Cifra Club

7 dicas para tirar música de ouvido no violão

Comece a aprender a tocar músicas sem precisar de cifras, tablaturas ou partituras!

Você já se perguntou como tirar música de ouvido? Essa habilidade valiosa permite que músicos identifiquem diferentes elementos de uma composição e toquem suas músicas favoritas apenas ouvindo!

Músico tocando violão de ouvido
Você sabia que qualquer pessoa é capaz de aprender a tocar de ouvido? (Foto: Reprodução/Freepik)

Dominar essa técnica pode ser desafiador, mas com as dicas e conhecimentos adequados, você estará no caminho certo para desenvolver sua percepção musical e tocar suas músicas preferidas sem a necessidade de cifras, partituras ou tablaturas.

Neste artigo, vamos explorar 7 dicas práticas que te ajudarão a aprimorar sua capacidade de tirar músicas de ouvido, para você tocar suas faixas favoritas com confiança e precisão.

Como para tirar música de ouvido?

Para tocar de ouvido, o mais importante é ter foco e persistência. Afinal de contas, é algo muito divertido e que está ao alcance de qualquer pessoa, mas é um processo gradual!

Confira agora o passo a passo completo para aprender a tirar músicas de ouvido:

1. Estude teoria musical

Por conta da separação das disciplinas e do conteúdo, muitas pessoas pensam nos vários aspectos da música como independentes. Entretanto, todo o conhecimento musical se complementa. Por isso a importância de estudar teoria musical.

Nesse sentido, entender sobre formação de escalas e intervalos já vai facilitar muito o seu processo de tirar músicas de ouvido. Além disso, conhecimento sobre campo harmônico é fundamental para você se localizar dentro da tonalidade e compreender a harmonia da música.

Além do estudo da teoria, também é muito importante estudar a aplicação prática e o resultado sonoro desses temas. Portanto, analise músicas para conhecer (e reconhecer) aqueles clichês harmônicos e melódicos que acontecem.

2. Comece com músicas que você conhece

Grande parte da habilidade para tocar músicas de ouvido vem da memória e da familiaridade com os elementos musicais.

Sendo assim, outra dica é começar com músicas que você já conhece bem. Dessa maneira, será mais fácil isolar os diferentes elementos da faixa para poder identificá-los.

Claro, muitas vezes estamos familiarizados com músicas que contém alguns elementos musicais um pouco mais complexos do que a nossa atual capacidade técnica.

Então, procure buscar um equilíbrio entre músicas mais acessíveis, dentro do seu nível técnico, e que você conheça bem.

3. Pratique por trechos

Quando começamos a tirar uma música, é natural querer tocá-la do início ao fim logo de cara. Contudo, o ideal é separá-la em pequenas seções ou trechos.

Isso, na verdade, vale para qualquer forma de aprendizado musical. É necessário sempre ouvir, reouvir, testar e conferir se as partes que você tirou estão, de fato, certas. Isso exige paciência, persistência e calma.

Portanto, não se apresse em querer tirar a música de uma só vez. Escolha os trechos que você considera mais importantes para começar (por exemplo, os refrãos, que se repetem várias vezes).

4. Perceba a nota mais grave

Geralmente, a nota mais grave de uma música é tocada pelo baixo e pode ser reforçada por um teclado, por exemplo.

Essa etapa é importante pois, a partir da identificação da nota mais grave, muitas vezes é possível determinar a tonalidade da música. Isso porque, geralmente, a nota mais grave é a tônica da música (e costuma ser a mesma que encerra as faixas também).

Assim, tendo essa nota como referência, você já saberá qual a escala que serve de base para a construção da música e poderá mapear o restante das notas com maior facilidade.

5. Identifique a progressão harmônica

Depois de descobrir as notas do baixo, o próximo passo é conseguir identificar a sequência de acordes da música, a sua progressão harmônica.

O passo anterior é importante pois, através dele, você terá um direcionamento de quais notas estão no baixo e quais acordes podem ser encaixados nesse baixo.

Para isso, é de grande valia o conhecimento, por exemplo, do campo harmônico da escala utilizada. Afinal, a partir do campo harmônico, você já terá opções mais imediatas de acordes para utilizar.

Além disso, outros tópicos da harmonia, como inversões, são de grande valia. Mas tão importante quanto é conhecer as principais progressões de acordes e a função de cada um desses acordes dentro do campo harmônico.

Dessa forma, você vai cercando as opções e deixando a sua memória auditiva mais acurada.

6. Identifique a melodia

Uma vez estabelecida a harmonia, o próximo passo é destrinchar a melodia. Iso ajuda pois, muito provavelmente, a melodia usará, principalmente, notas que estão contidas dentro dos acordes tocados.

Além disso, é muito importante que você se acostume a cantar a melodia. Primeiramente, identifique com a voz as notas da melodia da música e depois encontre essas notas no seu instrumento. Se precisar, vá tirando nota por nota.

Se familiarizar com os diferentes intervalos musicais também é ótimo, especialmente quando a melodia possui grandes saltos melódicos.

7. Identifique instrumentos

Outro aspecto importante (e, muitas vezes, negligenciado), é a capacidade de identificar diferentes timbres. Em outras palavras, a capacidade de identificar os instrumentos que estão sendo tocados.

Ao conseguir distingui-los, você também será capaz de determinar com maior facilidade o que exatamente cada um deles faz. Portanto, escolha um instrumento e dirija seu foco para ele (faça isso um por um).

Músicas fáceis para tirar de ouvido

A seguir, recomendamos 3 canções perfeitas para você começar a tocar de ouvido. Confira:

1. La Bella Luna – Paralamas do Sucesso

La Bella Luna é uma música extremamente acessível não apenas no aspecto instrumental, mas também é um bom começo para quem está querendo aprender a tocar músicas de ouvido.

Aqui você pode começar a aplicar as dicas e os conhecimentos adquiridos.

2. Menino da Porteira – Sérgio Reis

Um clássico do sertanejo raiz, Menino da Porteira é também um ótimo ponto de partida para aprender a tirar música de ouvido, já que possui uma progressão harmônica muito clara e seções bem divididas.

Além disso, o solo inicial já é uma boa forma de identificar a tonalidade da música.

3. Have You Ever Seen The Rain – Creedence Clearwater Revival

Have You Ever Seen The Rain é um bom treino para o ouvido. A canção conta com uma instrumentação clara, partes bem definidas e uma progressão harmônica bem marcante.

E aí? Tudo pronto para começar a tirar músicas de ouvido? Praticar e aprimorar essa habilidade abrirá um mundo de possibilidades, musicalmente falando.

Seria legal ter um curso de tirar música de ouvido, né? Bom, para a sua sorte, estamos felizes em anunciar o novo curso “Tirar música de ouvido no violão”, do Cifra Club Academy!

Comandadas por Gustavo Fofão, as aulas do mais novo curso da nossa plataforma de ensino musical online estão repletas de dicas valiosas e orientações práticas para te ajudar a desenvolver sua percepção musical.

O mais legal é que o curso é voltado para qualquer tipo de músico, do iniciante ao mais avançado! Isso porque apresenta, com uma linguagem descomplicada, um conteúdo de primeira qualidade para quem quer aprender cada vez mais.

E temos uma notícia ainda melhor: a Black Friday Cifra Club 2023 já chegou, e você pode aproveitar descontos incríveis para se inscrever no curso “Tirar música de ouvido no violão”!

Ao fazer o pré-cadastro na BF do Cifra Club, você poderá economizar enquanto aprimora suas habilidades musicais, turbinando seus estudos por um preço acessível. Não fique de fora!

Curso de tirar música de ouvido do Cifra Club Academy
Foto de Marco Teruel

Marco Teruel

Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK