Cifra Club

11 técnicas de violão e guitarra que você precisa dominar

Quer melhorar suas habilidades no violão e/ou na guitarra? Confira nosso guia completo de técnicas nesses instrumentos para desenvolver fundamentos essenciais nas seis cordas.

Você é iniciante nas seis cordas e sente que está na hora de evoluir? Se você tem essa sensação, saiba que chegou a hora de desenvolver algumas técnicas de violão e guitarra! Nesse sentido, separamos os principais fundamentos para os dois instrumentos, que você desenvolver com treino, dedicação e boa vontade.

Músicos estudando técnicas de violão e guitarra
O apuro técnico é uma das bases para aumentar o bom desempenho no violão e na guitarra (Foto: Reprodução/Pexels)

Este artigo te ajudará a temperar e azeitar mais o teu som. Se bem estudadas, essas 11 técnicas de violão e guitarra vão te ajudar a colocar toda sua personalidade na execução do instrumento. Além disso, você vai poder tocar de forma bem mais parecida à de seus artistas preferidos.

Então, vamos lá?

Quais são as técnicas de violão e guitarra?

Aprender as principais técnicas tanto de violão quanto de guitarra irá ampliar seu repertório de fundamentos em ambos os instrumentos.

Dito isso, afine suas cordas e se prepare para conhecer as principais técnicas:

  • Hammer on
  • Pull off
  • Percussão com o polegar
  • Slide
  • Abafamento com a mão esquerda
  • Fingerstyle
  • Palm mute
  • Bend
  • Vibrato
  • Harmônicos naturais
  • Harmônicos artificiais

1. Hammer on

O hammer on é uma das técnicas de ligados. Ele consiste em produzir um som de ao menos duas notas com apenas um toque da mão direita (esquerda, para canhotos).

Para isso, você irá tocar a primeira nota e, com outro dedo da mão esquerda, vai tocar a próxima nota, mais aguda. Você deverá fazer isso sem tirar o primeiro dedo do lugar. Enquanto isso, a mão direita toca apenas uma vez.

2. Pull off

O pull off é o inverso do hammer on. Nesse sentido, toque primeiro a nota mais aguda e, em seguida, a nota mais grave. Para isso, na mão esquerda, já deixe o dedo preparado sobre a nota mais grave.


Em seguida, toque a nota mais aguda e tire o dedo que está sobre ela. Mas, nesse momento, é importante puxar a corda um pouco para baixo com esse dedo.

3. Percussão com o polegar

Essa técnica é bem característica do violão e muito usada no estilo fingerstyle, por exemplo. Ao mesmo tempo em que você deixa algumas cordas soarem, outras recebem um “tapa” do polegar, gerando um som percussivo.

Aplicando esse fundamento técnico, muitas músicas que você toca ficarão bem mais ricas ritmicamente!

Veja no vídeo abaixo a videoaula da canção Stop this Train, do John Mayer, com nosso mestre Gustavo Fofão. A levada nos dá um exemplo do uso da percussão com o polegar:

4. Slide

Uma das técnicas de violão e guitarra mais comuns, o slide está presente em muitas músicas, especialmente em riffs e solos.

Para fazê-la, você deve deslizar um mesmo dedo de uma nota para outra, passando pelas notas que estão entre elas. Durante sua execução, a mão direita toca na corda uma única vez.

5. Abafamento com a mão esquerda

Eis outra técnica bastante usada pelos violonistas. Ela aparece mais em estilos como samba, bossa nova e reggae e consiste em desapertar levemente as cordas com a mão esquerda (para violonistas canhotos, a mão direita).

Isso se dá por um curto período de tempo, durante a execução de um acorde, por exemplo. Nesse momento, as notas dão lugar a um som percussivo.

A música abaixo, Gostava Tanto de Você, utiliza bastante essa técnica. Veja aos 5:15 do vídeo:

6. Palm mute

O palm mute é uma técnica comum tanto para guitarra quanto para violão. O resultado também é o abafamento das cordas. Mas, dessa vez, ele é feito com a mão direita. No caso, as notas soam, porém com uma intensidade menor.

Você escuta o palm muting, por exemplo, nas introduções de Lucky, de Jason Mraz, Rolling in the Deep, da Adele, e Taylor, do Jack Johnson. O nosso mestre das guitarras, Vinícius Dias, explica o recurso em detalhes:

7. Fingerstyle

Fingerstyle não é necessariamente uma técnica, mas sim um estilo de tocar. Dessa maneira, consiste em executar a harmonia, o ritmo e a melodia das músicas ao mesmo tempo.

Para isso, você poderá utilizar não só as técnicas já citadas neste artigo, como também outros fundamentos típicos do estilo.

Um deles é o que permite fazer a melodia enquanto toca um som percussivo com o punho batendo no tampo do violão.

Sensacional essa técnica, não é mesmo? E se você curte esse jeito tão diferenciado de tocar, fica a dica de um e-book gratuito sobre como criar arranjos em fingerstyle!

E-book

8. Bend

No bend, você transita entre duas notas diferentes com o dedo da mão esquerda na mesma casa. Para isso, você irá “empurrar” a corda com esse dedo, para cima ou para baixo, até alcançar a nota desejada. Confira no vídeo:

9. Vibrato

Aqui a ideia é fazer com que a frequência sonora oscile para cima e para baixo, em torno de uma nota principal. Tecnicamente, funciona da mesma forma que o vibrato vocal.

No violão, o vibrato aparece ao movimentarmos um dedo da mão esquerda para baixo e para cima, alternadamente, ou para os lados. Ao mesmo tempo, a mão direita toca a corda correspondente. Veja:

10. Harmônicos naturais

Nessa técnica, encostamos um dedo da mão esquerda levemente sobre a corda enquanto o movimento da mão direita produz o som.

Mas o harmônico natural não pode ser feito em qualquer parte do braço do violão. O melhor lugar para fazê-lo é no traste à direita da casa 12. No entanto, também conseguimos ouvi-lo encostando o dedo nos trastes à direita das casas 5 e 7.

11. Harmônicos artificiais

Essa opção é mais difícil de executar, mas com ela você consegue fazer harmônicos de qualquer nota.

A mão esquerda pressiona a nota pretendida normalmente, mas a mão direita fica encarregada de fazer dois movimentos simultâneos. Assim, o dedo indicador encosta na corda levemente, enquanto o médio produz o movimento.


Como evoluir no violão e na guitarra?

Se você chegou até aqui, certamente conseguiu desenvolver um pouco mais de familiaridade com essas técnicas de violão e guitarra.

Mas e se eu te contar que tem como aprender tudo isso e vários outros fundamentos essenciais para a formação musical de forma rápida, fácil e no conforto de sua casa?

Para isso, acesse o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online! Nesse sentido, o curso de violão ou o curso de guitarra fará com que você aprimore suas habilidades no seu instrumentos favoritos.

Se liga só nos benefícios de ser membro do Cifra Club Academy:

  • Acesso às aulas de onde e quando quiser (só precisa de internet);
  • Materiais de apoio;
  • Lives e canal no Telegram exclusivos para tirar dúvidas;
  • Padrão Cifra Club de qualidade de ensino de música;
  • Preço acessível;
  • Com apenas umas assinatura, acesso a todos os cursos da plataforma (são mais de 10 instrumentos, sem contar aulas teóricas e de canto);
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro (que inclui vantagens como navegação no site sem anúncios e recebimento de newsletters exclusivas).

Não perca mais tempo e venha evoluir nas seis cordas com quem entende do assunto!

Curso de violão do Cifra Club Academy

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK