Cifra Club

Repertório musical: aprenda as melhores canções do básico ao expert!

Selecionar o repertório musical durante o processo de aprendizagem pode ser tarefa difícil, devido à ansiedade de atingir níveis mais avançados. Assim, antes de escolher sua música preferida para tocar, é necessário avaliar se o nível de habilidades no violão são compatíveis com seus conhecimentos.

Mulher asiática sentada na cama tocando um acorde com pestana no violão
A seleção de repertório é um momento essencial e constante na jornada do músico (Foto/Pexels)

Nesse sentido, é possível selecionar um repertório musical para cada etapa e evoluir ao longo do tempo, com paciência e dedicação, evitando erros de iniciante. Dessa forma, preparamos alguns insights para você aumentar o seu set list, independente do nível, indo do básico ao expert.

Então, separa o bloco de notas, o violão e a palheta e vem com a gente!

9 hits para você incluir no seu repertório musical de violão

Agora que você sabe como escolher as faixas para montar seu repertório, chegou a hora de treinar, observando os níveis de cada uma.

Repertório musical para nível básico/iniciante

Geralmente o nível básico corresponde àqueles que estão começando a tocar violão do zero. Portanto, é necessário começar com poucos acordes e batidas mais fáceis.

Garota Nacional — Skank

Para tocar esse clássico do pop rock nacional dos anos 90, você precisa apenas dos acordes de C e Dm. A batida pode parecer um pouco acelerada, mas não é nada que você não “tire de letra”. Dê o play e toque com o vídeo de Garota Nacional.

La Bella Luna — Os Paralamas do Sucesso

Assim como na música anterior, esse hit dos Paralamas também conta com dois acordes, E e B7. Já que a batida é bem lentinha e confortável, La Bella Luna acaba sendo uma ótima oportunidade para conhecer um acorde com sétima! Logo, tocar essa música é um passo firme rumo à evolução no violão.

Interrompemos a resenha sobre repertório musical para uma novidade quente: a Black Friday Cifra Club está com descontos sensacionais. Se você quer aprender música de verdade, a hora ideal é agora!

Repertório musical para nível intermediário

A princípio, o nível intermediário é aquele que já consegue explorar mais o braço do violão e executar músicas, com acordes mais complexos e solos.

One — U2

A música One possui sete acordes, pestana e um solo na introdução. A dificuldade aqui é a execução do acorde Dsus2. Nesse caso, remove-se a terceira nota do acorde, utilizando-o para montar sequências cadenciadas.

Photograph — Ed Sheeran

Apesar de parecer simples, Photograph tem solos na introdução e passagens minuciosas. Além disso, temos acordes com pestana, sustenidos e com nona. Essa mistura toda pode incentivar a transição do básico para o intermediário.

Wish You Were Here — Pink Floyd

Com sua introdução trabalhada em riffs e solos, que demandam técnicas, Wish You Were Here faz a ponte entre os níveis intermediário e avançado. E olha que são poucos acordes, hein? O cuidado com cada detalhe dos solos com o ritmo, no entanto, elevam o padrão de execução.

Conselho pra vida: quando o estudante não consegue evoluir para nível o nível intermediário, é hora de procurar um curso para identificar as dificuldades.

Repertório musical para nível avançado

A essa altura, o músico já construiu sua própria linguagem no instrumento, bem como possui conhecimento teórico e técnico. Nesse caso, a prática é fundamental para que as notas, acordes e melodias soem ainda melhores.

Hotel California — Eagles

Mesmo não tendo acordes complexos, a versão acústica de Hotel Califórnia exige bastante. São três violões, sendo que cada um faz uma coisa diferente, ou seja, são três músicas em uma. Além do mais, a canção é cheia de licks e solos que exigem muita independência dos dedos.

Chega de Saudade — João Gilberto

A música Chega de Saudade envolve mais de 30 acordes. Pra melhorar, o saudoso João Gilberto criava arranjos sui generis com a mesma facilidade com que Maradona dava um drible. Além do elevado número de acordes, a dificuldade aqui é a perícia para não transformar a inconfundível batida da bossa nova em samba.

Repertório musical para nível expert

Por fim, o nível expert é aquele em que além das dificuldades de execução e riqueza de detalhes, o músico toca naturalmente, sem pensar. Assim, as improvisações são fluidas, é fácil reproduzir o que houve e os erros são mínimos. Para chegar nesse estágio, é preciso conter a ansiedade para tocar bem depressa.

Sapato Velho — Roupa Nova

A cifra da música Sapato Velho é um excelente teste de concentração e desenvoltura técnica para chegar nas soluções certas. Para ilustrar melhor a complexidade desse hit, vamos aos fatos:

  • 4 minutos de duração
  • 44 acordes, incluindo alguns bem complexos
  • Solo cheio de notas e construído com as técnicas slide, hammer-on, bends, pull-of e vibrato

Ademais, a parte vocal é um desafio à parte. Dessa forma, uma notinha fora do lugar é suficiente para complicar o trabalho vocal e instrumental. Abaixo, você confere uma videoaula que ensina a tocar essa obra!

Neon — John Mayer

O arranjo da versão acústica da música Neon é dos mais inspirados dos últimos tempos. Sem economizar no apuro técnico, John Mayer dá shows de requinte, bom gosto e sofisticação. Tocar esse hit, no entanto, não é tarefa simples. Confira um esqueminha das dificuldades que envolvem a execução desse clássico:

  • São muitos acordes complexos
  • O andamento é acelerado
  • A afinação do violão não é convencional
  • A introdução é longa e cheia de frases minuciosas
  • As mãos precisam estar preparadas para executar vários comandos, sempre de forma rápida

Além disso, é preciso estar em dia com a independência dos dedos, bem como com o uso do metrônomo. Para ajudar com esse processo, você pode dar o play na videoaula a seguir.

Aprenda violão, monte seu set list e mais!

Agora que você já sabe que existe uma música certa para cada nível de aprendizagem, que tal montar seu próprio repertório? Nesse sentido, antes de escolher suas músicas preferidas, invista em um curso para aprimorar suas habilidades.

Gustavo Fofão divulga os benefícios da Black Friday do Cifra Club
Você está a poucos cliques de tomar a decisão que mudará seu aprendizado na área da música (Imagem/Cifra Club)

Assim, ao mesmo tempo que você aprende e evolui como músico, expande seu repertório musical e constrói o seu próprio.

Portanto, não fique de fora da maior plataforma de EAD de música do país! Faça sua inscrição, aproveite a Black Friday e desfrute de todos os benefícios do Cifra Club Academy. Não fica de fora dessa, hein?

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK