Cifra Club

Confira a melhor faixa de cada álbum da Fresno

Seja ouvindo uma música de cada álbum da Fresno, seja escutando o repertório inteiro da banda, é inegável o poder das composições. Juntos desde 1999, eles marcaram vários jovens emos e fãs de pop rock. Tudo isso com letras que falavam inicialmente de sentimentos e desilusões para, mais para frente, abordarem superações e problemas sociais.

Integrantes da Fresno
Fresno em foto de divulgação do álbum Vou Ter Que Me Virar (Foto/Reprodução/Internet)

Atualmente, o grupo é formado por Lucas Silveira, Gustavo Mantovani (Vavo) e Thiago Guerra. Ao longo dos anos, o elenco foi sendo alterado conforme eles mudavam de estilo e de valores. São 6 ex-integrantes no total, sendo que todos eles têm, de certa forma, importância para a história da Fresno, sem dúvida.

Conheça uma música de cada álbum da Fresno

Em 20 anos de carreira, 9 álbuns de estúdio foram gravados, além de projetos ao vivo, EPs, splits e uma mixtape. Para a nossa lista, no entanto, separamos uma música de cada álbum da Fresno, totalizando nove indicações. A seguir, veja um pouco mais sobre elas, que estão organizadas em ordem de lançamento. Enfim, vamos às canções!

Teu Semblante — Quarto dos Livros (2003)

Por mais que não seja a música mais famosa do grupo, Teu Semblante tem – e muito – o seu valor. É a primeira faixa do álbum Quarto dos Livros, que falava, sobretudo, da solidão. Além disso, foi o primeiro projeto independente da banda, logo após se tornarem, de fato, a Fresno (o nome antigo era Democratas). É um clássico!

Vale lembrar que, naquela época, o grupo estadunidense The Get Up Kids era uma das principais influências dos meninos do Rio Grande do Sul. Por isso, foi um projeto de estreia bem aos moldes do emocore raiz, sonoridade que foi se modificando ao longo dos anos.

Onde Está — O Rio, a Cidade, a Árvore (2004)

Em 2004, Fresno lançava seu segundo álbum, O Rio, a Cidade, a Árvore. Com cerca de 8 mil cópias vendidas, destaque para a música Onde Está, que foi a mais tocada do disco.

Até hoje, é uma das composições favoritas de vários fãs, além de ser uma das responsáveis pelo sucesso da banda. Na letra, eles cantam sobre o amor e as desilusões. A música reflete a vontade de falar do amor, mesmo que não tenha dado tão certo.

Alguém Que Te Faz Sorrir — Ciano (2006)

Se vamos falar de músicas da Fresno, Alguém Que Te Faz Sorrir não pode ficar de fora. Isso porque o Ciano marcou uma nova fase para a banda. Eles não só evoluíram a temática das letras, como também a qualidade sonora aumentou.

Como resultado disso, aos poucos, mudavam a imagem de só mais uma banda de garagem para se tornar uma referência no estilo. Foram mais de 12 mil cópias vendidas, com outros hits que também merecem menção honrosa, como A Resposta.

Desde Quando Você Se Foi — Redenção (2008)

Redenção é um álbum marcante, já tendo conquistado um Disco de Ouro. A obra é mais um exemplo de evolução do grupo. Isto é, tanto pelo vocal mais leve e melódico quanto pelas constantes transformações para trazer mais valor às canções.

A título de curiosidade, caso você queira ouvir um pouco dessa evolução, escute Alguém Que Te Faz Sorrir, que foi regravada nesse disco, e Desde Quando Você Se Foi. Essa última fala de um cara que, após perder um grande amor, reconhece sua imaturidade e tenta mudar. É linda de ouvir!

Deixa o Tempo — Revanche (2010)

Embora não seja um dos álbuns melhores avaliados pela crítica, Revanche é importante para a história da banda. Com canções mais pesadas, o disco rompe com a ideia de tranquilidade passada no trabalho anterior. Mas não pense que é só isso. Os vocais poderosos e temas de superação e luto encontram o seu lugar ao sol aqui.

Por consequência, o equilíbrio e a originalidade se mostram mais presentes do que nunca. Talvez, seja por isso que o álbum segue sendo um dos mais vendidos da história da banda. Algumas faixas são especiais, como a clássica Porto Alegre e Deixa o Tempo, que personifica todo o conceito do disco em uma música incrível e arrepiante.

Infinito — Infinito (2012)

Música que dá nome ao sexto álbum de estúdio da banda, Infinito é mais uma amostra do talento do grupo. Envolvente, poderosa e surpreendente são só algumas das melhores palavras para descrevê-la. O interessante desse álbum é que ele foi um dos que tiveram maior divulgação na mídia.

Televisão e rádio pararam para receber os gaúchos, que estavam conquistando milhares de fãs. E sabe o que é o melhor? O disco não decepcionou! Com arranjos criativos, qualidade sonora e performances incríveis, as músicas que o compõem são excepcionais.

Sexto Andar — A Sintonia de Tudo Que Há (2016)

Sexto Andar é a faixa que abre o A Sintonia de Tudo Que Há. Não só brinca com a nostalgia ao falar sobre o local que dá nome à canção, como também destaca ainda mais o amadurecimento da banda. Ora pela ousadia de misturar tantos estilos e produzir algo único, ora pela qualidade do resultado gerado.

E olha que não é só uma canção que faz isso. Com direito a participação de Caetano Veloso, o álbum apresenta uma coesão destacável entre suas faixas, que parecem contar uma história sólida. Logo, temos um projeto incrível e apaixonante.

Quando Eu Caí — Sua Alegria Foi Cancelada (2019)

Quando Eu Caí é uma das melhores composições que mostram todas as transformações vividas pela Fresno ao longo dos anos. Ela foi escolhida por ser uma bela amostra da evolução da banda após tanto tempo no mercado, se adaptando para chegar ao melhor resultado possível.

Aqui também é falado da desilusão. Mas não da desilusão amorosa, tão comum no coração adolescente, e sim da desilusão da vida. É, de fato, uma das músicas mais fortes e impactantes da Fresno.

Vou Ter Que Me Virar — Vou Ter Que Me Virar (2021)

Vou Ter Que Me Virar é a consolidação das mudanças e de como a própria banda fala das transformações vividas para se adaptar. Mesmo que eles não estejam tratando de sua carreira, conseguimos perceber essa abordagem nas entrelinhas. Isso acontece, principalmente, por ser o álbum que é considerado o mais dançante do grupo e que fala, de certa forma, das superações.

Destaque também para a participação de Lulu Santos em Já Faz Tanto Tempo, que resgata o romantismo do início da Fresno com um toque de modernismo.

Por fim, esperamos que você tenha gostado e se divertido com a nossa seleção de uma música de cada álbum da Fresno. Se curtiu o conteúdo, divulgue para a galera, principalmente os fãs da banda, que certamente vão aproveitar o material!

Foto de Ayllana Ferreira

Ayllana Ferreira

Jornalista apaixonada por conteúdo. Curiosa nata, geek e apaixonada por tudo o que envolve cultura. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK