Cifra Club

Conheça os diferentes tipos de microfone

Preparamos um dossiê completo sobre todos os tipos de microfone e alguns modelos para você conhecer.

Pense em um show que você foi cujo som da banda estava tinindo. Ou em uma música em que a sonoridade dos instrumentos te impressiona sempre que você a escuta. Sem uma captação de som adequada, essa qualidade sonora deslumbrante não existiria. Portanto, é fundamental saber quais tipos de microfone são mais indicados para cada situação.

Quatro microfones de diferentes tipos
Existem vários tipos de microfone diferentes (Foto: Reprodução/Freepik)

Assim sendo, existem diferentes tipos de microfone para cantar e para captar o som dos instrumentos, por exemplo. Além disso, há microfones mais indicados para palestras, podcasts, e por aí vai.

Neste artigo, vamos mostrar quais são os microfones ideais para cada situação. Vamos lá saber tudo sobre os diferentes tipos de microfone que existem?

Quais são os tipos de microfone?

Não adianta um amplificador e uma guitarra com timbre maravilhoso se, na hora de gravar ou tocar ao vivo, seu som não for devidamente captado. Da mesma forma, as ondas sonoras da bateria e da voz precisam ser captadas corretamente.

Como já dissemos, existem diferentes tipos de microfone para cantar e para captar o som dos instrumentos, cada um deles com suas próprias características. Nesse sentido, existem microfones dinâmicos, condensadores, com diafragma grande, diafragma pequeno e assim por diante.

Portanto, esses são alguns fatores que devem ser considerados antes de adquirir um microfone. Vamos ver cada um deles:

Padrão polar

O padrão polar define qual parte da cápsula do microfone vai captar melhor o som. Desse modo, um microfone pode captar o som pela sua frente ou pelas laterais, por exemplo.

Existem 7 tipos de padrão polar:

  • Cardioide
  • Supercardioide
  • Hipercardioide
  • Omnidirecional
  • Lobar
  • Formato 8 ou bidirecional
  • Shotgun

Cardioide

O padrão polar cardioide está entre os tipos de microfone ideais para a gravação de casamentos e eventos em geral. Os microfones cardioides captam qualquer som que esteja à frente da sua cápsula.

No entanto, pode haver um pequeno vazamento de ruídos, captados pela parte de trás da cápsula.

Supercardioide

Muito usado em gravações de programas de TV e filmes independentes, os microfones supercardioides captam o som pela frente da sua cápsula.

Porém, eles apresentam um vazamento de sons maior que os cardioides, também captados por trás da cápsula.

Hipercardioide

Esse é o tipo de padrão polar mais usado para a gravação de instrumentos musicais. Isso acontece porque os microfones hipercardioides têm uma rejeição maior aos ruídos que vêm de trás da sua cápsula.

Omnidirecional

Os microfones omnidirecionais são muito usados em teatros e no jornalismo, pois eles captam os sons vindos de qualquer direção da cápsula.

Este tipo de padrão polar é muito comum em microfones de lapela, ou seja, aqueles que ficam presos à roupa de apresentadores de telejornal.

Lobar

Os tipos de microfone com padrão polar lobar são muito usados em filmes com muita narração, por exemplo.

Por ter uma captação sonora mais precisa, é indicado que alguém opere o microfone durante a gravação.

Formato 8 ou bidirecional

Padrão polar usado em podcasts e programas de rádio, o formato 8 ou bidirecional capta todos os sons à frente e atrás de sua cápsula.

Como seu nome indica, esses microfones têm o formato do número 8. Por isso, eles possuem uma recusa maior de captação no centro deles.

Shotgun

Os microfones shotgun são muito usados para gravações externas, pois sua captação é direcionada para os sons que estão à frente de sua cápsula. Isso porque eles têm uma recusa nas laterais e na parte de trás.

Tamanho do diafragma

O diafragma é uma peça do microfone que vibra quando recebe uma onda sonora. Cada um dos diferentes tipos de microfone tem um diafragma característico.

Assim, os diafragmas são diferenciados pelos seus tamanhos. Desse modo, existem diafragmas mais indicados para cada frequência sonora. Bora lá saber mais?

Diafragma pequeno

Os microfones conhecidos como pencil mics, aqueles que se parecem com um lápis, possuem diafragma pequeno. Dessa forma, eles captam melhor as frequências agudas e são muito usados em gravações acústicas.

Diafragma médio

Os tipos de microfone com diafragma médio captam bem tanto as frequências agudas quanto as graves. Por isso, eles têm sido muito usados musicalmente, seja em estúdios, seja em shows.

Diafragma grande

Os microfones com diafragma grande captam muito bem graves, médios e agudos. Portanto, eles são os mais usados, por serem os mais adequados para a gravação de voz e instrumentos, tanto ao vivo quanto em gravações.

Tipos de microfone

Considerando o padrão polar e o tamanho do diafragma, os tipos de microfone que existem no mercado se dividem em três: dinâmicos, condensadores e de fita.

Microfones dinâmicos

Primeiramente, os microfones dinâmicos não custam muito caro e podem ser usados em home studio, sem perder muito a qualidade em comparação com estúdios profissionais.

Além disso, os microfones dinâmicos captam apenas o som que está próximo a eles. Portanto, são o melhor tipo de microfone para cantar ao vivo, pois os sons dos amplificadores e da bateria não vazam.

O diafragma dos microfones dinâmicos é formado por uma bobina magnética móvel, gerando uma excelente resistência às pressões sonoras.

Essa medição é feita pelo indicador SPL (Sound Pressure Level), e os microfones dinâmicos alcançam os melhores índices.

A seguir, confira alguns modelos de microfones dinâmicos:

Shure SM57

Tem muito tempo que o Shure SM57 é o padrão para captação do som de guitarra preferido de vários engenheiros de som. Além disso, ele tem um preço acessível, permitindo que qualquer músico possa tê-lo em seu home studio, por exemplo.

Ademais, esse microfone também é indicado para a gravação de tons, surdo e caixa da bateria.

Em outras palavras, este é um microfone bem versátil. Assim, a única peça da bateria para a qual ele não é indicado é o bumbo. Para tal, o Shure Beta 52 é bem utilizado.

Shure SM7B

Os microfones dinâmicos não servem só para gravar guitarra, como é o caso do Shure SM7B, que também é excelente para a gravação de voz. Ele proporciona um equilíbrio perfeito entre as frequências, ajudando muito na interpretação dos vocalistas.

Curso de canto do Cifra Club Academy

Além desse, existem outros excelentes microfones para voz, como o Sennheiser MD421 e o Rode NT1A.

Microfones condensadores

Para que os microfones condensadores funcionem, é necessário que eles sejam alimentados por energia externa. Dessa forma, eles são conectados à entrada phantom power do console ou da interface.

Esse tipo de microfone é indicado para a gravação de violões, guitarras, sopros, pratos e overheads de bateria, entre outros.

Conheça alguns modelos de microfones condensadores disponíveis no mercado:

Oktava MK012

Microfone russo, utilizado nos melhores estúdios, o Oktava MK 012 é ideal para a captação de orquestras.

Neumann KM184

Com um diafragma pequeno, o Neumann KM184 é muito usado em estúdios para a gravação de piano e para o chimbau da bateria.

Microfones de fita

O diafragma desses tipos de microfone possui uma fita de metal que capta a movimentação que as ondas sonoras provocam no ar. Além disso, ela também capta a velocidade desse movimento.

Por serem microfones mais antigos, os microfones de fita são escolhidos na hora de se buscar por timbres vintage. Abaixo, listamos alguns dos principais modelos deste tipo de microfone:

Cascade Fathead

Microfone formato 8, o Cascade Fathead, além de ser muito versátil, é uma opção boa e barata para quem busca por timbres mais classic rock.

Oldbox M1 Ribbon

Com um custo-benefício bem atraente, o Oldbox M1 Ribbon é um microfone nacional feito para a captação de guitarras. No entanto, ele também é indicado para a gravação de instrumentos de sopro, overheads de bateria e violões.

Bom, após vermos todos esses tipos de microfone, algumas perguntas devem ter surgido na sua cabeça. Por exemplo, qual o melhor tipo de microfone para voz? Ou qual o melhor microfone para cantar na igreja?

Para essas e outras dúvidas, só existe uma resposta: o melhor tipo de microfone é aquele que vai atender suas necessidades por um preço acessível. Como vimos, cada tipo de microfone tem características próprias.

Além disso, é preciso considerar o ambiente em que ele será utilizado. Ou seja, cantar em um bar, gravar uma guitarra, fazer um podcast e por aí vai. Ademais, é preciso buscar pelo timbre que se quer obter.

Agora que você já sabe tudo sobre microfones, venha aprender tudo sobre canto no Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino online, você pode ficar fera nos vocais, conhecendo a própria voz e aprimorando técnicas de canto. Não perca essa oportunidade!

Curso de canto do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK