Cifra Club

Aprenda

Dicas

por Junior Jr • 113.903 visitas desde 22/02/07

Deixo aqui algumas dicas para aqueles que querem comprar o primeiro violão e aprender a tocar. Antes de tudo, é preciso saber que qualquer instrumento tem sua dificuldade e exige muita dedicação e estudo. Musica não tem idade, qualquer pessoa pode tocar. Se você é Pai ou Mãe, estimule seu filho(a) desde cedo (5 a 7 anos) com musicalização infantil para depois passar aos instrumentos. A música só traz benefícios.

Bem, vamos ao assunto:

1° passo > Procure sempre a ajuda de um bom professor, pois por mais que seja possível aprender algumas coisas sozinho, há sempre os vícios de postura, que podem lhe prejudicar ou limitar velocidades e etc no futuro, e só um professor saberá lhe corrigir e ensinar o "caminho das pedras", ou em outras palavras, lhe ensinar a aprender mais rápido e melhor.

2° passo > A compra e escolha do instrumento adequado influi muito no aprendizado, logo, iniciantes devem optar por violões com cordas de nylon, pois são mais macios e mais fácil de aprender. Não que isso seja uma regra, pois pode-se começar com violão de aço, mas como professor, posso dizer que pelo de nylon é bem mais fácil.

3° passo > Organizar-se, estabelecendo um horário ou um tempo diário para praticar seu instrumento, assim como há um horário para almoçar e etc, não querendo comparar, mas tornar a prática do violão um hábito, só fará com que você aprenda mais e possa atingir seu objetivo mais rápido. E lembre-se, cumpra sempre seus afazeres escolares, cursos, e etc, pois tudo tem seu tempo. "Se tenho tempo fazer duas coisas para que fazer uma só?"

4° passo > Escolha seu repertório e procure tocar músicas que você goste, pois isso estimulará sua prática. Nada pior do que aprender músicas que não gostamos, apenas para seguir um roteiro. Apesar de ser "metaleiro", posso dizer que minhas aulas são diferentes para cada aluno, do samba ao heavy metal, do chorinho ao clássico.

5° passo > Mantenha seu instrumento afinado, pois aprender em um violão desafinado só prejudicará sua sensibilidade auditiva. Caso não saiba afinar, compre um afinador eletrônico e use-o no início, pois logo seu ouvido evoluirá e você saberá afinar sem a ajuda dele.

6° passo > Cuide do seu instrumento, guardando-o em lugar fresco, e evitando encostá-lo pelo braço em qualquer lugar, para evitar empenos. Calor excessivo ou água, são as causas mais comuns de empeno ou descolagem dos violões.

7° passo > Divirta-se pois se você seguir os passos acima, só terá que desfrutar dos benefícios que a música proporciona, que dentre outras coisas, acalma e relaxa. Junte seus amigos, monte sua banda, faça uma festa, e lembre-se, um bom músico deve ser também um bom cidadão, logo, fique longe das drogas, pois elas só atrapalham! E fique mais perto de DEUS!!!!!!!!!!!

Abração a todos e boa música para vocês!

guitar.destroyer@hotmail.com

OK