Relembre a vida e a obra da nossa eterna Acid Queen!

Seu nome de batismo era Anna Mae Bullock. Ela nasceu em Brownsville, no Tennessee, no dia 26 de novembro de 1939.

Nascida num lar batista, teve seu primeiro contato com a música ainda criança, quando começou a cantar no coral da igreja.

Antes de ser artista, colheu algodão nos campos, trabalhou como empregada doméstica e foi auxiliar de enfermagem.

Estreou na música em 1957, como integrante da banda The Kings of Rhythm, liderada por Ike Turner.

Em 1958, fez sua primeira gravação em estúdio, sob o apelido de "Little Ann". Na ocasião, cantou backing vocals na música Box Top.

Em 1960, ela foi apresentada como Tina Turner, com o single A Fool in Love. Surgiu ali, então, a dupla Ike & Tina Turner.

O nome Tina foi ideia de Ike, porque rimava com Sheena. Para criar sua personagem de palco, ele se inspirou na heroína Sheena, Rainha da Selva.

Tina e Ike se casaram em 1962 e se divorciaram em 1976. Segundo ela, Ike era abusivo e promíscuo, o que levou à tentativa de suicídio, em 1968.

A dupla fez muito sucesso entre os anos de 1960 e 1976. O vício em cocaína de Ike, bem como sua postura abusiva, encerraram a dupla e o casamento.

A carreira solo de Tina começou em 1974, com o disco Tina Turns the Country On! No ano seguinte, ela lançou o lendário Acid Queen.

Não por acaso, Acid Queen é o nome da personagem que Tina imortalizou no filme Tommy, ópera rock do The Who.

Nos anos 80, Tina viveu o auge da fama. Naquele período, emplacou hits mundiais como The Best e We Don't Need Another Hero.

Em 1988 entrou para o Guiness Book, como o maior show já feito por uma cantora solo. Ela cantou para 182 mil pessoas, no Maracanã.

No ano de 1995, se mudou para Suíça e gravou, com o U2, a música Golden Eye para o filme de mesmo nome da franquia 007.

Como artista solo, ela lançou nove discos de estúdio e três ao vivo. Segundo estimativas, Tina vendeu mais de 200 milhões de cópias.

Reverenciada no mundo rock, Tina dividiu palcos e gravações com nomes do calibre de Rod Stewart, Stones, Bryan Adams, entre outros.

Em 2013, Tina Turner oficializou o casamento com o empresário Erwin Bach. Eles estavam juntos desde 95 e se conheceram ainda nos anos 80.

No dia 24 de maio de 2023, Tina Turner faleceu em sua casa. Segundo assessoria, ela morreu "após uma longa doença".

Como legado, ela deixa um exemplo desbravador e uma carreia irretocável. Obrigado por tudo, Tina Turner...