Aprenda 3 técnicas de guitarra de nível intermediário
Melhore suas habilidades com essas técnicas de guitarra que separamos para quem deseja alcançar o próximo nível!
Praticar técnicas de guitarra de nível intermediário não só melhora seu desempenho, mas também permite avançar para estilos e composições mais complexas.
Então, se você deseja continuar evoluindo na guitarra, vamos apresentar três técnicas que todo guitarrista deve aprender e dominar. Vem com a gente!
3 técnicas de guitarra de nível intermediário que todo músico deve dominar
Independentemente do nível em que você se encontra, melhorar as habilidades na guitarra é importante.
Pensando nisso, separamos algumas técnicas de guitarra de nível intermediário para você treinar e avançar nos estudos. Bora?
1. Double stops
Os double stops consistem em tocar duas notas simultaneamente em diferentes cordas, gerando um intervalo harmônico.
Essa técnica é bastante utilizada em solos e arranjos, adicionando uma camada harmônica à sua música.
John Mayer, Jimi Hendrix e Mateus Asato são guitarristas bastante conhecidos como referências no uso dessa técnica.
Por exemplo, na escala pentatônica de Lá menor, você pode iniciar do shape saindo da região da quinta casa.
Toque a nota Lá na 5ª casa da corda mizona e a nota Ré na 5ª casa da corda A. Em seguida, continue para a próxima dupla de notas dentro da escala e prossiga mudando de cordas dentro do shape correspondente a essa região.
Outra maneira é praticar os double stops com intervalos paralelos. Pegando a escala de Dó maior como exemplo, podemos explorar intervalos de terças.
Comece com a nota Dó na 1ª casa da corda B e a nota Mi na corda Mizinha solta, formando um intervalo de terça.
Depois, siga tocando a escala pelo braço horizontalmente: Ré na 3ª casa da corda B e Fá na 1ª casa da Mizinha, e assim por diante, explorando sempre conjuntos de duas cordas adjacentes.
2. Salto de cordas
O salto de cordas é uma técnica que envolve tocar notas que não estão adjacentes, saltando uma ou mais cordas. Essa técnica é útil para criar riffs e solos mais dinâmicos.
Para praticá-la, comece com um exercício simples: escolha a sexta corda (Mi grave) e salte para a corda D, tocando a mesma casa.
Por exemplo, toque a sexta corda e depois a 5ª casa da corda D (Sol). A partir daí, mova-se pela escala e experimente diferentes combinações de saltos entre as cordas.
Também é interessante incluir combinações com diferentes quantidades de notas por corda, por exemplo: saltos com 2, 3 ou 4 notas por corda. Saltos com 3 notas em uma corda e 1 nota na outra.
3. Economy picking
O economy picking é uma técnica de palhetada que consiste em aproveitar a direção da palheta na transição entre as cordas.
Para praticar, escolha uma sequência de três notas em cordas adjacentes. Use palhetadas alternadas, mas tente manter a palheta na mesma direção quando mudar de corda.
Pratique outras técnicas de guitarra para todos os níveis
Essas três técnicas de guitarra de nível intermediário são apenas uma pequena amostra do que você pode aprender para melhorar ainda mais suas habilidades.
No nosso ebook 190 exercícios de guitarra, você encontra um treinamento completo para melhorar sua agilidade, precisão e expressividade, com atividades que cobrem desde aquecimento até técnicas mais avançadas.
Continue aprendendo guitarra com o Cifra Club no YouTube!
Agora que você já aprendeu três técnicas de guitarra de nível intermediário, que tal colocar em prática com nossos instrutores Tarsius e Vinicius? Confira o vídeo 190 exercícios de guitarra, 1 vencedor, no nosso canal no YouTube!