Cifra Club

Confira o timbre do último violão Stradivarius

Olá, colega musical! Hoje, nós vamos te mostrar o timbre do último violão Stradivarius. Portanto, prepare-se para sentir a sonoridade do instrumento fabricado pelo luthier mais famoso do planeta!

Rolf Lislevand tocando o último violão Stradivarius
Rolf Lislevand com o histórico instrumento (Foto/Reprodução/Internet)

Para quem não sabe, o italiano Antonio Stradivari é descendente de uma família de luthiers que revolucionou a música. Até hoje os seus produtos inspiram os músicos pelo mundo. Nesse sentido, eles fabricaram diversos instrumentos, como:

  • violinos;
  • violoncelos;
  • violas;
  • harpas;
  • alguns violões.

Rolf Lislevand toca com o último violão Stradivarius

A seguir, confira o vídeo em que o violonista norueguês Rolf Lislevand toca a música Tarantela, do compositor Santiago de Murcia, no último violão Stradivarius. Aliás, o luthier Antonio fabricou o instrumento em 1679. Além disso, ele foi restaurado pelos profissionais Daniel Sinier, Francoise de Ridder e Lorenzo Frignani.

E aí, o que você achou do timbre? Incrível, né?

Ademais, de acordo com o site Forgotten Guitar, o último violão Stradivarius, chamado de Sabionari, foi uma das poucas peças que a família produziu. Ao que parece, os luthiers italianos construíram cerca de 40 violões barroco, o tipo mais comum daquela época. Portanto, este modelo é o último que se tem registro.

Hoje, a maioria dos músicos não conhece o violão barroco. Assim, com o tempo, ele se transformou em guitarra clássica. Agora, vamos te mostrar um pouco da história desse instrumento.

Conheça a história da guitarra clássica

A saber, os termos guitarra clássica e violão clássico são sinônimos. Apesar do nome, o instrumento não fazia parte das salas de concerto, mas sim da música popular. Portanto, demorou alguns séculos até que conquistasse prestígio.

Além disso, em 1825, o violonista Dionísio Aguado publicou um método que oficializou a afinação padrão do instrumento. Desde então, o violão começou a transitar pelos concertos da alta sociedade daquela época. Para saber mais, confira o vídeo do grande instrumentista Fábio Lima:

E aí, gostou da história da guitarra clássica? Se não fosse pelos precursores do instrumento, provavelmente não teríamos a genialidade de Yamandu Costa, Baden Powell e Luiz Bonfá.

Como se constrói um violão? 

Antigamente, os luthiers e artesãos eram os responsáveis por construir os instrumentos musicais. Sendo assim, o processo era complicado e levava tempo. Na verdade, algumas peças demoravam anos para amadurecer o timbre.

Portanto, na maioria das vezes, a madeira precisa afrouxar para produzir a sonoridade certa. Até hoje é assim. No entanto, a tecnologia e o processo de fabricação industrial diminuíram o tempo de maturação do violão.

Contudo, o processo de fabricação do violão é cheio de detalhes. Confira o vídeo a seguir para conhecer como se constrói o instrumento mais querido pelo povo brasileiro.

Quais são as partes do violão? 

Se você é iniciante, é provável que se questione sobre a anatomia do violão. No início, as informações parecem confusas, mas logo você as domina. Afinal, todo violonista conhece de cabo a rabo as partes do seu instrumento.

Sendo assim, nós preparamos um material que te ensina quais são as partes do violão. Veja o vídeo para aprender mais. Acredite em mim, fica mais fácil de tocar quando você conhece toda a sua estrutura.

Não é difícil, concorda? Além disso, te dá mais conteúdo para aprimorar os seus conhecimentos musicais.

Os violões são construídos com madeiras diferentes

A princípio, a madeira é a matéria-prima do violão. Há exceções nos dias de hoje e algumas delas deram certo. Contudo, o material tem uma influência direta na produção do timbre.

Assim, cada parte tem seu tipo de madeira. O braço e a escala, por exemplo, são construídos por materiais diferentes. Inclusive, alguns tipos facilitam a tocabilidade.

O violão e os estilos musicais

É comum que apareçam dúvidas sobre essa questão. No entanto, a relação entre o instrumento e a sonoridade proposta é algo que se deve ter em mente antes de começar a tocar o instrumento. Afinal, você deve escolhê-lo a partir do tipo de música que deseja tocar.

Nessa hora, para quem é iniciante, já surgem algumas dúvidas. Principalmente, “qual é o violão que devo escolher para tocar o meu estilo musical preferido?”. Mas fique tranquilo, pois nós do Cifra Club vamos te ajudar!

Assim, no vídeo a seguir nós abordamos algumas dicas sobre o tema. Você descobrirá qual o melhor violão para cada estilo musical. É um conteúdo que todo iniciante precisa absorver.

Violão para iniciantes

Além de todas as questões que mostramos sobre o violão, há também os modelos voltados aos iniciantes. Assim, são instrumentos de entrada, geralmente fabricados em escala industrial. No entanto, eles podem suprir todas as necessidades.

Um detalhe que pode ajudar todo violonista iniciante é o encordoamento. As cordas de nylon são mais leves e fáceis de tocar. Portanto, pelo menos durante os primeiros meses, evite tocar com um violão de aço.

Compartilhe o timbre do último violão Stradivarius com os seus amigos

Agora, é a sua vez de mostrar aos seus amigos o timbre do último violão Stradivarius. Compartilhe o artigo com quem é apaixonado pelo tema. Quem sabe você pode despertar o interesse musical adormecido nos seus colegas. Até a próxima!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK