Cifra Club

Repertório de guitarra blues: 6 músicas para aprender hoje

Confira como tocar na guitarra alguns dos maiores sucessos do blues!

A guitarra elétrica não teria tanta importância se não fosse pelo blues, um dos gêneros musicais em que ela mais se destacou. Então, elaboramos uma lista com clássicos para um repertório de guitarra blues!

Além de ser fundamental para o desenvolvimento de técnicas, o blues é um estilo que sempre agrada. Por isso, é importante você ter músicas do gênero no seu repertório musical. Vem com a gente!

Aprenda o repertório de guitarra blues: do iniciante ao avançado

Como sempre, nossa lista contém músicas para todos os níveis. Então, vamos adquirir um repertório guitarra blues? 🙂

1. Me and the Devil Blues ― Robert Johnson

Inegavelmente, Robert Johnson é um dos maiores bluesman de todos os tempos. Por isso, nada mais natural que nossa lista de repertório guitarra blues começar com um dos seus clássicos: Me And The Devil Blues.

Apesar de ter 9 acordes, ela é indicada para iniciantes, por ter uma batida de mão direita (esquerda para os canhotos) simples e típica do gênero.

Além disso, a progressão de acordes com inversão na introdução, é outra marca registrada desse estilo. A música também é recomendada para quem deseja aprender como tocar blues no violão.

2. The Thrill Is Gone ― B. B. King

Outra música que recomendamos para iniciantes é a clássica The Thrill Is Gone, do B. B. King.

Além de ser uma música importante em qualquer repertório de guitarra blues, ela traz um bom estudo de pestana, pois 2 dos seus 4 acordes estão nesse shape.

Caso ache necessário, comece treinando o acompanhamento em um andamento mais lento com a ajuda de um metrônomo.

Você também pode aproveitar para estudar alguns licks dos solos que aparecem ao longo da música; eles não são rápidos e te ajuda com técnicas como bend, slide e vibrato.

3. Sweet Home Chicago ― Robert Johnson

Grandes guitarristas — como Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan, Jimi Hendrix e Jimmy Page — não teriam existido se não fosse Robert Johnson.

Por isso, temos outro clássico dele em nossa lista de repertório guitarra blues: Sweet Home Chicago.

Além de ser um exemplo típico do 12 bar blues (de 12 compassos), ela tem um riff de introdução que é característico do gênero.

Também é recomendada para iniciantes, pois tem só 3 acordes bem fáceis, tocados com o capotraste na primeira casa.

4. Crossroads ― Eric Clapton

Robert Johnson foi um grande mentor e seu clássico Crossroads ganhou uma versão de Eric Clapton, se tornando um grande sucesso.

Apesar de trazer mais desafios, a versão do guitarrista inglês é mais fácil do que a original. Contudo, recomendamos seu estudo para quem está no nível intermediário.

O riff dessa música traz o uso de técnicas como bend, hammer on e pull off, executado em um andamento não muito lento.

Por isso, comece seus treinos tocando-a de forma mais lenta que a gravação.

5. Pride and Joy ― Stevie Ray Vaughan

Obrigatória em um repertório de guitarra blues, Pride and Joy é outra música indicada para pessoas no nível intermediário.

Primeiro, afine a guitarra meio-tom abaixo. Depois, comece estudando a base, que traz apenas 7 acordes fáceis para intermediários. 

A batida de mão direita é o clássico blues shuffle. Por isso, comece treinando em um andamento mais lento até essa batida ser completamente dominada.

Quem se interessar em estudar o solo de guitarra deve dividi-lo em várias partes e ir treinando cada uma por vez, também em um andamento mais lento.

6. Still Got the Blues ― Gary Moore

Fechamos a lista de repertório de guitarra blues em grande estilo com Still Got the Blues, o maior sucesso do Gary Moore, indicado para quem está no nível avançado.

Essa música tem 17 acordes: entre eles, o Am/B e o E7(9+) demandam mais atenção. Aqui a dificuldade não é só o shape, mas a transição que ocorre entre Am – Am/B – Am/C.

É necessário tocar os acordes com clareza para destacar a passagem do baixo junto do padrão de arpejo.

Por isso, pratique as trocas que envolvem os dois acordes e depois avance para o resto da base.

Outro ponto é que essa música exige uma pegada mais leve de mão direita (esquerda para os canhotos).

Quando a base estiver legal, tire os 3 solos dela: um por vez, começando pelo da introdução; após, treine o solo final.

O solo do meio exige um estudo de palhetada alternada, com um trecho de extrema rapidez, devendo ser tirado por último.

Venha aprender mais no Cifra Club Academy!

Curtiu nossa lista de repertório de guitarra blues e ficou aquele gostinho de quero mais? Então, queremos te convidar a se inscrever no Curso de guitarra do Cifra Club Academy!

Nele, você vai estudar as diferentes batidas do blues, escalas de blues e pentatônicas, além, é claro, de aprender a tocar outros estilos, dominando totalmente as técnicas da guitarra.

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club PRO

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club PRO
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK