Cifra Club

Como afinar bateria: um guia completo para você

Confira as melhores dicas para aprender como afinar a sua bateria e, assim, regule o timbre do seu instrumento da forma ideal.

Músico afinando a caixa da bateria
Regular o instrumento para o timbre desejado é importante para sua identidade sonora (Foto: Reprodução/Internet)

Dúvida de muitos bateristas, iniciantes ou veteranos, saber como afinar bateria é fundamental para seu progresso musical. Isso porque ter o instrumento sempre em boa condição, independentemente do estilo, vai melhorar a sua sonoridade.

Pensando nisso, preparamos este guia para tirar todas as suas dúvidas e ensinar de uma vez por todas como afinar a sua bateria. Com nossas dicas, você vai conferir o tipo de afinação ideal para cada estilo de música. Dessa forma, irá impulsionar seus estudos no instrumento!

Dicas de como afinar bateria

A primeira coisa que precisamos entender é que afinar uma bateria nada mais é do que ajustar a tensão das peles de cada uma das partes do instrumento. Isso significa que os pratos não podem ser afinados.

No geral, bateristas costumam concentrar a afinação da bateria em três tipos:

  • Grave: versátil, usada em vários estilos;
  • Média: muito utilizada por bandas de rock progressivo;
  • Aguda: ideal para grupos de jazz e instrumentais.

Como afinar a caixa da bateria?

A caixa é parte essencial do instrumento. Ao saber como afiná-la, você elevará o nível do seu som.

Vamos iniciar pela pele de resposta, que fica na parte de baixo da caixa, onde se encontra a esteira. Primeiramente, solte todos os parafusos e aperte-os apenas com a mão. Como essa pele deve estar sempre muito bem esticada, o ideal é que você use a chave de afinação para dar mais duas voltas após o aperto com a mão.

Caixa de bateria com as baquetas apoiadas em cima
O timbre da reflete muito sobre a pegada do baterista (Foto: Freepik)

Uma dica importante é apertar sempre os parafusos diametralmente opostos. Assim, você conseguirá uma tensão constante em toda a pele. Feito isso, o som que a pele de resposta deve fazer após o aperto dos parafusos é semelhante ao de um tamborim.

Na pele batedeira, você começará dando uma volta completa em todos os parafusos. Sempre apertando os parafusos diametralmente opostos. Em seguida, você deve dar mais uma volta no parafuso que está mais distante de você.

Já nos parafusos imediatamente seguintes, à direita e à esquerda, você deve apertar mais meia volta. Esses três parafusos devem sempre ficar mais longe de onde você fica sentado.

Ao tocar, notará que o som está bem grave, ideal para a maioria dos estilos de rock. Se você quer saber como deixar a bateria mais seca, o segredo é sempre apertar os outros parafusos, mais próximos à você, até o timbre desejado. 

Como afinar tons e surdo de bateria?

Inicialmente, é preciso ressaltar que tons e surdo têm afinações muito parecidas. Começaremos do mesmo modo que fizemos com a caixa. Solte todos os parafusos e aperte-os primeiro apenas com a mão.

Logo depois, com a chavinha, você vai apertar a pele de resposta dessas partes da bateria. Dê duas voltas em cada parafuso – alternando com o que está diametralmente oposto.

Na pele de bater, tanto do surdo quanto dos tons, repita o procedimento. Solte todos os parafusos, aperte-os com a mão e dê mais uma volta, de forma diametralmente oposta, com a chave.

Tom de uma bateria
Tons e surdos bem afinados dão a tônica necessária para as viradas (Foto: Pexels)

Para conseguir sons mais graves ou agudos, basta ir soltando ou apertando a pele. Faça isso até encontrar o timbre ideal para você!

Como afinar bumbo?

A primeira coisa que você deve levar em consideração para saber como afinar o bumbo da bateria é se deseja um som abafado. Há quem goste e também quem não ache necessário.

Caso opte por abafar, basta colocar uma espuma, uma manta ou um travesseiro dentro do bumbo antes de fechá-lo com as peles.

Assim como com as outras partes da bateria, comece a regular a afinação pela pele de resposta. Solte todos os parafusos e aperte-os o máximo que conseguir com a mão. Em seguida, use a chave e dê entre duas e três voltas. Isso deixará sua pele mais aguda e ajudará a reverberar o som!

Para a pele onde fica o pedal, o procedimento inicial é o mesmo. Ou seja, deixe os parafusos soltos e depois aperte-os o máximo que conseguir com a mão. Pegue a chavinha e dê a tensão necessária para que atinja o som que você queira. Feito isso, é só montar a bateria e começar a praticar os primeiros rudimentos!

Como afinar bateria com afinador?

Existem muitos modelos de afinador de bateria. Apesar disso, saber como afinar bateria com afinador envolve o mesmo processo em todos os equipamentos. A primeira coisa a aprender é que os números que aparecem no visor são referentes aos hertz, frequência de vibração. 

Dito isso, o passo seguinte é saber quantos hertz devem ser medidos em cada uma das partes da bateria, de acordo com o estilo que irá tocar. 

Depois, é só prender o afinador na bateria e começar a ajustar. Lembrando que quanto mais apertada estiver a pele (som mais agudo), o número mostrado no afinador será maior. 

Ao ajustar os parafusos, não se esqueça de alternar entre os diametralmente opostos. Assim, você vai conseguir uma afinação homogênea. 

Agora que você já aprendeu como afinar bateria, é hora de pôr a mão na massa e começar a se dedicar aos estudos do instrumento. Antes disso, confira nossas dicas de como montar e posicionar corretamente o seu kit de bateria!

E, se você quer turbinar sua evolução, acesse o curso de bateria do Cifra Club Academy! Você pode assistir às aulas a qualquer hora, em qualquer lugar e quantas vezes quiser. Afinal, o professor João de Paula te dará as melhores dicas, fazendo com que você fique fera nas levadas e nas viradas!

Curso de bateria do Cifra Club Academy
Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK