Você sabia que trocar as cordas do seu violão é importante para manter o som e a durabilidade do instrumento? Nesta web story, vamos te mostrar como trocar as cordas do seu violão de forma simples e segura!

Antes de começar, você vai precisar de um jogo de cordas novas, que podem ser de nylon ou de aço, dependendo do tipo do seu violão.

Você também pode precisar de um alicate e um enrolador de cordas, que são ferramentas que facilitam o processo.

Para remover as cordas antigas, você deve soltar a tensão das cordas, girando as tarraxas no sentido anti-horário, até que elas fiquem frouxas.

Corte as cordas com o alicate, tomando cuidado para não se machucar com as pontas.

Para colocar as cordas novas, você deve passar uma ponta da corda pelo orifício correspondente no rastilho, peça de plástico ou metal que fica na parte inferior do violão.

Agora, você deve fazer um nó na ponta da corda e puxá-la para fixá-la no rastilho.

Depois, você deve passar a outra ponta da corda pelo orifício correspondente na tarraxa, peça que fica na parte superior do violão.

Em seguida, você deve enrolar a corda na tarraxa usando o enrolador de cordas, deixando uma folga de cerca de dois dedos entre a corda e o braço do violão.

Você deve repetir esse processo para cada corda, seguindo a ordem das notas: E (Mi) para a corda 1 B (Si) para a corda 2 G (Sol) para a corda 3 D (Ré) para a corda 4 A (Lá) para a corda 5 E (Mi) para a corda 6

Por fim, você deve afinar as cordas usando um afinador eletrônico e cortar as sobras das pontas com o alicate.

Viu só como não tem mistério? E se você quer as melhores cordas para o seu violão, confira as cordas de aço e de nylon do Cifra Club!