Cifra Club

Tudo o que você precisa saber sobre violão para canhoto

Hoje iremos falar para este grupo especial de violonistas: os canhotos. Você sabia que existem modelos de violão fabricados especificamente para quem é canhoto?

Músico canhoto tocando violão
Violão para canhotos não é um mistério sem solução (Foto/Reprodução/Internet)

Porém, como as opções no mercado não são muito variadas, algumas pessoas buscam formas de se adaptar no instrumento para destros mesmo.

No decorrer deste artigo, falaremos quais são e como são feitas essas adaptações. Te interessou? Vem com a gente para conhecer e saber mais sobre o assunto! Afinal, quem quer aprender a tocar violão sempre dá um jeitinho, não é mesmo?

Qual a diferença entre violão para destro e para canhoto?

Essa é uma pergunta muito comum tanto para quem é leigo no assunto quanto para quem já toca. A grande diferença entre os violões de destro e de canhoto é que um é a inversão do outro. As cordas e o braço do violão são no sentido contrário, ou seja, são espelhados.

Assim, a constante é que ambos tocam o ritmo com a mão dominante, a que possui mais força, o que faz muita diferença na execução.

Para os canhotos, tocar em um violão destro pode ser desconfortável e de difícil adaptação com o instrumento. E para você que é canhoto e decidiu se aprofundar nos estudos, provavelmente já se fez a seguinte pergunta:

Preciso comprar um violão para canhoto?

A resposta para essa questão é: depende. Não necessariamente você precisa comprar um violão para canhoto. O que irá influenciar é como você se sente mais confortável. Existem maneiras de adaptar o violão de destro. Porém, nem sempre o modelo do instrumento irá favorecer a adaptação.

Como dito, o violão para canhoto possui braço e cordas espelhados em relação ao de destro. No site do Cifra Club, você encontra nosso dicionário de acordes para destros e canhotos. Lá, você pode conferir sempre que quiser como se monta aquele shape, sem problemas!

Para você que está considerando comprar um violão para canhoto, aqui vai um dado de realidade: os preços são maiores. Além disso, não existem muitas opções de modelos e marcas.

Então, se você não pode investir em um instrumento mais caro, considere fazer algumas adaptações naquele violão de destro mais em conta.

Formas de tocar violão para canhoto

Vai se aventurar no violão de destro mesmo sendo canhoto? Sem problemas, existem formas de fazer o som acontecer mesmo assim! Veja como:

1. Tocar da mesma forma que o destro

Não iremos dizer que será fácil, afinal, além de ser um novo aprendizado, você ainda terá de lidar com a questão da mão não dominante. Porém, com dedicação e estudo, e no seu tempo, você vai perceber suas evoluções.

Desse modo, não será preciso ajustar nada no violão, e você irá tocar da mesma maneira que as pessoas destras, sem nenhuma mudança.

2. Tocar o violão invertido

Sem alterar a posição das cordas e invertendo o violão, também é uma opção. Consequentemente, os acordes também ficarão invertidos, e a batida deve ser feita sempre de baixo para cima.

Pode ser confuso no começo, mas acredite, pois é possível fazer dar certo!

3. Inverter o violão e as cordas

Neste caso, faremos uma inversão total, do lado e das cordas. Dessa forma, as trocas serão estas:

  • 6ª corda pela 1ª;
  • 5ª corda pela 2ª;
  • 4ª corda pela 3ª.

Assim, a execução dos acordes e dos ritmos será da mesma forma dos destros. Lembre-se de inverter também o rastilho do seu violão!

Como inverter as cordas do violão para canhoto?

A melhor dica para você que vai fazer a inversão das cordas do violão de destro para o de canhoto é: leve-o a um luthier. Deixando seu instrumento nas mãos de um profissional, você diminui a chance de danificá-lo durante a troca ou com o passar do tempo.

Nesse processo, pequenos detalhes devem ser levados em consideração, como a inversão do rastilho, o nó nas cordas após a troca e os cuidados com as tarraxas. Devido à tensão das cordas, você pode prejudicar a vida útil do violão a longo prazo caso não se atente a isso.

De modo geral, a inversão irá proporcionar aos canhotos tocar da mesma forma que os destros, mudando apenas o lado do braço. As cordas seguirão o mesmo padrão:

  • 1ª corda E;
  • 2ª corda B;
  • 3ª corda G;
  • 4ª corda D;
  • 5ª corda A;
  • 6ª corda E.

Dessa maneira, a leitura de tablaturas e acordes não terá mudanças, e o ritmo não precisará ser tocado de baixo para cima.

Como aprender a tocar violão para canhoto?

Agora que você já sabe as maneiras de adaptar seu violão para canhoto, chegou a hora de colocar a mão na massa! Se escolheu tocar apenas com o violão invertido (sem trocar as cordas), lembre-se sempre de consultar o dicionário de acordes, pois ele será seu grande parceiro!

Como em todo aprendizado, no começo é fundamental ter um bom direcionamento, certo? E para aprender a tocar violão, não seria diferente. É preciso muito estudo para se tornar fera no assunto, dominar as técnicas e se destacar.

Por isso, aprofundar-se no mundo desse instrumento vai exigir algumas horinhas de dedicação e, claro, muito amor pela música. E, para facilitar e amplificar seus ganhos de conhecimentos, venha conhecer o Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino, você encontra um curso completo e inclusivo para canhotos, para aprender de forma consistente e definitiva. Não perca a chance de aprender com os melhores professores de música! Bora?

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK