Cifra Club

Como tocar guitarra: o guia definitivo para iniciantes

A guitarra é apaixonante, não é mesmo? Se você tem interesse em ingressar neste instrumento fantástico, fique conosco, pois trazemos aqui um guia completo para você saber como tocar guitarra.

Aluna praticando guitarra em sua casa
Unir a base teórica prévia com os exercícios práticos é o segredo para um bom desempenho na guitarra (Foto/Pexels)

Estamos falando de um instrumento com som poderoso, um visual arrebatador e uma história riquíssima.

Se você tem vontade de ser guitarrista, mas não sabe por onde começar, fique tranquilo, pois isso ocorre com bastante gente. Afinal, há muitas informações desorganizadas atualmente na internet.

No entanto, aqui você terá um passo a passo definitivo de como aprender a tocar guitarra do zero.

Como começar a tocar guitarra?

Primeiramente, é importante deixar claro que pensamos neste guia como um auxílio a quem realmente quer começar a tocar. Dessa forma, tenha em mente que cada etapa é importante, ok?

Por mais que alguns passos pareçam óbvios, muita gente os negligencia e acaba se arrependendo no futuro.   

Então, chega de enrolação e bora para o guia de como tocar guitarra!

1. Decida ser guitarrista!

Na vida, toda decisão antecede uma ação. Por isso, não importa se você quer tocar por entretenimento ou deseja se tornar músico profissional. Decida que quer, sim, ser guitarrista. Decida de verdade!

Isso significa que você se compromete a não desanimar nas primeiras dificuldades, nem dar ouvidos a quem não acredita em você. Além disso, é importante separar tempo e local específicos para praticar, o que pode não ser tão simples na intensa rotina dos dias de hoje.

Uma vez que você possui convicção do seu objetivo, é hora de dar o próximo passo.

2. Adquira a sua guitarra

Aqui, você pode comprar um instrumento usado, adquirir em uma loja ou pegar emprestado com um amigo. Seja como for, ter o equipamento à disposição é essencial para aprender a tocar guitarra.

Pesquise bem antes de tomar qualquer decisão acerca do modelo que for comprar.

Certifique-se de que o instrumento esteja bem regulado, certo? Cordas muito velhas ou altas demais, por exemplo, irão atrapalhar o seu aprendizado. Caso seja necessário, antes de começar a praticar, não deixe de levar a guitarra a um luthier.

Por fim, não se esqueça dos demais itens necessários para tocar guitarra: amplificador, cabo, palhetas e correia.

3. Conheça a anatomia da guitarra

Agora que você já tem um instrumento em mãos, é hora de conhecê-lo a fundo. Aprenda a segurá-lo da maneira correta e também a afinar as cordas – o próprio Cifra Club tem um afinador gratuito muito bacana. 

Além disso, memorize os nomes de cada parte do instrumento, incluindo as cordas e as notas ao longo do braço. Mexa nos botões e ouça a mudança que eles geram. A dica máxima aqui é: desenvolva intimidade com a sua guitarra! Não tenha medo de explorar tudo o que ela tem a oferecer.

4. Forme os acordes básicos

Uma vez que você já sabe os nomes das notas ao longo do braço, chegou a hora de formar os acordes básicos. Olha só: um acorde nada mais é do que a junção de três notas tocadas simultaneamente. Há diversas combinações que irão gerar tipos de acordes diferentes. 

Por exemplo, há os acordes maiores, que têm um som “alegre”, e os acordes menores, que possuem uma sonoridade mais “triste”. Para entender a diferença na formação deles, estude os intervalos musicais.

Não deixe de também aprender a ler cifras, que são as letras que representam os acordes.

5. Estude as principais batidas

Antes de se aventurar no mundo dos solos virtuosos, é muito importante saber executar as principais levadas que se aplicam tanto à guitarra quanto ao violão. Ou seja, fazer batidas constantes, executando abafamentos sempre que necessário.

Definitivamente, saber tocar a base de uma música é dever de qualquer guitarrista. Isso vai desenvolver o swing da sua mão direita (no caso dos destros), melhorar a palhetada e aguçar o seu senso rítmico. Além disso, você treinará a mudança de acordes, técnica essencial para quem quer tocar guitarra.

6. Aprenda uma música

Nem só de exercícios vive um estudante de guitarra! Sim, tocar músicas é fundamental para se sentir estimulado a continuar. Nesse sentido, escolha canções que você curte, isso faz toda a diferença. No entanto, suba um degrau de cada vez, ok?

Em outras palavras, é realmente importante que você comece com músicas fáceis. De pouco em pouco, você irá elevar o nível do seu repertório, aprendendo canções cada vez mais complexas. Em cada uma delas, você enfrentará pequenos desafios que te levarão a um patamar mais alto de técnica e conhecimento.

7. Não menospreze a teoria

Olha só, mesmo que a prática seja mais prazerosa, não deixe de lado a parte teórica. É aqui que muitos iniciantes erram feio, sabia? Se você só focar na prática, mais tarde perceberá que há lacunas em seu conhecimento, o que pode ser constrangedor.

Por exemplo: quando você formar uma banda, haverá situações em que precisará mudar a tonalidade da música ou elaborar um solo em cima da hora. Se você tiver feito o dever de casa, fique tranquilo, porque a teoria salvará a sua pele.

Portanto, nada de preguiça! Estude assuntos como harmonia, melodia, escalas e ritmos sem moderação.

8. Conheça as técnicas de guitarra

Sim, chegou a hora de se aventurar no que a guitarra mais se destaca, os solos! Para isso, você precisará aprender as principais técnicas de guitarra. Confira algumas das mais exigidas:

Recomendamos que você faça um plano de estudos e pratique essas técnicas todos os dias. Dominá-las completamente levará tempo, mas não desanime. Na música, a recompensa é grande para os que persistem até o fim!

9. Aprenda solos fáceis

Ao mesmo tempo em que você estuda as técnicas de guitarra e as principais escalas musicais, aprenda solos para aplicá-las na prática. Aqui, o raciocínio é o mesmo do repertório: inicie com um grau de exigência mais básico e aumente o nível gradualmente. 

10. Comece a improvisar

Por fim, ao passar por todas as etapas até aqui, você já terá um nível de execução significativo na guitarra. Chegou a hora, então, de entrar de cabeça no mundo dos improvisos

Improvisar nada mais é do que criar um solo, por exemplo, na hora, ou seja, sem praticar antes. Para isso, você deve deixar as técnicas, o conhecimento teórico e a emoção do momento fluírem naturalmente pelos seus dedos. Muitos solos épicos da história da música foram improvisados, sabia? 

Para treinar improviso na guitarra, é muito interessante tocar em cima de backing tracks de diversos estilos e tonalidades. Seja ousado e teste várias escalas e técnicas diferentes. Assim, você conseguirá desenvolver uma identidade própria ao solar. 

Dá para aprender a tocar guitarra sozinho?

Se você ainda está em dúvida de como aprender a tocar guitarra ou se é capaz de cumprir o nosso passo a passo sozinho, muita calma. 

Primeiramente, saiba que ter o auxílio de um professor presencialmente é sempre uma ótima opção para quem está iniciando no mundo da música. Dessa forma, você terá o acompanhamento de um profissional capacitado, que estará disponível para tirar todas as suas dúvidas.

No entanto, atualmente é cada vez mais comum e eficaz estudar guitarra de forma online. Logicamente, o aluno não tem o professor fisicamente ao seu lado, mas há muitas outras vantagens. Veja abaixo: 

  • Definir o seu próprio horário;
  • Fazer o curso onde quiser;
  • Assistir às aulas em vídeos de alta resolução;
  • Contar com materiais de apoio;
  • Voltar a um assunto já visto sempre que necessário;
  • Fazer o curso no seu próprio ritmo, sem limite de tempo.

Se você curtiu o que passamos por aqui e quer ter todos esses benefícios das aulas online, recomendamos que você faça parte do Cifra Club Academy! Com a nossa plataforma de cursos, você vai saber como tocar guitarra e diversos outros instrumentos.

Você terá acesso ao método de ensino dos nossos melhores professores, evoluindo de forma gradual, sem lacunas de conhecimento. Quer saber mais? Tudo isso por um valor que não prejudica o seu orçamento. Portanto, não perca essa oportunidade!

Por hoje, é só! Aproveite e compartilhe o link deste artigo com seus colegas que também têm o sonho de tocar guitarra!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK