to Argue (1994), To the Faithful Departed (1996), Bury the Hatchet (1999), Wake Up and Smell the Coffee (2001), Roses (2012) e Something Else (2017). Bastante popular junto aos fãs, a banda vendeu mais de 40 milhões de cópias ao longo carreira.

Segundo disco da banda foi premiado no mundo inteiro (Foto: Internet)

Investindo em canções reflexivas e com temáticas mais densas, o Cranberries conseguiu estabelecer uma perfeita conexão com os fãs. Na prática, é como se os discos entregassem ao ouvinte a mensagem necessária para lidar com as mais variadas questões cotidianos e dramas de uma vida adulta. Entre outras canções emblemáticas, o quarteto presenteou nossos ouvidos com clássicos Linger, Zombie, Animal Instinct e Ode To My Family.

Voo solo

Entre 2003, a necessidade de cuidar de projetos individuais fez com que os integrantes do Cranberries dessem uma pausa na carreira da banda. Naquele mesmo ano, Dolores gravou a canção principal do filme A Paixão de Cristo, Ave Maria, e tinha até composto uma canção para o filme Evilenko. No mesmo período, a artista participou de vários projetos, incluindo dueto com ninguém menos que o tenor Luciano Pavarotti.

De cabelos vermelhos, Dolores brilha em evento de Pavarotti (Foto: Divulgação)

Em 2007, ela lançou o álbum Are You Listening? e rodou o mundo fazendo shows mais intimistas. A bordo do “A Voz do The Cranberries”, Dolores se apresentou para milhares de pessoas e esgotou teatros. Já em 2009, ela lançou o disco No Baggage e naquele mesmo ano retornou à banda. Entre os singles da carreira solo da artista está a faixa Ordinary Day.

Em 2016, ela lançou o disco Science Agrees com o D.A.R.K., grupo que teve ao lado dos músicos Olé Koretsky e Andy Rourke (ex-The Smiths).

Retomada

Apesar de voltar à estrada em 2009, o Cranberries só lançou disco de inéditas em 2012. Por sua vez, em 2017, o grupo lançou um álbum de regravações acústicas. Naquele mesmo ano, uma turnê foi cancelada em razão de problemas ortopédicos de Dolores.

A última apresentação ao vivo de Dolores foi em uma festa da revista Billboard, em dezembro de 2017. No dia 20 daquele mês, ela usou o Twitter para comemorar o retorno aos palcos e desejas boas festas de Natal aos fãs do Cranberries.

De acordo com as regras do destino, Dolores O’Riordan veio a falecer em janeiro de 2018.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK