Cifra Club

13 tipos de violão para você conhecer

Violão clássico, flat, folk, jumbo… Há vários tipos de violão disponíveis no mercado, que podem variar em tamanho, formato, sonoridade, tipo de cordas e até quantidade de cordas. Conheça todos eles!

Você já comprou um violão e, após começar a usá-lo, bateu uma frustração em relação ao tamanho do instrumento, por ser muito grande ou muito pequeno? Muita gente acha que sim, mas violão não é tudo a mesma coisa. Nesse sentido, existem diversos tipos de violão, e nós vamos te contar um pouco sobre cada um deles aqui!

Estoque de violões em uma loja de instrumentos musicais
Cada tipo de violão apresenta características e recursos específicos de tocabilidade (Foto: Reprodução/Freepik)

Antes de tudo, na hora de comprar um violão, é importante conhecer alguns fatores relevantes a respeito do instrumento, para escolher o que mais se adequa a você. Por exemplo, tamanho, timbre, tipo de cordas etc.

Portanto, principalmente para você que está começando a tocar violão, preparamos este artigo com os 13 tipos de violão que existem, para você conhecer antes de investir no seu instrumento. Bora lá?


Quais são os tipos de violão?

Existem violões com corda de aço, outros com corda de nylon, diferentes tipos de corpo de violão, variações de tamanhos, formatos… Ou seja, opções não faltam!

O mais importante é saber qual o mais indicado para as suas necessidades e para o seu estilo musical.

Então, vamos lá conhecer todos os tipos de violão?

Violão clássico

Além de ser um dos modelos mais difundidos no Brasil, o violão clássico é uma ótima opção para iniciantes. Ele é feito com cordas de nylon, que machucam menos os dedos no começo.

A faixa de preço do violão clássico depende muito da qualidade da madeira e de outros materiais usados na construção do instrumento, podendo variar entre os diferentes fabricantes.

Por isso, de início, recomendamos que você busque equilibrar o famoso custo-benefício.

As cordas de nylon proporcionam um som aveludado, trazendo maior presença de frequências médio-grave. Lembrando que essas nuances variam de acordo com o tipo de madeira utilizada na construção do corpo.

Bossa nova, MPB, samba e música clássica são estilos geralmente tocados com violão clássico.

Violão folk

O violão folk é um pouco maior em comparação com o modelo clássico. Além disso, é mais indicado para quem quer um timbre com mais brilho e volume.

Além disso, esse tipo de violão tem um braço mais fino, facilitando a montagem de acordes com maior abertura de dedo e pestanas.

Outra diferença do violão folk para o clássico é que o folk vem com cordas de aço. Além disso, o violão folk é cutaway (com aquele corte na estrutura do corpo), facilitando o alcance às últimas casas do braço do instrumento, o que ajuda na hora de tocar solos, por exemplo.

Por conta do seu timbre, ele é usado em estilos como rock, pop, sertanejo e blues.

Violão flat

O violão flat tem uma caixa de ressonância bastante fina e utiliza cordas de nylon. Por ter uma boa resposta de volume, esse tipo é muito usado em shows. No entanto, como sua caixa de ressonância é menor, necessita do uso de amplificador.

O violão flat permite a equalização do som. Além disso, ele está entre os tipos de violão pequenos, o que facilita o transporte e o uso por horas seguidas.

Violão semiflat

Basicamente, o violão semiflat tem as mesmas características de timbragem e equalização do flat. A diferença é que esse possui a lateral um pouco maior.

Violão silent

Um tipo de violão bem peculiar é o silent, pois ele não tem caixa de ressonância (apenas uma madeira por toda sua lateral fazendo o contorno do instrumento). Por isso, é conhecido como violão sem corpo ou violão vazado.

É um instrumento que necessita de amplificação para emitir o som. Assim, como não possui caixa acústica, as cordas passam por um sistema de captação que converte as vibrações sonoras em sinal elétrico para enviar aos amplificadores.

É um ótimo violão para situações de palco, pois o fato de não ter a ressonância causada pela caixa acústica evita feedback sonoro (que ocorre quando um som amplificado retorna para o captador). Esse é um dos principais motivos para artistas utilizarem o violão silent em shows.

Violão jumbo

Com uma caixa de ressonância mais larga e arredondada, o violão jumbo gera mais volume e sustain. Além disso, ele tem uma predominância maior no timbre médio-grave e um agudo bem cristalino.

Por ser um violão muito grande, ele pode causar incômodo em quem está acostumado com violões menores.

Elvis Presley usou muito esse tipo de violão. Atualmente, a cantora Taylor Swift tem uma preferência maior pelos violões jumbo.

Violão mini jumbo

O violão mini jumbo, como diz seu nome, é uma versão menor do violão jumbo. Assim sendo, ele é indicado para quem quer um som encorpado e não gosta de violões grandes.

Além disso, ele é fabricado tanto com cordas de aço quanto com cordas de nylon.

Violão dreadnought

Um dos tipos de violão mais usados no Brasil é o dreadnought. Por ter uma caixa de ressonância grande, ele possui mais volume, produzindo um som mais encorpado. Dessa forma, se destaca bem no meio de arranjos com muitos instrumentos.

Por fim, uma das suas principais características é que o braço é colado ao corpo do violão, na altura do 14º traste.

Violões parlor

Por serem violões pequenos, os parlor são indicados para quem precisa se locomover muito com o instrumento.

Eles têm uma timbragem que tende mais para o médio-agudo e são encontrados tanto com cordas de aço quanto com cordas de nylon.

Se forem amplificados, eles soam bem com banda. No entanto, são mais usados em shows no formato voz e violão.

Violão auditorium/orchestra

Muitas pessoas não fazem distinção entre o violão auditorium e o orchestra, pois eles são muito parecidos.

Ambos têm um corte bem arredondado, sendo mais estreitos na região onde o braço se une ao corpo.

Por último, eles têm uma boa definição de timbre, principalmente nos médios.

Violão concert

Outro dos tipos de violão pequenos é o violão concert. Justamente por isso, ele perde um pouco no ganho do volume e nos timbres mais graves.

Como resultado, ele soa muito bem em dedilhados, pois seu timbre se caracteriza por ser mais agudo.

Violão 7 cordas

O violão de 7 cordas é feito com cordas de nylon, sendo que sua sétima corda (geralmente colocada acima da Mizona) costuma ser afinada em Si (B) ou em Dó (C).

Dessa maneira, é um ótimo violão para evidenciar os baixos dos acordes. Ademais, seu braço mais largo produz um sustain maior.

É muito usado no samba e no choro.

Violão 12 cordas

Composto pelas seis cordas em suas espessuras normais, o violão de 12 cordas traz, obviamente, mais seis cordas.

Assim sendo, as cordas Sol (G), Ré (D), Lá (A) e Mizona (E) tem uma corda bem próxima a elas, com menor espessura e afinada uma oitava acima.

Porém, as cordas Si (B) e Mizinha (E) têm também uma corda próxima a elas, mas com a mesma espessura e afinadas na mesma altura.

Dessa forma, o violão 12 cordas produz um timbre muito bonito, lembrando o de um violão eletroacústico ligado a um pedal de chorus.

Por fim, ele requer um pouco mais de dedicação até que se consiga apertar duas cordas bem juntas ao mesmo tempo.

Qual é o melhor violão para comprar?

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de violão, queremos te contar uma novidade superespecial, que tem tudo a ver com modelo de instrumento.

Após muitos pedidos, nós finalmente estamos lançando o Violão Cifra Club! Essa é a oportunidade perfeita para você que busca por qualidade e conforto em um instrumento.

Saca só as características do nosso violão:

  • Indicado tanto para iniciantes quanto para quem já é mais experiente;
  • Construído em mogno, com osso natural no nut e na pestana (todas as madeiras usadas são de reflorestamento);
  • Ressonância vibrante e equilibrada;
  • Braço fino (47mm);
  • Macio;
  • Layout moderno e com acabamentos minimalistas;
  • Excelente custo-benefício;
  • 12 meses de garantia.

Você não vai querer ficar sem o seu Violão Cifra Club, né? Então, uma dica valiosa que podemos te dar é: assinantes do Cifra Club Academy terão desconto e acesso antecipado à venda do nosso violão!

Portanto, aproveite a Black Friday Cifra Club 2023 e faça parte da nossa plataforma de cursos de música online para adquirir o nosso mais novo lançamento por um preço ainda melhor!


Lembrando que o Violão Cifra Club será lançado em breve, com um estoque limitado. Ou seja, não perca tempo e corra para garantir as suas vantagens!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK