Cifra Club

Descubra o significado da música Ragatanga

Você vai se surpreender com essa explicação do significado da letra da música Ragatanga, hit de 2002!

Capa da música Ragatanga, uma montagem com fotos das integrantes do grupo Rouge
Quem nunca curtiu com os amigos ao som do refrão icônico de Ragatanga? (Foto: Reprodução/Spotify)

O início dos anos 2000 foi marcado por muita banda boa. Toda uma geração foi até o chão com o Bonde do Tigrão, se sentiu super descolado com Nelly Furtado ou, até mesmo, decorou os passinhos do grupo Rouge.

Entre todos esses sucessos, veio a dúvida de milhões sobre o significado da famosa música Ragatanga. Afinal, o que é “aserehe”, a onomatopeia que entrou para a história?

A seguir, preparamos um conteúdo completíssimo para responder essa questão. Esperamos que você goste!

Onde surgiu a banda Rouge?

Caso você tenha caído de paraquedas por aqui, antes de falarmos o significado de Ragatanga, vamos explicar quem foi o grupo Rouge. Em uma época com poucos girl groups, 5 brasileiras mostraram que as meninas estavam com tudo.

O ano era 2002 quando o grupo surgiu. Em síntese, ele foi criado por causa de um concurso no programa Popstar, exibido no SBT. Depois de 6 fases eliminatórias, Fantine Thó, Karin Hils, Aline Wirley, Li Martins e Lu Andrade decidiram se unir.

Com apenas 5 dias de divulgação após o concurso, elas conseguiram o grande feito de levar 12.000 pessoas para assistir um show em um shopping. Já era um sinal do sucesso que estava por vir.

Entre idas e vindas, incluindo mudanças na formação, as garotas venderam mais de 3 milhões de cópias somente no Brasil até 2007. Isso sem falar no disco de diamante, conquistado pelo álbum de estreia homônimo. 

O álbum que mais trouxe retorno foi Mil e Uma Noites, certificado como disco de ouro.

Alguns hits que fizeram enorme sucesso foram:


Como surgiu a música Ragatanga?

A música Ragatanga foi uma regravação de Asereje, canção original do girl group espanhol Las Ketchup. Enquanto a faixa original é um tanto mais pesada, a versão brasileira soube brincar com as palavras.

Por exemplo, enquanto cantamos “roupa de água-marinha e seu jeito de malandro”, as Las Ketchup cantam: “roupa de água-marinha, vão restos de contrabando”. Fora outras mudanças.

O que significa a música Ragatanga?

Ragatanga conta a história de Diego, um cara que saiu por aí “festejando, com a lua em seus olhos”. O verso pode ser uma metáfora bonitinha para um cara apaixonado. Ou, em uma versão menos romântica, uma maneira suave de falar que o sujeito não estava assim, tão sóbrio.

“E com magia e pura alma, ele chega com a dança, possuído pelo ritmo Ragatanga”. Ou seja, o nosso protagonista entra em uma festa e o DJ está tocando a sua música favorita: Rapper’s Delight. O clássico do trio estadunidense Sugarhill Gang fala:

I said a hip hop the hippie the hippie, to the hip hip hop and you don’t stop / The rock it to the bang bang boogie / Say up jump the boogie to the rhythm of the boogie, the beat“. Acredite, é o mesmo ritmo de Ragatanga.

Mas, como o nosso personagem provavelmente estava com o efeito de algo, surgiu o refrão famoso a partir do que ele tentava cantar:

“Aserehe! Ra! Dehe! De hebe tude hebere seibiunouba, mahabi an de bugui an de buididipi!”.

É isso, meus amigos: o “aserehe” nada mais é que o tal Diego cantando a sua música favorita, sob efeito de umas biritas e em um inglês não-fluente. Afinal, quem somos nós para julgar o festeiro?

Em resumo, esse é o significado da canção. Não queríamos destruir infâncias, mas essa parece a explicação mais possível para Ragatanga. Não sei você, mas a frase “a ignorância é uma benção” nunca fez tanto sentido para a gente, concorda?

Onde está o grupo Rouge hoje?

Vez ou outra, surge a dúvida de onde, afinal, estão as garotas do Rouge. Infelizmente, dois anos após o seu lançamento, o grupo original já havia mudado. Lu Andrade havia saído, com boatos de que a separação não foi lá muito amigável.

No entanto, em 2017, foi realizado um evento especial – Chá da Alice, reunindo a formação original. Aliás, foi um dos shows mais aguardados da década. Para você ter uma ideia, os ingressos do primeiro lote esgotaram em menos de 1 minuto.

No ano seguinte, foi feita uma turnê em comemoração dos 15 anos de Rouge. Depois disso, o grupo continuou fazendo shows pelo Brasil. Além disso, vieram os lançamentos da música Dona da Minha Vida e do EP 5. Inclusive, o Rouge conquistou o Prêmio Multishow de melhor grupo do ano!.

As garotas continuaram juntas até 2019, quando declararam o fim definitivo.

Após conhecer o significado de Ragatanga e um pouco mais do grupo Rouge, esperamos que a gente não tenha feito você gostar menos da canção.

Enfim, antes de terminar, podemos te pedir um favor? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e nos ajude a ter mais visibilidade! Assim, mais pessoas vão conhecer a explicação da letra dessa música história.

Foto de Ayllana Ferreira

Ayllana Ferreira

Jornalista apaixonada por conteúdo. Curiosa nata, geek e apaixonada por tudo o que envolve cultura. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK