Cifra Club

Rock nacional dos anos 2000: as melhores bandas

Não faz muito tempo que as músicas mais tocadas no Brasil eram vertentes do velho rock and roll. O rock nacional dos anos 2000 moldou o gosto musical dos últimos Millenials e dos primeiros Geração Z e hoje é parte da nossa saudade.

Nx Zero, expoente do rock nacional dos anos 2000
“Entre razões e emoções”, a banda Nx Zero ajudou a moldar o rock nacional dos anos 2000 (Imagem/Divulgação)

Em suma, havia banda para todas as tribos: surfistas, skatistas, emos, todos os gostos possíveis misturados e eternizados pela programação da saudosa MTV. Das letras positivas da Forfun aos versos doloridos da Fresno, os fãs da época tiveram um prato cheio de pop rock, hardcore, emocore e screamo.

A força do rock nacional dos anos 2000

A existência daquela geração de bandas é crucial para a formação básica do público que dá força a festivais como Rock in Rio e Lollapalooza. Mesmo acontecendo na década posterior, esses eventos contam com os adolescentes do ano 2000. Portanto, a prova disso é o sucesso que tais bandas ainda fazem nos limites da cidade do rock.

Badauí, vocalista do CPM22 e Pitty, ícones do rock nacional dos anos 2000
Badauí e Pitty: dois protagonistas do rock brasileiro dos anos 2000 (Foto/Internet)

Nos anos 2000, o Brasil era um país em aceleração, então, os temas tratados pelas bandas eram diferentes daquelas de tempos mais sombrios. Assim, algumas das letras do rock nacional dos anos 2000 ainda faziam alusões políticas, mas a maioria se concentrava em conflitos pessoais e romances conturbados. 

7 melhores bandas do rock nacional dos anos 2000

A seguir, você confere as bandas que mais fizeram sucesso na época e que deixaram, ao menos, um grande álbum para a posteridade. 

1. CPM 22

Os maiores representantes do hardcore nacional saíram do underground ao mainstream e abriram caminho para todas as bandas a seguir. Portanto, era difícil estar em terras tupiniquins sem ouvir o refrão da inesquecível Um Minuto Para o Fim do Mundo tocando no rádio. 

Multipremiada, a banda fez o país inteiro bater cabeça com suas melodias pauleiras e suas letras facilmente absorvíveis. É, literalmente, impossível falar de rock nacional dos anos 2000 sem falar deles ou de Dias Atrás tocando em Malhação. 

Aprenda a tocar Não Sei Viver Sem Ter Você, com power chords e muito punch! Se preferir, claro, você pode sempre substituí-los por acordes normais.

2. Pitty – força nordestina no rock nacional dos anos 2000

Vinda da cena underground da Bahia, Pitty apareceu no mainstream em 2003. Sua influência impactou diretamente no público feminino e quebrou barreiras em uma época onde não havia mulheres com tanta representação no rock nacional. Hoje, mais do que uma “herdeira” de Rita Lee, Baby do Brasil e roqueiras de outras épocas, seu nome é a própria referência. Essa história, no entanto, tem seu marco inicial na visceral Máscara.

Entre suas faixas marcantes, os destaques ficam por conta do rock Teto de Vidro e da baladinha Equalize, ambas do seu primeiro álbum, Admirável Chip Novo. Ao longo de sua carreira, a cantora lançou outros quatro álbuns e se viu, até mesmo, flertando com uma sonoridade diferente no projeto Agridoce

Aprenda a tocar Na Sua Estante, do Anacrônico (2006), com sete acordes de nível fácil. Acima de tudo, dedique-se ao riff, onde está a identidade melódica da canção e atenção na afinação das cordas! Aproveite a videoaula para aprendê-la na guitarra.

3. Detonautas Roque Clube

Uma das bandas mais políticas do rock nacional dos anos 2000 se dividia entre falar de amor e de lutas sociais. Curiosamente, formada no início da popularização da internet no Brasil – ainda na década de 90, o nome da banda vem do termo “internautas”. 

O Detonautas criou algumas das letras mais bonitas da época e figurou em diversas trilhas da paixão nacional: as novelas. Até então, possui seis álbuns de estúdio e um repertório de qualidade atemporal. Nesse sentido, as canções Olhos Certos, Você Me Faz Tão Bem e O Dia Que Não Terminou são alguns dos destaques.

Por fim, aprenda a tocar O Retorno de Saturno, do disco homônimo de 2008. São apenas sete acordes de nível fácil, bem como um belíssimo riff simples de tirar de ouvido

4. Fresno – a escola gaúcha no rock nacional dos anos 2000

O maior nome emo no Brasil é, até hoje, uma das mais respeitadas e amadas do país. Desde a poética Milonga até o hit Alguém Que Te Faz Sorrir, o diferencial da Fresno sempre foi a escrita. Em síntese, as criações de Lucas Silveira em parceria com Rodrigo Tavares geraram aqueles que seriam os versos mais dolorosos da geração.

Por fim, apesar das trocas de integrantes e das mudanças de sonoridade, a banda continua produzindo material de altíssima qualidade. Possuem oito álbuns de estúdio lançados e diversas premiações, até mesmo internacionais.

Aprenda a tocar Sua Alegria Foi Cancelada, do álbum homônimo de 2019. Cinco acordes, em Am (Lá Menor), e você adiciona ao seu repertório essa joia do repertório da Fresno!

5. Nx Zero

Nx Zero foi a banda mais popular entre os festivais de rock nacional dos anos 2000. Desde o lançamento do clipe bombado de Além de Mim, em 2006, o grupo de Di Ferrero decolou no conceito geral. Apesar de surgir simultaneamente com boa parte das bandas dessa lista, as letras e melodias da Nx soavam mais pop na ocasião, tendo melhor absorção comercial.

Até o hiato da banda, em 2017, haviam sido lançados seis álbuns de estúdio com sucessos como Razões e Emoções e Cedo ou Tarde. Em suma, a banda foi desde problemas da adolescência no Diálogo (2004), até angústias maduras provenientes de questões sociais no seu último lançamento, Norte (2015). 

Aprenda a tocar Só Rezo, do aclamado Sete Chaves, de 2009, uma das últimas canções do gênero a alcançar o topo dos charts brasileiros. São apenas cinco acordes, em F (Fá Maior).

6. Forfun

A divertida Forfun era a porta-voz da positividade em meio às letras tristes dos outros representantes do rock nacional dos anos 2000. Dessa forma, a sonoridade da banda era uma mistura de rock, sol e mar, agradando ao público que buscava uma referência de composições leves.

Com quatro álbuns de estúdio lançados, a banda, que teve seu fim em 2015, nos deixou História de Verão, Hidropônica, Morada e outros sucessos. Partindo da despreocupação de Teoria Dinâmica Gastativa (2005) até o último trabalho, Nu (2015), a vibe hoje é apenas saudade.

Aprenda a tocar Sigo o Som, com oito acordes, em G (Sol maior) e muita energia para bater cabeça ou dançar junto.

7. Strike

Figura carimbada nos festivais da época, a Strike é outra banda inesquecível da geração anos 2000. As composições divertidas, a mistura com flows de rap e o visual street marcante [à la Blink-182] renderam fama e entradas na trilha sonora da novela Malhação.

Ativos até hoje, com outra formação, Marcelo Mancini e companhia continuam tocando sucessos como Paraíso Proibido e O Jogo Virou Brasil afora.

Aprenda a tocar Fluxo Perfeito, com seis acordes fáceis em A (Lá Maior). A única regra para reproduzir os sucessos da Strike é se divertir!

Como resultado, é certo dizer que a geração de bandas de rock nacional dos anos 2000 não ficou naqueles anos. Dessa forma, os fãs ainda carregam seus legados e aqueles sons ainda estão vivos nas playlists e nas referências de artistas da década atual.

Curtiu a lista e não quer bater cabeça sozinho? Então, compartilhe o texto com os amigos e relembre mais bandas e sucessos da época!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK