Cifra Club

Aprenda a tocar as melhores de Zezé Di Camargo e Luciano

Como tocar as melhores músicas de Zezé Di Camargo e Luciano no violão? Aprenda neste artigo!

O artigo de hoje é um prato cheio para quem ama música sertaneja, porque reúne os clássicos de uma das maiores duplas do gênero musical. Em outras palavras, você vai aprender a tocar no violão as melhores de Zezé Di Camargo e Luciano!

Zezé Di Camargo cantando e Luciano tocando violão e cantando em show
Zezé Di Camargo e Luciano encantando milhares de fãs em show (Foto: Isac Luz/Ego)

Nesse sentido, não vamos apenas listar as canções, mas explicar como tocar suas cifras. Ou seja, vamos fornecer o “caminho das pedras” e antecipar as principais dificuldades de cada uma das 15 faixas. Dessa forma, você evoluirá bastante tocando um bom sertanejo no violão!

Curtiu a ideia? Então, continue a leitura para aprender as melhores músicas de Zezé Di Camargo e Luciano!

15 melhores de Zezé Di Camargo e Luciano para tocar no violão hoje

Antes de mais nada, se você é iniciante e está apreensivo com as cifras de Zezé Di Camargo e Luciano, fique tranquilo. Embora possam surgir pequenos desafios ao longo do caminho, as músicas não apresentam grande complexidade.

Se liga no nosso repertório de hoje:

  • Dois Corações e Uma História
  • Você Vai Ver
  • Dou a Vida Por Um Beijo
  • É o Amor
  • Mentes Tão Bem
  • Será Que Foi Saudade?
  • No Dia Em Que Eu Saí De Casa
  • Sem Medo de Ser Feliz
  • Pra Mudar Minha Vida
  • Cada Volta É Um Recomeço
  • Flores Em Vida
  • Preciso Ser Amado
  • Na Hora H
  • Pão de Mel
  • Coração Está Em Pedaços

Portanto, afine o seu violão e venha aprender a tocar as melhores de Zezé Di Camargo e Luciano com a gente!

1. Dois Corações e Uma História

Abrindo a lista das melhores músicas de Zezé Di Camargo e Luciano, Dois Corações e Uma História tem 20 acordes e é tocada na tonalidade de A. Cuidado com as pestanas, que aparecem em quase metade dos shapes. A parte rítmica tem dedilhados e batidas, mas não é difícil. Porém, o arranjo da introdução inclui frases melódicas com técnicas de slides e ligados, o que exigirá treino.


2. Você Vai Ver

Você Vai Ver possui solos de violão muito bonitos, mas que apresentam alguns licks rápidos, que necessitam de estudo para serem tocados perfeitamente. Por outro lado, a harmonia é simples, com 14 acordes no tom de F. A levada também é fácil e se mantém constante durante toda a faixa.

3. Dou a Vida Por Um Beijo

Antes de tudo, coloque um capotraste na 1ª casa para tocar os 7 acordes de Dou a Vida Por Um Beijo como se estivessem no tom de Em, ok? Assim, você evita as pestanas. A canção também tem solos muito interessantes, enquanto a levada é solta e bem relaxada.

4. É o Amor

É o Amor é um dos destaques das cifras antigas de Zezé Di Camargo e Luciano, com direito a 8 acordes – alguns apresentam sétimas e baixos invertidos, mas não é nada de outro mundo. O pulo do gato está na batida, que inicialmente é calma, mas no refrão fica agitada. Além disso, o violão faz algumas frases nas cordas agudas que embelezam o arranjo da canção.

5. Mentes Tão Bem

Mentes Tão Bem é uma das músicas de Zezé Di Camargo e Luciano que têm uma harmonia mais rebuscada (são 18 acordes no total). No entanto, não desanime caso desconheça alguns shapes. Ademais, o dedilhado deve ser preciso no tempo, sem ignorar as frases presentes entre alguns acordes.


6. Será Que Foi Saudade?

Afinal, como tocar a música Será Que Foi Saudade?, de Zezé Di Camargo e Luciano? Primeiramente, faça um dedilhado padronizado e lento até chegar no refrão, momento em que você deve cair na batida rítmica. A harmonia tem 12 acordes, sendo que 3 são feitos com pestana.

7. No Dia Em Que Eu Saí De Casa

A cifra de No Dia Em Que Eu Saí De Casa conta com apenas 6 acordes, todos com formações básicas. O ritmo é bem tranquilo de executar, mas atente-se às passagens nos bordões (cordas mais graves). Assim, o desafio da música fica para os solos, que apresentam vários bends. Ou seja, força nos dedos!

8. Sem Medo de Ser Feliz

A tonalidade de Sem Medo de Ser Feliz é G. Porém, para seguir a versão original, coloque o capotraste na 3ª casa, formando os acordes no shape de E. Boa parte da base é feita dedilhando os acordes. No entanto, quando a música cresce, o violão faz uma batida simples. Mais uma vez, há solos que demandam atenção, beleza?

9. Pra Mudar Minha Vida

Com a harmonia em E, Pra Mudar Minha Vida tem apenas 7 acordes. Fique ligado nas frases e nos solos que compõem o arranjo – você pode tirá-los a partir da tablatura presente na cifra da canção. De resto, a batida segue um padrão do início ao fim, com algumas convenções e acentuações interessantes.

10. Cada Volta É Um Recomeço

A canção Cada Volta É Um Recomeço exige treinos específicos. Primeiramente, é preciso memorizar os 18 acordes, sendo que muitos deles têm extensões que fogem do básico. Em seguida, aprenda o dedilhado da primeira parte e a batida do refrão. Por fim, é a vez de tirar os solos, que são marcantes.

Para turbinar seus estudos de sertanejo no violão, conheça o Cifra Club Academy! Na nossa plataforma de ensino musical online, você tem a oportunidade de aprender tudo sobre as batidas, técnicas e músicas sertanejas para evoluir ainda mais no violão.

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

11. Flores Em Vida

Em Flores em Vida, você deve usar o capotraste na 3ª casa. Somente um dos 6 acordes da música é formado com pestana. Além do mais, as técnicas de slide, vibrato, hammer on e pull off são utilizadas nos solos. Por sua vez, a batida é bem marcante, mas tenha cuidado para não oscilar o andamento.

12. Preciso Ser Amado

Antes de se assustar com os 28 acordes da cifra de Preciso Ser Amado, tenha em mente que a maioria dos shapes é fácil. Há pestanas e sétimas aqui e ali, mas nada além disso. Nesse contexto, como a música é tocada originalmente no piano, você pode tocar a primeira parte de forma dedilhada. Por outro lado, o refrão exige uma batida contagiante.

13. Na Hora H

Se você quer saber como tocar Na Hora H, anote aí: a canção tem 14 acordes. Assim, a introdução apresenta um dedilhado muito bonito, que alterna entre G e C. Para as notas terem presença, opte por usar palheta. Tire direitinho o padrão para não descaracterizar o arranjo, ok? Depois, a dinâmica do violão vai crescendo, até partir para uma batida no refrão.

14. Pão de Mel

Pão de Mel apresenta um solo de abertura que não é dos mais difíceis, mas a frase final exige certa agilidade. Falando da harmonia, a música está no tom de E e conta com apenas 5 acordes. Por fim, a levada deve acompanhar o groove do baixo e da bateria, respeitando as pausas.

15. Coração Está Em Pedaços

Finalizando as cifras de Zezé Di Camargo e Luciano, as convenções são muito importantes em Coração Está em Pedaços. Já a base, mescla batidas e dedilhados, com solos que preenchem a linha de violão. Vale pontuar que apenas 6 acordes são tocados durante a canção, o que acaba facilitando o seu trabalho.

Chegamos ao final do artigo de hoje! Temos certeza de que você curtiu aprender as melhores de Zezé Di Camargo e Luciano. Afinal, trata-se de uma das duplas de mais destaque do gênero, sem contar a beleza ímpar das suas cifras. Definitivamente, o seu repertório foi enriquecido com essas canções, não é mesmo?

Então, deixamos aqui um convite final: aprofunde os seus conhecimentos tornando-se aluno do curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy!

As aulas seguem um método desenvolvido pensado na sua evolução, com aulas completas e muito didáticas. Ah, e o preço é bem acessível, viu? Enfim, não perca tempo e se torne especialista em sertanejo com a gente!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK