Músicas Setembro Amarelo para abraçar a saúde mental
Promova a esperança e conscientização através dessas músicas!
Iniciada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha Setembro Amarelo é uma forma de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, a ação promoveu suas primeiras atividades em 2015.
Como a música tem o poder clarear os momentos obscuros da vida, listei sete músicas para que você possa tocar e inspirar quem mais precisa de apoio nos momentos mais delicados e extremos.
Quer saber quais são essas canções que podem mudar uma vida? Então, se ligue, pois vou te dar os caminhos para que você aprenda a tocar as seguintes músicas:
- Here Comes The Sun
- Mais Uma Vez
- Fireworks
- O Sol
- Don’t Stop Believin’
- The Climb
- Don’t Try Suicide
Ah, e lá no final da conversa, te indico uma playlist bem top sobre Setembro Amarelo.
1. The Beatles – Here Comes The Sun
Por mais que a tempestade seja forte, a luz do sol sempre volta para espantar o frio e a escuridão.
Aprenda os acordes desse hit dos Beatles
2. Mais Uma Vez- Renato Russo
Cheia de versos motivacionais, essa canção é para reacender as esperanças de que tudo vai melhorar. Não perca a fé!
Confira a cifra completa de Mais Uma Vez, do Renato Russo.
3. Fireworks – Katy Perry
Com um de seus grandes hits, Katy ensina que todos somos especiais!
Veja a cifra desse sucesso da Katy Perry!
4. Jota Quest – O Sol
O fundo do poço tem molas. A dor é um sentimento, é uma sensação, que não pode nos guiar.
Confira O Sol e outros sucessos do Jota Quest!
5. Journey – Don’t Stop Believin’
Sempre que a desmotivação bater à porta, deixe que esse hino faça a recepção!
Confira esse hit mágico do Journey
6. Miley Cyrus – The Climb
Eis uma série de reflexões sobre como superar as adversidades que a vida pode colocar em nosso cotidiano. Em um trecho livremente traduzido da letra, Cyrus explica que “As lutas que estou enfrentando/As oportunidades que eu estou tendo/Às vezes podem me derrubar, mas não, eu não estou falhando/Eu posso não saber disso”.
Vem ver a cifra de The Climb, da Miley Cyrus
7. Don’t Try Suicide – Queen
Logo no título, os caras do Queen já deixaram tudo explicado: “Não tente suicídio”. Na letra da música, a banda ainda aconselha ajuda aos que são atormentados por pensamentos de autoextermínio.
Aprenda como tocar esse sucesso do QUeen
Mais músicas indicadas para a campanha Setembro Amarelo
Como a música é linguagem universal e que promove a união, o nosso parceiro Letras.mus.br decidiu abraçar a causa. Para fortalecer ainda mais o alcance do Setembro Amarelo, o Letras elaborou uma playlist de músicas que entram na vibe de conscientização.
Na apurada seleção elaborada pela curadoria musical do site, foram privilegiadas músicas de cunho positivista. A canção Enquanto Houver Sol, da banda Titãs, por exemplo, tem versos que poderiam ser o slogan da campanha. Quem também marca presença na playlist dedicada ao Setembro Amarelo são os os mineiros maneiros do Jota Quest, com a sensacional Dentro de um Abraço.
As mensagens dessas músicas sãos sensacionais, não é mesmo? Para edificar sua mente com mais canções positivas e fazer parte desse apoio musical ao Setembro Amarelo, você só precisa conferir a playlist! Lembre-se que nunca é demais espalhar o recado em suas redes sociais. Juntos, nós somos todos mais fortes!
CVV mostra que sempre há uma saída
Se você [ou alguém que você conheça] está passando por algum momento que desperte tendências suicidas, não tenha receio de procurar ajuda. Além do apoio de familiares e amigos, você pode recorrer ao CVV, uma organização que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.
Importante: o número do telefone de contato do CVV é 188 e as ligações são gratuitas.
Gustavo Morais
Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.