Cifra Club

Modo iniciante: os solos de guitarra mais fáceis para tocar hoje mesmo

Se você é um músico iniciante, solos de guitarra fáceis certamente fazem seu coração bater mais forte! Afinal, todo mundo sabe que esse trecho da música costuma ser o ápice da canção e também é o momento de o guitarrista brilhar. Então, não é por que você está começando que não pode mandar ver nos solos, certo?

Guitarrista tocando música com solos fáceis
Se você quer tocar músicas com solos fáceis na guitarra, este artigo é o seu lugar (Foto/Pexels)

Nesta lista, você vai conferir algumas indicações para quem quer se tornar o mais novo guitar hero do rolê. Plugue a guitarra no amplificador, afine o instrumento e pegue a palheta mais próxima para conferir os solos de guitarra mais fáceis. Será impossível não querer tocar cada um!

Como treinar solos de guitarra

Mas pera, calminha aí! Saiba que para se tornar o novo Slash do pedaço, o segredo está na ponta dos seus dedos… literalmente. Isso porque, para tocar um bom solo de guitarra, é importante automatizar os seus movimentos e para isso só tem um meio: treinar bastante!

Não se desespere para sair tocando sem mais nem menos, ouça a música muitas vezes até que consiga internalizar bem os acentos rítmicos. Depois, confira uma boa tablatura do solo e tente reproduzir em uma velocidade menor até que esteja seguro para ir avançando no andamento da música. Quando menos esperar, terá tirado todos os solos desta lista!

7 músicas com solos de guitarra fáceis para tocar 

Chegou a hora da palheta cantar! A seleção a seguir foi baseada em solos que exigem uma digitação mais lenta, poucas notas, técnicas fáceis de executar e frases que se repetem. Além disso, são músicas bem conhecidas, então é provável que você já tenha ouvido antes, o que vai facilitar ainda mais o processo. Tomara que esteja preparado, porque aí vamos nós!

1. Come As You Are – Nirvana 

O grunge é um composto de blusa xadrez, cabelos desgrenhados e muita música! Uma das características do estilo, que é a cara dos anos 90, é a pouca complexidade musical, mas muito peso na distorção e nas letras. Por isso, essa canção é uma das indicadas para quem procura solos de guitarra fáceis.

Inclusive, o de Come As You Are é um dos longos das músicas do Nirvana, mas com trechos fáceis de reproduzir e pouca complexidade. Para tirar essa parte, saiba que só vai utilizar uma corda (a G) e as técnicas utilizadas são vibratos, slides e bends simples.

2. À Sua Maneira – Capital Inicial

Muitos não sabem, mas esse hit é uma versão do Dinho Ouro Preto de De Musica Ligera, uma composição da banda argentina Soda Stereo. A música foi lançada no álbum Rosas e Vinho Tinto, em 2002, e sem dúvidas é um dos maiores sucessos do Capital Inicial

À Sua Maneira já é considerada uma boa opção para os iniciantes pela simplicidade dos acordes, pois conta com o quarteto master Bm – G – D – A. Além disso, tem solos que podem ser encarados por aspirantes a guitar hero. A digitação segue a melodia da música, as frases são simples e há a oportunidade de explorar mais o braço da guitarra.

3. So Far Away – Avenged Sevenfold 

Quando você pensou que “heavy metal” e “solos de guitarra fáceis” poderiam estar na mesma frase? Pois é, foi o que o Avenged Sevenfold proporcionou pra gente. Além de ser um grande sucesso, essa música é carregada de sentimento, pois foi dedicada ao baterista da banda que faleceu em 2009.

Como você vai conferir na tablatura, esse solo explora bastante os vibratos e não exige uma digitação muito rápida, como é comum no heavy metal. Para tirar esse trecho tão legal, ouça a música várias vezes e, claro, confira a videoaula:

4. Vou deixar – Skank

A próxima indicação de solos de guitarra fáceis é uma das melhores músicas do Skank: Vou Deixar. Samuel Rosa, além de mandar muito bem no vocal, ainda faz um solo que trouxe toda uma vibe para esse grande sucesso do pop rock nacional.

A tablatura dessa música é bem curtinha e você, basicamente, só precisa aprender uma frase (que vai sofrer poucas modificações). São usadas técnicas, como o bend (ato de levantar ou abaixar a corda para chegar em outra nota) e release (voltar à nota de origem). Uma boa forma de treinar novos conhecimentos, não acha? Nesta videoaula, você aprende passo a passo:

5. Wonderful Tonight – Eric Clapton

Esta lista tinha que ter um dos maiores guitarristas de todos os tempos, né? Eric Clapton é brilhante em todas as suas composições, mas é em Wonderful Tonight que ele consegue juntar leveza a uma melodia incrível.

O solo é basicamente o tema da música e é tocado em vários momentos. Basta aprender uma frase que vai sofrer poucas variações e técnicas simples, como um bend bem afinado. Veja só a aula que o Cifra Club preparou para você:

6. Anna Julia – Los Hermanos

Essa música foi a responsável por apresentar Los Hermanos ao país logo no primeiro álbum da banda! Inclusive, ser brasileiro e não conhecer pelo menos o refrão desse hit é quase impossível. Então, é uma boa pedida iniciar seu legado na guitarra a partir de uma música com a qual já está familiarizado.

Essa tab vai te mostrar como esse solo é fácil. Boa parte das frases ocorre em uma corda só e não são necessárias muitas técnicas para tocá-las com maestria. No máximo, vai precisar fazer slides, momento em que desliza o dedo de uma nota à outra, fazendo um efeito bem legal na música.

7. It’s My Life – Bon Jovi

Para encerrar nossa lista, mais um solo de guitarra fácil e incrível na mesma proporção. Essa composição do Bon Jovi foi um marco tanto para a banda como para os anos 2000, afinal foi um sucesso absoluto.

O solo não poderia ser mais simples, tendo uma digitação que pode ser dividida em 3 partes. A primeira consiste num bend e release contínuos, em seguida uma frase curta e simples com direito a slides e mais bends. Por fim, bastam mais algumas notas e capricho nos vibratos.

Essas foram nossas indicações de solos de guitarra fáceis para te ajudar a desembolar esses dedos e a se tornar um músico completo! Use o que tiver ao seu alcance para isso: metrônomo, backing tracks e bastante treino.

Cifra Club Academy te ajuda a tocar solos de guitarra fáceis
Cifra Club Academy, a plataforma de ensino de música que te ajudará a subir de nível na guitarra (Imagem/Divulgação)

Falando em recursos para aprender, você precisa conhecer o Cifra Club Academy! Por meio dessa plataforma, você pode progredir no estudo de guitarra (e de outros instrumentos) sem sair de casa e com um excelente custo benefício.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK