Os melhores ritmos para tocar no ukulele
Aprenda cinco ritmos para aumentar seu repertório e avançar nos estudos de ukulele!
O ukulele é um instrumento bastante versátil, tanto em tamanho quanto musicalmente, se adaptando a diversos estilos. Então, bora aprender alguns ritmos para tocar no ukulele e ampliar seu repertório?
Além de conhecer os acordes, para tocar ukulele é essencial saber batidas.
E como cada gênero musical tem suas particularidades, você precisa estar por dentro das principais diferenças entre eles.
Aprenda 5 ritmos para tocar no ukulele
O ukulele se adapta a diversos estilos musicais, sempre com sua sonoridade carregada de autenticidade.
Hoje vamos conhecer alguns exemplos de batidas para:
- Pop
- Rock
- Pop rock
- Folk
- Reggae
Não é obrigatório usar todas as batidas sugeridas da mesma forma para as músicas do gênero.
Contudo, elas servirão como um ótimo ponto de partida para tocar suas músicas favoritas nesses estilos. Vem com a gente!
1. Pop
O padrão de pop que sugerimos é construído pela seguinte sequência de movimentos: baixo, baixo, cima, cima-baixo, baixo. A batida está em um compasso de quatro tempos.
Você pode dividir cada pulso em quatro partes e contar os movimentos da seguinte forma: nos tempos 1 e 2, faça os toques para baixo.
Na última subdivisão do tempo 2, toque para cima; e, no 3, faça dois movimentos rápidos (cima-baixo) na segunda subdivisão e contratempo. Finalize no tempo 4 com mais um toque para baixo.
As batidas desse estilo são simples e diretas para acompanhar a melodia principal. Elas criam um ritmo fluido e contínuo com acentuações nos toques para baixo.
Um clássico do pop, que você pode incluir essa batida, é I’ll Be There, do grupo Jackson 5.
2. Rock
Para tocar rock podemos usar um padrão com esta sequência de movimentos: baixo, baixo-cima, cima-baixo-cima.
A primeira batida para baixo corresponde ao tempo 1; já a segunda batida para baixo cai no segundo tempo, enquanto o “cima” fica no contratempo dos tempos.
A quarta batida “cima” é tocada no contratempo do tempo 3. E baixo-cima ficam, respectivamente, na parte forte e contratempo do tempo 4.
Aqui as batidas são mais dinâmicas e as progressões de acordes são mais rápidas. Há canções em que tem variações no ritmo para ressaltar a intensidade do estilo.
A música Last Kiss, da Pearl Jam, é um belo exemplo de onde esse ritmo atua!
3. Pop rock
No pop rock existe um padrão muito usado, e você pode organizar os movimentos dele assim: baixo-baixo, cima-cima-baixo, baixo-cima-baixo-cima.
O ritmo no tempo é semelhante à batida de pop que mostramos, mas com uma alteração no tempo 4.
Ela conta um número um pouco maior de toques em relação aos outros padrões, mas com a prática não é tão complicado.
Esse gênero traz consigo a leveza do pop e a energia que vem do rock. Por isso, pode variar de intensidade ao longo dos versos da canção. Uma sugestão para praticar é Morena, do Vitor Kley.
4. Folk
O padrão do folk que sugerimos é: baixo-baixo, cima-baixo-cima. Toque para baixo nos tempos 1 e 2, para cima no contratempo do 3, e finalize com baixo e cima no tempo 4.
Em algumas músicas, o ritmo do folk se assemelha e se encaixa no padrão de rock. Porém, o folk conta com um característico movimento suave e tranquilo.
Quase Sem Querer, da Legião Urbana, é um clássico atemporal que você pode encaixar essa batida!
5. Reggae
No padrão do reggae, você precisa memorizar somente um fragmento, pois ele se repete durante todos os tempos do compasso.
Ele é assim: um toque abafado, um para baixo e um para cima. Na parte forte do pulso, toque uma batida abafada.
Em seguida, no contratempo e na última subdivisão do pulso, toque para baixo e para cima. Repita a sequência durante todo o compasso.
Esse estilo é bastante associado ao ukulele, e não podemos negar a bela afinidade entre eles. Aqui a ênfase está nos contratempos e nas batidas abafadas.
Lembre-se de utilizar a palma da mão para cortar o som e, assim, criar a típica levada do reggae.
Um ótimo exemplo de batidas de reggae é Um Anjo do Céu, da banda Maskavo.
Aprenda a tocar ukulele com o Cifra Club Academy!
Curtiu conhecer alguns dos principais ritmos para tocar no ukulele? Vale ressaltar que as possibilidades são infinitas e qualquer canção pode ser tocada nesse instrumento que esbanja versatilidade.
Então, para se aprofundar ainda mais no tema, conheça agora o curso de ukulele Cifra Club Academy e evolua seus estudos a cada dia.
Não perca essa grande oportunidade de aprender novos acordes e técnicas com quem mais entende de ensino de música. Bons estudos, e até a próxima!
Ana Julia Santos
Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.