Saiba tudo sobre tonalidade na música
A tonalidade na música representa a organização musical que gira em torno de uma nota e de uma escala específica. Ela é fundamental para dar sentido e expressividade à canção.
Por isso, aprofundar seus conhecimentos sobre esse tema, assim como sobre tom e semitom, será um grande passo em sua evolução teórica e prática. Então, vem com a gente saber mais!
Entenda o conceito de tonalidade na música
A tonalidade de uma música é o que irá determinar a hierarquia entre as notas de uma escala.
Entender sobre esse conceito é importante para fazer transposições, improvisos e composições. Confira quais são e como funcionam os elementos principais da tonalidade.
1. Tônica
A tônica é o centro tonal da música, ou seja, a base que definirá a estrutura harmônica e melódica. Por exemplo, na tonalidade de Dó maior, a nota Dó é a tônica.
2. Acorde tônico
É o acorde principal, para o qual todos os outros acordes tendem a conduzir. Ele é o destino natural das progressões harmônicas e cria a sensação de resolução.
Por exemplo, na tonalidade de Dó maior, o acorde tônico seria o Dó maior (composto pelas notas: Dó, Mi e Sol).
3. Escala correspondente
Todas as notas usadas na melodia, solos, acordes, riffs e contracantos vêm da escala associada à tonalidade e o campo harmônico gerado por ela.
É a partir do conjunto de notas de uma tonalidade que surgem as possibilidades de composição de melodias e harmonias. No caso do Dó maior, a escala é formada pelas notas: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si.
Deste modo, a base será sempre a escala da tonalidade. Porém, é possível que acordes e escalas de outras tonalidades apareçam para “abastecer” e complementar a tonalidade principal.
Hierarquia na tonalidade
Na escala da tonalidade existe uma organização hierárquica entre as notas e os acordes. E são essas relações que estabelecem as sensações de tensão e repouso, conhecidas como funções harmônicas.
Por exemplo, na tonalidade de Dó maior:
- I – Dó: Tônica (centro tonal)
- II – Ré: Supertônica (prepara para os outros graus)
- III – Mi: Mediante (ajuda definir se a escala será maior ou menor)
- IV – Fá: Subdominante (traz efeitos de movimento)
- V – Sol: Dominante (gera tensão)
- VI – Lá: Sobredominante (traz efeitos de suavidade para a harmonia)
- VII – Si: Sensível (traz o sentimento de resolução)
- VIII – Dó: Repetição da tônica uma oitava acima (centro tonal)
Conheça o Curso de teoria musical do Cifra Club Academy!
E aí, curtiu se aprofundar no universo da tonalidade na música? Esperamos que tenha conseguido adquirir novos conhecimentos sobre esse conceito tão importante!
Agora continue em sua jornada de evolução e conheça o Curso de teoria musical do Cifra Club Academy. Aprenda de maneira descomplicada, definitiva e desenvolva suas habilidades teóricas e práticas! Não vá perder essa chance, hein? Te esperamos lá!
Bons estudos, e até a próxima!
Ana Julia Santos
Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.