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Descubra a sequência para ligar pedais de guitarra

Aposto que você também fica super confuso na hora de ligar essas caixinhas mágicas no seu pedalboard, não é mesmo? Até porque quando se fala na sequência para ligar pedais de guitarra, não há unanimidade.

Músico usou a melhor sequência para ligar pedais de guitarra
Pedais ligados numa sequência bem pensada, certamente rendem uma melhor performance no som (Foto/Pexels)

Sabemos que guitarristas adoram experimentar timbres, sempre alterando a ordem dos pedais que não podem faltar no pedalboard. O problema é que, por não ter uma fórmula exata, a galera que tá começando super se confunde na hora de montar a cadeia de sinal.

Mas não esquenta! A gente aqui do Cifra preparou esse post fresquinho com um guia prático para iniciantes no mundo dos pedais analógicos. 

Qual é a melhor sequência para ligar pedais de guitarra?

Novamente, não há “receita de bolo”. O que temos, no entanto, são recomendações de guitarristas, fabricantes de pedais e dicas pelas comunidades e fóruns. Assim, vamos compilando esses direcionamentos para construir uma lógica que parece funcionar melhor na maioria dos casos. Vamos lá!

1. Afinador

O afinador é o primeiro item no seu pedalboard, porque o sinal tem que chegar nele o mais limpo possível para a afinação ser mais precisa.

Se você deixar o afinador depois de pedais de modulação, por exemplo, terá dificuldade em afinar sua guitarra. Isso porque pedais de chorus e flanger atuam criando dobras levemente desafinadas para obterem o som característico dos efeitos.

Por isso, já sabe, né? Prioridade total para o afinador na ordem de pedais na sua cadeia de sinal!

2. Wah-wah

Tá bom… isso também não é unanimidade porque a posição do wah na ordem de pedais é mais uma escolha timbrística, sabe… Mas, não tem como negar que começar a timbrar sua guitarra por esse pedal ou por qualquer outro da categoria de filtro (como um auto wah ou um envelope) é um acerto logo de cara.

O wha wha é um item essencial para montar uma sequência de pedais
Já pensou, ter um wha wha do Jimi Hendrix pra chamar de “meu”? (Foto/Divulgação)

Muitos guitarristas fazem essa escolha pelo fato de assim o efeito soar mais natural. Isso porque ligando o wah-wah depois dos drives, você terá um som bem mais estridente, com as frequências altas um pouco fora de controle. Não queremos isso, não é mesmo?

De qualquer forma, você pode fazer seus testes posicionando o pedal antes e depois da seção de distorções. Faça isso e escolha o som que tenha mais a ver com a sua pegada.

Quer aprender a tirar um timbre matador do seu pedal de wah wah, então se liga nesta videoaula!

3. Pitch Shifter

Os pedais que alteram o pitch, ou a afinação, de sua guitarra entram agora. Seja um harmonizer, whammy ou um oitavador, a melhor posição para esses pedais é exatamente antes do compressor e das distorções.

O motivo é bem simples, na verdade. É que fazendo assim o som já entrará nos drives com a característica de afinação que esses pedais dão a ele. Dessa forma, tanto seu som limpo quanto distorcido, acrescidos de pitch shifters, soarão mais limpos (e menos embolados).

4. Compressor

Agora chegamos ao compressor. Apesar de subestimado por alguns guitarristas, esse pedal é fundamental para o seu timbre. Isso porque os compressores funcionam, grosso modo, como uma forma de automatizar o volume do seu instrumento. Ele atua normalizando, achatando um pouco seu som.

Pedal compressor da Fuhrmann, item fundamental na sequência para  ligar pedais de guitarra
Pedal de compressor da Fuhrmann tem espaço em qualquer pedalboard (Foto/Divulgação)

Dessa forma, você aparece de forma mais coesa na mix com a banda. Mas para ligar o compressor na posição correta, o melhor é deixá-lo comprimindo o sinal limpo, antes das distorções mesmo.

Até porque as próprias distorções já comprimem um pouco o sinal da guitarra. Por isso, deixando nessa posição, você poderá dar uma melhor característica de compressão ao seu sinal limpo.

5. Distorções

Chegou a vez do overdrive, do fuzz e do distortion! Mas para começar a pegar pesado com qualidade no timbre, o ideal é iniciar pelo pedal mais fraco. Em outras palavras, não se esqueça de ligar o overdrive antes do distortion, ok? 

Fazendo dessa maneira, além de ter uma gama mais bem definida de sons, poderá usar o overdrive como um boost. Assim você pode dar aquele gás na hora do solo!

A propósito, se liga nessa aula sobre tipos de drives!

6. Volume

E falando em boost, chegou a vez de trabalhar os volumes do seu sinal. Aqui você poderá conectar um boost clean ou um pedal de expressão de volume.

O critério nessa seção é também a posição desse tipo de pedal em relação às distorções (antes ou depois delas). E o interessante aqui é ligá-los depois mesmo, porque se fosse antes, iam saturar ainda mais, injetando mais sinal no input das distorções. Dessa forma, fica mais difícil controlar os parâmetros do seu timbre.

Além disso, nessa posição, você poderá trabalhar o controle do volume geral da guitarra e ainda adicionar mais cor a seus delays e reverbs. 

Sabe como? Então… é que manipulando o pedal de expressão, você faz o efeito swell (abrindo e fechando o volume). Esse som fica super legal acrescido das repetições das notas com o deley. Experimente!

7. Modulações

Depois dos volumes, chegou a hora de modular seu sinal para conseguir aquele som rico e estereofônico. E é para isso que existem pedais como chorus, phasers e flangers.

Essas modulações comem muito sinal, pois trabalham em vários estágios criando dobras e alterando tonalidade e afinação dessas dobras. Por isso, elas funcionam melhor depois dos efeitos de aumento de ganho e saturação.

Isso também se dá porque, caso viessem antes das distorções, poderiam prejudicar os processos de excitação e saturação quando acionamos os drives. Dessa forma, é melhor que trabalhem depois de todas as etapas de amplificação.

8. Ambiências

Delays e reverbs, efeitos de ambiência precisam ficar por último. Os delays, por exemplo, estragam o som se ligados antes das distorções. Isso porque o objetivo do delay é repetir o som processado, caso contrário, você terá o famoso som “embolado” de guitarra.

Ah, geralmente se usa os delays antes dos reverbs também! Dessa maneira, a ambiência dos reverbs pega também a cauda das repetições do delay. Abaixo, você compreende como funcionam os parâmetros desse pedal: 

Se o seu amp tiver as entradas loop (send e return), pode ligar seu reverb lá que fica bem melhor. Nessas entradas, você adiciona efeitos que atuarão entre o pré o power do amp, conseguindo assim que atuem antes de qualquer saturação do sinal. No caso dos reverbs, por exemplo, soarão muito melhor nessa posição.

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Agora, que você já sabe a sequência para ligar os pedais de guitarra, que tal se aprofundar ainda mais nos estudos?

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