7 músicas do rock argentino para tocar no violão
Aumente o seu repertório com uma lista de sucessos do rock argentino!
O rock argentino é responsável por muitas músicas cantadas em toda a América Latina. Pensando nisso, fizemos uma lista com sete cifras para você aprender!
Você vai conferir alguns dos maiores sucessos do rock argentino e, de quebra, aumentar o seu repertório de músicas em espanhol! Vamos lá?
As melhores músicas do rock argentino para tocar no violão
Pensando em seu aprendizado e evolução, selecionamos músicas de variados níveis de dificuldade.
Se você quer variar o seu repertório, então vem com a gente conhecer o melhor do rock argentino!
1. Y Dale Alegría a Mi Corazón – Fito Páez
Gravada por muitos artistas, Y Dale Alegría a Mi Corazón tem até uma versão em inglês criada pelos torcedores do Liverpool, sabia?
Lançada em 1990, essa é uma das músicas mais conhecidas de Fito Páez, com elementos do rock folk latino, soando como uma espécie de hino.
Ela não possui uma harmonia muito complexa, sua tonalidade é D e se move nos acordes tradicionais da harmonia tonal.
Se você quiser aumentar a dificuldade, a partir da segunda volta, pode modular para a tonalidade de F e depois retornar a D, como faz Fito na música.
2. De Música Ligera – Soda Stereo
De Música Ligera é um grande hit do rock argentino que também ficou muito conhecido no Brasil com as versões do Capital Inicial e Paralamas do Sucesso.
Essa foi a última música tocada pelo Soda Stereo antes de se aposentar, em 1997, e deu origem à inesquecível frase de Gustavo Cerati: “Gracias Totales”.
Ela tem um único ciclo de acordes que se repete sempre da mesma forma. Está em Bm e o ciclo harmônico é Bm – G – D – A, em estrofes, refrões e solos.
No meio de cada estrofe, você pode acentuar a passagem G – D para dar mais força, da mesma forma que o arranjo original.
3. Seguir Viviendo Sin Tu Amor – Luis Alberto Spinetta
Considerado o mais influente na história do rock argentino, Luis Alberto Spinetta atravessou muitas gerações como solista.
Ao contrário da maioria de suas canções, Seguir Viviendo Sin Tu Amor é mais acessível e pode ser tocada sem muita dificuldade.
A música original está em D, mas se você a achar muito alta, pode tocar também a versão da banda Catupecu Machu, em B.
4. Crimen – Gustavo Cerati
Uma das canções mais conhecidas da fase solo de Gustavo Cerati, Crimen foi lançada em 2006 e ganhou o prêmio de melhor canção de rock no Grammy Latino de 2007.
Ela não possui uma melodia complexa, mas talvez sua estrutura precise de um pouco de atenção. A música está em E, mas se move muitas vezes para regiões inesperadas.
Na segunda parte da música, aparece uma inversão E/G# em alguns trechos específicos, devendo ter atenção nesses movimentos.
5. Un Poco de Amor Francés – Patricio Rey y Los Redonditos de Ricota
Un Poco de Amor Francés foi lançada em 1991 e se tornou uma das músicas mais tocadas em bares, shows e festas de rock.
Ela possui uma estrutura tradicional de refrão e estrofe, sendo que o refrão tem um pouco menos de intensidade do que as estrofes. Por isso, recomendamos que você diminua a força nesses trechos.
A música está em C e sua harmonia percorre o ciclo de acordes comuns à tonalidade.
6. Irresponsables – Babasónicos
Indicado ao Grammy Latino, Irresponsables é um dos grandes hits da discografia da Babasónicos.
Ela é muito dinâmica, então temos que tocá-la com bastante swing, com Em e percorre uma harmonia tradicional para a tonalidade.
A música também tem alguns elementos do surf-rock e um som setentista, com elementos que lembram a estética do bolero.
7. Flaca – Andrés Calamaro
Flaca é uma canção simples, apesar de ter algumas particularidades. Ela está em G e passa da estrofe ao refrão com o mesmo ciclo de acordes: G – B7 – Em – C – G – D – G – D.
Essa música tem um longo segmento instrumental, com arranjos e coros, sendo ideal para tocar e convidar todo mundo a cantar junto.
Aprenda a tocar ritmos latinos no violão
Você conferiu uma lista com o melhor do rock argentino para tocar. Que tal continuar seus estudos musicais em outros gêneros para aumentar o repertório? Descubra como tocar ritmos latinos no violão!