Cifra Club

Aprenda agora 20 solos fáceis de guitarra e violão

Aprenda a tocar solos fáceis tanto de guitarra quanto de violão e evolua seus fundamentos nas seis cordas!

Nós, que amamos a guitarra ou o violão, sabemos que os solos são momentos simplesmente mágicos, não é mesmo? Assim, não é exagero dizer que todo iniciante nas seis cordas sonha com o dia em que conseguirá solar. Bom, uma ótima notícia: esse dia chegou, pois trazemos aqui nada menos do que 20 solos fáceis para você tocar!

Guitarrista solando
Não há maneira melhor de pegar o jeito de solar do que praticando (Foto: Reprodução/Pexels)

Em outras palavras, separamos trechos de músicas famosas, dos mais variados gêneros, para você aprender. Tratam-se de solos fáceis, sem a presença de técnicas avançadas, que podem ser tocados por músicos de qualquer nível.

Mas, antes de tudo, é preciso deixar claro que, para tocar um solo de guitarra ou de violão, é interessante conhecer as técnicas básicas. Principalmente bends, vibratos e slides, ok?

Porém, você não precisa ser um mestre nelas, apenas saber executar o movimento básico de cada uma. Afinal, a nossa lista de hoje é focada justamente em iniciantes.

Então, bora lá conhecer solos fáceis para tocar?

Solos fáceis para tocar na guitarra ou no violão

Em seguida, confira algumas das músicas presentes em nossa lista de solos fáceis de guitarra e violão:

  • Californication
  • Pais e Filhos
  • Ousado Amor
  • Sweet Child O’ Mine
  • Fada
  • I’m Yours
  • Lugar Secreto
  • Wish You Were Here

Tudo pronto? Vamos lá!

1. You Give Love A Bad Name – Bon Jovi

Logo na introdução de You Give Love A Bad Name, há um solo de guitarra bem fácil para iniciantes. As principais técnicas utilizadas são bend e vibrato, ok? Acima de tudo, tome cuidado para afinar direitinho o bend de um tom, que ocorre várias vezes no trecho. Ao mesmo tempo, atente-se para que as outras cordas não gerem ruídos indesejados.

2. Aonde Quer Que Eu Vá – Os Paralamas do Sucesso

Embora nem todos os ouvintes possam ter reparado, há um solo de guitarra na parte final de Aonde Quer Que Eu Vá (ouça a partir de 3:32 do vídeo abaixo). Assim, a linha melódica é bem expressiva por causa dos intensos vibratos e bends. Trata-se de um solo curto, sem frases rápidas. Ou seja, perfeito para quem está começando a tocar guitarra.

3. Amo Noite e Dia – Jorge & Mateus

Agora, um solo de violão sertanejo fácil. O trecho presente na introdução de Amo Noite e Dia tem uma proposta muito bacana. Seguem as dicas: toque as notas na corda Si, enquanto intercala as palhetadas com a Mizinha solta. No meio da canção, há outro solo bem parecido com o primeiro, mas sem utilizar a segunda corda.


4. Come As You Are – Nirvana

O solo de guitarra de Come As You Are é muito simples de tocar. Na verdade, ele repete a mesma ideia melódica várias vezes. Então, tudo o que você precisa fazer é identificar as notas certas e caprichar na distorção, que deve ser bem carregada. Os slides descendentes precisam ser lentos, enquanto os vibratos nas notas de repouso devem ser nervosos.

5. O Sol – Jota Quest

Continuando a nossa lista de solos fáceis de guitarra e violão, o tema da introdução de O Sol é tocado na escala pentatônica. O arranjo se repete no meio da canção, sem alterações. Mais à frente, há um solo de guitarra que abusa de bends e vibratos, incluindo também cordas abafadas.

6. Don’t Stop Me Now – Queen

No solo de guitarra de Don’t Stop Me Now, você vai precisar unir bends e vibratos. Além disso, os recursos de ligados (hammer on e pull off) dão um toque especial a algumas notas. Dessa forma, trata-se de um excelente trecho para você treinar as principais técnicas de guitarra.

7. Lugar Secreto – Gabriela Rocha

O gospel conta com muitos solos fáceis de guitarra. Em Lugar Secreto, o solinho da introdução é extremamente bonito e sem técnicas avançadas. Aqui, vale apostar em efeitos de reverb e delay para gerar um som bem envolvente de guitarra worship. Depois do primeiro refrão, o solo de guitarra cita a melodia vocal, sem segredos na execução.

8. Vertigo – U2

O solo de guitarra de Vertigo é muito tranquilo de tocar. Na gravação original, há duas guitarras, mas é possível tocar só com uma, beleza? Isso é explicado direitinho na videoaula abaixo. De qualquer forma, é preciso sempre tocar duas notas juntas. Com a adição dos efeitos de overdrive e delay, o som fica bem preenchido com essa abordagem.

9. Anna Júlia – Los Hermanos

Esse aqui é mais um solo fácil de guitarra, mas com sonoridade bem marcante. A primeira parte do trecho tem mais notas do que a segunda, mas praticamente não há técnicas empregadas, apenas alguns ligados e vibratos discretos. Ademais, na cifra de Anna Júlia, tem a tablatura certinha do solo para você!

10. Wonderful Tonight – Eric Clapton

Wonderful Tonight tem vários solos fáceis de guitarra. Como o andamento da música é lento, as frases são bem relaxadas e melódicas. Porém, repare que a execução deve ser expressiva. Nesse sentido, capriche nos vibratos e slides, com uma pegada firme. Por fim, abafe as cordas que não estão sendo tocadas para evitar barulhos estranhos.

Antes de continuar aprendendo solos fáceis de guitarra e violão, você sabia que há uma maneira de acelerar o seu aprendizado no instrumento? Olha só: com o curso de guitarra do Cifra Club Academy, você é guiado pelos nossos melhores instrutores por meio de um método de ensino eficaz.

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

11. Malandragem – Cássia Eller

Os pequenos bends no solo de violão de Malandragem são uma ótima forma de criar força nos dedos da mão esquerda (direita para os canhotos). Ao mesmo tempo, o trecho apresenta frases simples com vibratos, fazendo alusão à melodia cantada. Você vai tirar de letra!

12. Nothing Else Matters – Metallica

Agora, um solo fácil de heavy metal para você! Em Nothing Else Matters, o pulo do gato está na emoção empregada em cada nota. Nesse sentido, seja preciso nos bends e nos vibratos, atacando as cordas com pegada. Dê preferência para o captador do braço da guitarra, que gera um som mais encorpado.

13. Te Esperando – Luan Santana

Esse aqui é um dos solos de violão fáceis presentes no sertanejo. Veja só: o lick da introdução de Te Esperando é curto, mas exige a aplicação de técnicas essenciais, como slides e ligados. Dessa forma, nessa música você pode treinar os movimentos para depois se arriscar em solos mais complexos.

14. Wish You Were Here – Pink Floyd

Além de clássicos, os solos de violão de Wish You Were Here são uma verdadeira aula de como empregar as principais técnicas com bom gosto e sensibilidade. Dessa forma, tenha força nos bends, que podem ser “duros”, dependendo da regulagem das suas cordas. Sem dúvida, é um dos solos de violão famosos que não podem faltar em seu repertório!

15. Ousado Amor – Isaías Saad

Mais um solo de guitarra gospel para você! Em Ousado Amor, a introdução já conta com um solinho temático. Essa ideia vai se repetir no decorrer da faixa, beleza? Novamente, busque somar ao som distorcido alguns efeitos de ambiência, como delay e reverb.

16. Californication – Red Hot Chili Peppers

A linha de guitarra de Californication inclui bends e vibratos, mas nada de outro mundo. Apenas tenha cuidado com a afinação. Nesse solo, o que conta mais é a emoção. Portanto, respire fundo e deixe cada nota fluir pelos seus dedos!

17. I’m Yours – Jason Mraz

O solo de I’m Yours tem mais de uma nota tocadas ao mesmo tempo, os chamados double stops. Perceba que eles são executados junto à técnica de slide, que dá um charme todo especial ao trecho. Aqui, cabe violão ou guitarra limpa – fica a seu critério!

18. Fada – Victor e Leo

O hit Fada tem um solo que é altamente indicado para iniciantes no violão, porque não apresenta grandes dificuldades. Acima de tudo, fique ligado nos slides e nos double stops, especialmente nas notas mais agudas.

19. Sweet Child O’ Mine – Guns N’ Roses

Não poderia faltar o Slash em nossa lista, não é mesmo? Afinal, o guitarrista é um mestre na arte de criar solos simples, mas extremamente musicais. As primeiras frases melódicas de Sweet Child O’ Mine são simples, então comece por elas. Já os solos finais são mais desafiadores, com licks enérgicos.

20. Pais e Filhos – Legião Urbana

Finalizando a nossa lista de solos fáceis para tocar hoje, o trecho melódico final de Pais e Filhos é executado nas três cordas mais agudas, com slides bem envolventes. Na gravação original, a linha é feita na guitarra, mas também fica ótima no violão!

Como progredir na guitarra?

Legal demais essa lista de solos fáceis de guitarra e violão, hein? Definitivamente, esses trechos são capazes de agradar a todos os tipos de instrumentistas de seis cordas, dos mais variados gostos musicais.

Então, agora não tem jeito: mão na massa e muito estudo! Em pouco tempo, temos certeza de que você estará arrasando nos solos.

Falando em estudo, não deixe de conferir o curso de guitarra do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino online. Lá você tem acesso a tudo o que é necessário para evoluir musicalmente de forma gradual e completa!

Ademais, o preço é acessível, e você pode assistir às aulas no seu próprio ritmo, quando e de onde quiser. Então, não perca mais tempo e venha estudar guitarra com a gente!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK