Cifra Club

Você sabe como nasceu o famoso beat dos anos 80?

Você conhece o gated reverb?

Talvez você não conheça de nome, mas provavelmente já ouviu: é aquela batida sintética e ecoada de bateria, que 9 entre 10 bandas usou nos anos 80.

Phil Collins, então, foi o grande mestre da técnica.

Pois bem, o canal Vox lançou na semana passada um vídeo que conta a história desse beat de forma bem interessante. A técnica nasceu por acidente, como muitas outras invenções geniais.

Reza a lenda que justamente o companheiro de Collins no Genesis, Peter Gabriel, estava no estúdio gravando seu álbum solo. Foi quando seu produtor mostrou a ele um equipamento até então novo, com um microfone acoplado para possibilitar a conversa de produtores e banda entre um estúdio e outro.

Na hora de gravar, o equipamento captou uma sonoridade bem diferente da bateria, como se estivesse com muito eco. Esse efeito foi causado graças à potência do microfone e não precisa nem dizer que eles adoraram o resultado diferentão da bateria. Nascia aí o gated reverb.

E se engana quem pensa que essa técnica ficou no passado: graças à celebração atual da estética dos anos 80, muitos artistas vem usando dos efeitos da época para incorporarem novos elementos em suas músicas.

É só pensar nas super hypadas Lorde, Carly Rae Jepsen e no HAIM, por exemplo:

O gated reverb nunca esteve tão cool desde os anos 80 quanto agora! Para entender melhor essa história, fique com o vídeo do Vox Pop (em inglês):

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK